Menu
Ligue
Ligue 211 165 765 Seg - Sex: 10h às 19h

Ajudamos os portugueses a
tomar a decisão certa

Quem somos

O ComparaJá.pt é uma plataforma gratuita e imparcial de comparação de produtos bancários, pacotes de telecomunicações e serviços de energia que oferece aos seus utilizadores a possibilidade de identificar e de aderir à solução mais adequada às suas necessidades, com poupanças significativas de tempo e dinheiro, de forma rápida e simples.

Quem somos

O ComparaJá.pt é uma plataforma gratuita e imparcial de comparação de produtos bancários, pacotes de telecomunicações e serviços de energia que oferece aos seus utilizadores a possibilidade de identificar e de aderir à solução mais adequada às suas necessidades, com poupanças significativas de tempo e dinheiro, de forma rápida e simples.

Certificados pelo Banco de Portugal

O ComparaJá.pt atua como intermediário de crédito junto do Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e intermediação com o número 0000375.
Todos os nossos especialistas são devidamente certificados para o exercício desta atividade, conforme o regime jurídico estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 81-C/2017.

O ComparaJá.pt em destaque nos media
null.landing.mediaReviews.media2.name
“Se tem crédito habitação ou está a pensar pedir um, já pode comparar as várias ofertas dos bancos e escolher a instituição com o crédito mais barato”.
null.landing.mediaReviews.media2.name
“Simulador que lhe permite poupar milhares de euros comparando vários bancos antes de decidir”.
null.landing.mediaReviews.media3.name
“Permite cruzar as condições dos vários bancos, hierarquizando as instituições que oferecem os custos totais mais baixos”.

Prémios e Distinções

Fundado no início de 2015, este projeto nasceu incubado na Startup Lisboa e já captou a atenção de reconhecidos investidores internacionais devido à sua abordagem disruptiva ao setor financeiro, tendo inclusivamente sido incluído nos últimos anos em reputados rankings nacionais e internacionais, como é o top 50 das Fintech mais inovadoras de 2017 no ranking mundial Fintech 100, do top 30 das melhores Fintechs de 2019 da Portugal Fintech ou no top 25 das maiores Scale-Ups nacionais de 2020 da BGI e EIT Digital.

O ComparaJá.pt conta atualmente com mais de 100 colaboradores dedicados às diferentes áreas funcionais da nossa plataforma, desde as equipas de tecnologia e desenvolvimento de produto, passando pelas equipas comerciais e de marketing e, claro, a nossa equipa de Apoio ao Cliente.

José Figueiredo

José Figueiredo

CEO

Juntando-se à equipa do ComparaJá.pt em Outubro de 2016, José Figueiredo tem ajudado o ComparaJá.pt a crescer e a apoiar cada vez mais portugueses nas suas decisões financeiras. Antes de ter integrado a equipa, José Figueiredo passou pelo Boston Consulting Group, foi CEO da Orizon Vision e membro do Conselho de Administração do Grupo Mota. É também Board Member da FinTech and InsurTech Portugal e conta com um MBA pela Harvard Business School. É intermediário de crédito certificado pelo Banco de Portugal.

João Morgado

João Morgado

CMO

Sempre com um olho para o marketing e, sobretudo, para o digital, João Morgado é desde 2018 CMO do ComparaJá.pt, onde procura explicar aos portugueses como fazer melhor uso dos produtos comparados. Anteriormente, exerceu funções com Head of Inbound Marketing e SEO no Compare Europe Group, tendo também passado pela Nova Founders Capital e pela Microsoft. É intermediário de crédito certificado pelo Banco de Portugal.

Lourenço Almeida e Brito

Lourenço Almeida e Brito

COO

Fazendo parte da equipa do ComparaJá.pt desde 2018, Lourenço Almeida e Brito é responsável pela gestão das operações. A sua missão é ajudar os utilizadores a conseguirem as maiores poupanças, no mais curto espaço de tempo. Antes de entrar para o ComparaJá.pt, foi consultor na McKinsey, tendo passado também pelo Kaizen Institute Consulting Group. É ainda co-fundador do projeto de solidariedade Just a Change.

Descubra tudo o que temos para oferecer

Junta-te a nós! Vê as vagas disponíveis

Perguntas frequentes

Quem somos?
O ComparaJá.pt é uma plataforma online sem custos e imparcial de comparação e análise de produtos de crédito, depósitos a prazo, serviços de telecomunicações e de energia que oferece aos utilizadores a possibilidade de identificar e de adquirir a solução mais adequada às suas necessidades, com poupanças significativas de tempo e dinheiro, de forma rápida e simples.

Nos comparadores do ComparaJá.pt as famílias portuguesas podem simular todas as ofertas de crédito à habitação, crédito pessoal, cartões de crédito e depósitos a prazo, bem como de pacotes de telecomunicações e serviços de eletricidade e gás natural, existentes no mercado e aderir, diretamente ou com o acompanhamento personalizado da equipa de Apoio ao Cliente, à oferta mais vantajosa.

Fundado no início de 2015, este projeto nasceu incubado na Startup Lisboa e já captou a atenção de reconhecidos investidores internacionais devido à sua abordagem disruptiva ao setor financeiro, tendo inclusivamente sido incluído nos últimos anos em reputados rankings nacionais e internacionais, como é o top 50 das Fintech mais inovadoras de 2017 no ranking mundial Fintech 100, do top 30 das melhores Fintechs de 2019 da Portugal Fintech ou no top 25 das maiores Scale-Ups nacionais de 2020 da BGI e EIT Digital.

O ComparaJá.pt surgiu da necessidade de facilitar a vida, a qualquer consumidor, na busca pelas melhores soluções financeiras para o seu perfil. Nos dias de hoje, com a facilitação no acesso à informação proporcionada pela Internet, é contraproducente ir diretamente aos balcões de todos os bancos – com todos os gastos de tempo e de dinheiro que tal implica – para se conseguir aceder às condições de cada um para a concessão de um empréstimo ou de um cartão, e o mesmo é válido para as operadoras de telecomunicações ou para os comercializadores de energia.

Neste sentido, antes de tomar uma decisão, qualquer consumidor poderá aceder ao ComparaJá.pt e, sem custos para si, simular todas as ofertas existentes no mercado consoante o seu perfil e ficar a saber quais as condições praticadas pelas diferentes entidades para os dados que indicou.

Poderá, assim, ter acesso simplificado a toda a informação necessária para fazer uma escolha consciente e ponderada.
Como marcamos a diferença no mercado?
Sem qualquer custo ou compromisso, o ComparaJá.pt recolhe as melhores propostas de entre as várias instituições bancárias, operadoras de telecomunicações e comercializadoras de energia, poupando tempo e dinheiro aos seus utilizadores que, desta forma, não precisarão de andar de balcão em balcão e que beneficiam do acesso a ofertas exclusivas. Estes são os nossos princípios.

Com o apoio da equipa do ComparaJá.pt o processo de aprovação do crédito ou de instalação do serviço de telecomunicações torna-se muito menos burocrático e mais transparente, garantindo ao utilizador uma escolha mais informada.

Complementarmente, e com o intuito de ajudar os consumidores portugueses a tomarem decisões informadas acerca dos diferentes aspetos da sua vida financeira, desde a aplicação de poupanças ou recurso ao crédito à gestão dos rendimentos mensais, a equipa do ComparaJá.pt desenvolve diariamente conteúdos informativos com livre acesso através do seu blog.

Quanto custa utilizar o ComparaJá.pt?
Todos os serviços de comparação que o ComparaJá.pt disponibiliza na sua plataforma são inteiramente gratuitos e estão acessíveis 24 horas por dia, durante todo o ano.

Também o acompanhamento personalizado prestado pela equipa de apoio ao cliente do ComparaJá.pt não tem qualquer custo para o utilizador.

Não existe, portanto, qualquer comissão ou encargo adicional para os utilizadores que aderem através do ComparaJá.pt. Pelo contrário, pela utilização dos nossos serviços os consumidores poderão inclusivamente aceder a ofertas exclusivas com mais benefícios para si.
Como geramos receitas?
À semelhança do que acontece com os comparadores de hotéis ou de voos, tais como o Booking.com ou a eDreams, o financiamento do ComparaJá.pt surge da parte dos seus parceiros - neste caso, desde bancos a operadoras de telecomunicações -, que atribuem um prémio de cada vez que um utilizador seleciona a sua oferta através dos nossos serviços de comparação.

Não somos um provedor de produtos financeiros, mas antes um facilitador. Isto é, ajudamos as pessoas livremente a comparar qual o melhor produto para a sua situação específica, estabelecendo posteriormente a ligação com a instituição previamente escolhida pelo utilizador.

Assim, a geração de receitas por parte da nossa plataforma poderá basear-se nos seguintes modelos:

  • Remuneração por cada clique gerado com vista à subscrição de um determinado produto livremente selecionado pelos utilizadores que seja oferecido por um parceiro comercial do ComparaJá.pt, o qual poderá surgir enquanto “Patrocinado” no início da tabela de resultados;
  • Remuneração por cada lead gerada com vista à subscrição de um determinado produto livremente selecionado pelos utilizadores que seja oferecido por um parceiro comercial do ComparaJá.pt, o qual poderá surgir enquanto “Patrocinado” no início da tabela de resultados;
  • Comissão por cada produto livremente selecionado pelo utilizador que seja oferecido por um parceiro comercial do ComparaJá.pt, o qual poderá ser, ou não, diretamente subscrito pelos utilizadores através do ComparaJá.pt, nomeadamente com o acompanhamento especializado da equipa de apoio ao cliente da nossa plataforma.
Quem queremos ser e onde queremos estar?
A nossa missão centra-se em ajudar os consumidores portugueses a tomarem decisões informadas e conscientes nos diferentes âmbitos das Finanças Pessoais através da facilitação do acesso a informação imparcial e rigorosa acerca dos diferentes produtos e serviços existentes no mercado, bem como à sua comparação sem custos.

A nossa visão consiste em ser a plataforma de Finanças Pessoais de referência, tanto para os consumidores como para os parceiros de negócio, órgãos de comunicação social e outros stakeholders, que ajuda os portugueses a identificar e a adquirir a solução mais adequada às suas necessidades, com poupanças significativas de tempo e de dinheiro, de forma simples e informada.
Quem são os nossos investidores?
A transparência, a imparcialidade e a independência são os três princípios orientadores do ComparaJá.pt, pelo que no nosso Código de Conduta temos instituído que nenhuma entidade diretamente relacionada com o nosso negócio – desde a banca às seguradoras, passando por operadoras de telecomunicações ou comercializadores de energia - poderá ser investidor ou acionista da empresa.

De referir, nesse sentido, que em 2016 o ComparaJá.pt completou com sucesso, através do CompareEuropeGroup, holding que agrega as diferentes declinações europeias de marca - ComparaJá.pt (Portugal), Samlino.dk (Dinamarca), TopCompare.be (Bélgica) e VertaaEnsin.fi (Finlândia) –, a sua primeira ronda de financiamento junto fundos de investimento como o ACE & Company, a Nova Founders Capital, a SBI Holdings ou o Pacific Century Group, para além de reconhecidos investidores, como Mark Pincus, fundador da Zynga ou Peter Thiel, fundador do Paypal.
Os nossos comparadores incluem todos os produtos do mercado?
As ferramentas de comparação do ComparaJá.pt disponibilizam informação completa acerca dos diferentes produtos existentes no mercado português.

Sendo um portal totalmente imparcial,o ComparaJá.pt apresenta dados relativos às ofertas de todas as instituições presentes em Portugal, estando garantida total transparência.

Uma vez que para a adesão aos vários produtos é exigida, por parte das instituições bancárias, operadoras de telecomunicações e comercializadoras de energia, a recolha e análise de determinadas informações pessoais, quando tal não é possível de uma forma totalmente online, o ComparaJá.pt dispõe de uma equipa de apoio ao cliente que trata de todo o processo de agregação dos dados do consumidor, prestando este acompanhamento personalizado sempre sem qualquer custo ou compromisso para o utilizador.

Desta forma, para além de tornar o processo de comparação de todo o mercado em algo rápido e simples, o ComparaJá.pt também facilita a adesão aos produtos selecionados pelos seus utilizadores, garantindo maior celeridade e uma escolha informada.
Porque são solicitados dados pessoais e/ou contactos?
Para concretizar este tema, importa referir que o ComparaJá.pt conta com parcerias estabelecidas com as diferentes instituições bancárias, bem como as operadoras de telecomunicações e comercializadoras de energia presentes no mercado português, as quais se regem por rigorosos códigos legais e éticos.

Desta forma, o utilizador desfruta da garantia de beneficiar de um processo transparente e oficialmente validado pelas diferentes entidades, não incorrendo no risco de burla por via de entidades terceiras à instituição com a qual pretende estabelecer um contrato.

É precisamente por haver esta conformidade com as instituições financeiras, comercializadores de energia e as operadoras de telecomunicações que os dados solicitados são similares aos exigidos pelos bancos na hora de solicitar, por exemplo, um crédito habitação, ou pelas operadoras de telecomunicações para contratualizar um pacote de telecomunicações.

De reforçar que, sem a informação solicitada, as instituições financeiras não poderão apurar o nível de risco do potencial novo cliente e, consequentemente, aprovar o seu processo.

Esta é uma realidade comprovada pelo próprio Banco de Portugal que, no seu folheto de Direitos & Deveres no “Crédito aos Consumidores”, refere que os consumidores têm o dever de prestar “informações verdadeiras e completas à instituição de crédito (…) para que esta possa, designadamente, avaliar a sua capacidade de pagar o crédito”.
Como asseguram a fiabilidade da vossa plataforma e a legitimidade dos produtos comparados?
Todos os produtos de crédito disponibilizados para comparação e adesão através do ComparaJá.pt são supervisionados pelo Banco de Portugal (BdP), sendo apenas apresentados os produtos de instituições de crédito que cumpram os regulamentos definidos pelo BdP. Poderá confirmar a lista completa de instituições autorizadas em: https://www.bportugal.pt/entidades-autorizadas/.

Também todos os serviços de telecomunicações disponibilizados para comparação e adesão através do ComparaJá.pt são supervisionados pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). A listagem das entidades autorizadas pode ser confirmada em https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=1738.

O mesmo princípio se aplica à comparação das ofertas de eletricidade e gás natural, a qual tem por base apenas os comercializadores credenciados pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. O conjunto das entidades supervisionadas pode ser consultada em: https://www.erse.pt/eletricidade/funcionamento/comercializacao/.

Por outro lado, a documentação partilhada com o ComparaJá.pt é única e exclusivamente analisada pela nossa equipa especializada no Apoio ao Cliente e pelas instituições bancárias, comercializadores de energia ou operadoras de telecomunicações, estando assim garantida total confidencialidade conforme os regulamentos da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

O ComparaJá.pt dispõe de um conjunto de práticas internas com vista a assegurar o cumprimento integral do Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, de forma garantir um tratamento seguro dos dados pessoais dos utilizadores, salvaguardando a sua privacidade.

De salientar ainda que o domínio do ComparaJá.pt utiliza o protocolo de segurança digital HTTPS, o qual permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada, assegurando assim a transferência de dados com total segurança.

Revisto por José Figueiredo

CEO, Board Member e intermediário de crédito certificado pelo Banco de Portugal

Está a par das últimas novidades