Sucesso - terminou sessão

Enviaremos um email com as instruções para poder alterar a sua palavra-passe

 Velocidade Internet: Faça aqui um speed test


Insatisfeito com a sua velocidade de Internet?

Compare todos os pacotes de telecomunicações e escolha o melhor para si.

 



Como medir a velocidade da Internet?


Desde logo, cabe salientar que a velocidade da Internet em casa nunca será constante – haverá sempre oscilações decorrentes de inúmeras variáveis que afetam este desempenho (tais como a sobrecarga do servidor ou o facto de se estar a usar um computador obsoleto).

Em princípio, a velocidade da internet pode ir de 1.0 Mbit/s até 400.0 Mbit/s e existe mais do que um canal disponível para testar. Para se saber a Internet que se tem realmente em casa, deve-se primeiro efetuar um speed test, que serve para medir a velocidade da Internet. Esta será uma forma de provar que o serviço que tem em casa é (ou não) o que consta realmente do seu contrato e, por conseguinte, mostrar à operadora e negociar alterações, se necessário.

Os limites de velocidade da Internet também variam consoante a tecnologia que se está a usar. Normalmente, a ADSL apresenta um máximo de 24 Mbps, ao passo que a fibra pode chegar a 1 Gbps, de acordo com o que é oferecido atualmente pelas operadoras de telecomunicações portuguesas.

Como ter maior velocidade de Internet em casa?


Naturalmente, todas as pessoas desejam ter uma velocidade de Internet superior e nem sempre a que é contratada acaba por ser tão rápida como expectável. Embora as questões financeiras sejam incontornáveis (contratar um pacote com mais capacidade implica geralmente um gasto mais avultado na mensalidade), existem diversas estratégias que podem ser adotadas para se melhorar a conexão.

O que se pode fazer para aperfeiçoar a velocidade sem intervenção da operadora?


É estimado que um utilizador pode perder 65% da sua velocidade contratada devido a variáveis externas, tais como obstáculos no sinal causados por paredes de cimento, aquários, espelhos ou outros, e o próprio sítio onde o router é instalado. Neste sentido, o primeiro passo deverá ser o de colocar o router num local onde tenha menos interferência possível, para que não se perca a intensidade do sinal em algumas divisões.

Convém avaliar também se o serviço que se tem contratado corresponde realmente à utilização que se faz da Internet. Se houver muitos utilizadores conectados em simultâneo, e especialmente se estiverem a fazer uma utilização intensiva (a ver vídeos ou a jogar online, por exemplo), é normal que a Internet possa ficar mais lenta. A velocidade da Internet pode diminuir 80% se houver vários dispositivos ligados em concomitante.

Outro comportamento que também pode ajudar é o de ajustar as antenas do router, especialmente nos que têm duas antenas, devendo colocar-se uma na vertical e outra no sentido horizontal.

Se o consumidor estiver a ser pirateado, é normal que a velocidade da sua conexão seja afetada. Para evitar que isto aconteça, nada como alterar a palavra-passe para uma que, por exemplo, tenha mais de 12 caracteres alternados entre números e letras maiúsculas e minúsculas.

Estas são algumas formas de tentar ter mais velocidade de Internet em casa.

Existem equipamentos que ajudam nesta tarefa?


Os seguintes dispositivos podem acelerar a velocidade de conexão da Internet em casa:
  • Extensores de rede/replicadores de sinal: transmitem o sinal Wi-Fi do router a qualquer dispositivo.
  • Powerlines: dispositivos que permitem utilizar a rede Wi-Fi através da corrente elétrica. Para além do Wi-Fi, são também compatíveis com as tomadas tradicionais e as portas de rede Ethernet.

Como ter maior velocidade de Internet móvel?


Hoje em dia, praticamente todas as pessoas acedem à Internet através do telemóvel. Torna-se muito fácil de utilizar nas deslocações para o trabalho, nos transportes públicos, à hora do almoço, etc. Porém, algumas apps gastam mais dados móveis do que outras e existem maneiras de poupar neste consumo.

Em primeiro lugar, nada como usar o Wi-Fi sempre que possível. Pode ser uma dica um pouco óbvia, mas desligar os dados móveis (algo que pode cair no esquecimento) sempre que existe acesso a uma rede wireless traz poupanças significativas no final do mês.

Da mesma forma, sempre que possível e se este serviço estiver disponível (por enquanto, apenas MEO e a NOS disponibilizam esta opção), pode aceder-se aos hotspots das operadoras.

Aplicações como o Google Maps gastam internet ao ter de se descarregar os mapas. Por isso, caso se consiga fazer com antecedência, o melhor é proceder ao download dos mapas da localidade que se deseja quando se tiver uma ligação Wi-Fi, sendo posteriormente possível consultá-los offline.

Uma outra estratégia que permite poupar muitos dados (e consequentemente ter maior velocidade de Internet móvel) reside em desligar as notificações por push, ou seja, não permitir que determinadas apps estejam constantemente a disparar notificações e a funcionar em segundo plano – algo que normalmente se resolve, de forma fácil, nas definições do telemóvel. Da mesma forma, as atualizações automáticas do sistema do smartphone devem ser programadas para ocorrerem apenas quando existe acesso a uma rede Wi-Fi.

Em aplicações de mensagens instantâneas – tais como o Facebook Messenger ou o WhatsApp – pode estar ativado o download automático das imagens e dos vídeos que forem recebidos. Se se desligar esta predefinição na própria aplicação vão poupar-se alguns dados móveis. Deve-se ainda cancelar a reprodução automática de vídeos no Facebook quando se navega pelo feed de notícias.

Simulador líder em Portugal de produtos de Crédito e Telecomunicações

100% gratuito
Rápido e simples
Imparcial e independente

Utilize os simuladores do ComparaJá.pt para resumir todo o mercado às opções mais adequadas para si. Beneficie do nosso acompanhamento personalizado, sem compromissos, para aderir à melhor oferta de forma informada.

customerpromise.alt

Todos os pacotes TV Net Voz em Portugal

Para além de agregarmos e compararmos todas as ofertas existentes no mercado português, apresentamos também as características e vantagens de cada produto.
Dessa forma, garantimos que os nossos utilizadores conseguem tomar uma decisão informada, beneficiando das melhores condições para o seu perfil e necessidades.
Facilitamos todo o processo de análise e comparação do mercado ao permitir o acesso, de forma intuitiva e em menos de 1 minuto, a todos os custos e condições contratuais de cada produto.