Agosto 2025
Conhece algumas das tendências do mercado com os nossos dados relativos ao mês de julho
Consulta o nosso relatório e conhece o estado do mercado de crédito habitação
Em julho de 2025, o mercado de crédito à habitação em Portugal continuou a registar ajustamentos relevantes, refletindo não só as oscilações das taxas de juro, como também mudanças nas preferências de quem procura financiar casa.
Apesar de alguma estabilidade em certos indicadores, houve variações marcadas na escolha do tipo de taxa, no montante médio financiado e nas regiões com maior procura — sinais de um mercado que, mesmo num contexto de incerteza, se mantém ativo e em transformação.
Taxa mista perde força, mas continua a liderar preferências: O tipo de taxa de juro mais escolhido continua a ser a taxa mista, que representa 68,3% dos contratos.
EURIBOR a 12 meses perde força pela primeira vez desde janeiro: A EURIBOR a 12 meses representou 66,1% e a 6 meses representou 30,6% da taxa contratada nos créditos habitação feitos pelo ComparaJá.
Montante médio do crédito pedido sobe 28 mil euros de julho face a janeiro: No último mês, segundo a procura dos utilizadores, o valor médio subiu para os 194.000 euros.
ITP (Invalidez Total e Permanente) é o seguro mais contratado no último mês: Representou 84,9% dos contratos efetuados.
Lisboa é o distrito com maior procura de crédito habitação: segundo os dados do ComparaJá, Lisboa representou 45,2% da procura total.
A comparação é essencial para poupar! Com o ComparaJá os portugueses conseguem melhores ofertas de forma rápida, fácil e gratuita, ajustando o crédito ao seu perfil, garantindo que não pagam mais do que precisam. O ComparaJá trata de tudo, desde a primeira simulação à escritura.
Consulta as nossas análises sobre o estado do mercado imobiliário nos últimos meses: