Dependendo do banco em questão, para se obter este
empréstimo bancário pode ser necessário apresentar, à instituição financeira, o orçamento das obras que se pretende levar a cabo.
No entanto, antes de solicitar um crédito para obras, deve aferir se possui elegibilidade para tal. Esta varia consoante o credor, sendo determinante ter idade igual ou superior a 18 anos e sendo também importante ter residência em Portugal.
Há que reunir ainda a documentação essencial a qualquer pedido de empréstimo ao consumo e que normalmente abrange:
- Documento de Identificação: Cartão de Cidadão (CC) ou Bilhete de Identidade (BI). Caso possua outra nacionalidade, deve ter consigo uma autorização de residência e o Cartão de Contribuinte, se não tiver Cartão de Cidadão;
- Comprovativo de morada, que pode ser uma fatura de água, luz, telefone, entre outros;
- Documentos que comprovem rendimentos: se for trabalhador por conta de outrem, deve apresentar recibos de vencimento dos últimos meses; se for sócio-gerente ou trabalhador por conta própria, deve apresentar a última declaração de IRS; e se já for reformado deve enviar o último comprovativo de reforma;
- Comprovativo de IBAN (International Bank Account Number): cópia de talão do multibanco com IBAN ou comprovativo de IBAN conseguido através do site do banco.
Note que os bancos têm acesso a um relatório com o seu histórico de crédito por forma a fazerem a análise de risco necessária para decidirem se avançam com o seu processo. Portanto, para além dos documentos acima referidos, manter um bom historial de crédito e demonstrar capacidade de reembolsar o empréstimo são fatores cruciais para assegurar que o seu pedido é aprovado.