Junho 2026
Conhece algumas das tendências do mercado com os nossos dados relativos ao mês de maio
Consulta o nosso relatório e conhece o estado do mercado de crédito habitação
Maio de 2026 trouxe uma mudança clara na forma como os portugueses contratam crédito habitação. A EURIBOR a 6 meses consolidou-se como o indexante dominante, a procura por Lisboa disparou para mais de metade das operações, e os dados confirmam que quem tem menos de 35 anos continua a financiar valores mais elevados. São sinais de um mercado ativo, mas também mais concentrado e mais atento ao custo total do crédito.
Taxa variável cresce, mas taxa mista continua dominante no crédito habitação: A taxa mista voltou a ser a escolha esmagadora, com 76,3% das novas contratações. A taxa variável recuperou algum espaço, ao subir para 18,6% (eram 16,8% em abril e 15,3% há um ano).
EURIBOR a 6 meses reforça liderança: A EURIBOR a 6 meses passou a representar 73,7% das novas operações. A EURIBOR a 12 meses, que há
um ano dominava com 73,4%, caiu para 25,4%.
Montante médio desceu 17 mil euros: O montante médio financiado em maio foi de 185.646 euros abaixo dos 203.395 euros de abril, descendo 17 mil euros.
Quem tem menos de 35 anos contrata crédito mais elevado: Quem tem menos de 35 anos financiou, em média, um MTIC de 336.881 euros, bastante acima dos 220.823 euros de quem tem 35 anos ou mais.
:quality(80))
A comparação é essencial para poupar! Com o ComparaJá os portugueses conseguem melhores ofertas de forma rápida, fácil e gratuita, ajustando o crédito ao seu perfil, garantindo que não pagam mais do que precisam. O ComparaJá trata de tudo, desde a primeira simulação à escritura.
Consulta as nossas análises sobre o estado do mercado imobiliário nos últimos meses: