Quando faz uma compra com cartão de crédito no estrangeiro, existem taxas de câmbio que deve ter em conta, que são baseadas nos cartões que utiliza. As diferenças são mínimas, mas podem significar bastante ao longo do tempo. E, para além do dinheiro, tem de considerar outros fatores, como conveniência.
As taxas das operadoras são fixadas consoante o que for estipulado pelas instituições financeiras emissoras. Por exemplo, tanto a Visa, como a American Express cobram uma taxa de 1% e 1,5% quando converte a moeda e faz compras no estrangeiro, respetivamente. No entanto, todos apresentam isenção para compras efetuadas em Portugal. As restantes comissões, de câmbio, do emissor do cartão e por levantamento e compras no estrangeiro mudam consoante o banco. Estas últimas, as taxas por pagar no estrangeiro, variam, regra geral, entre a isenção e os 4%. Isso significa que, quando viaja com cartão, podem existir mais probabilidades de ter taxas mais competitivas com Visa ou
Mastercard.
Quanto à versatilidade, os cartões Visa são aceites em mais de 200 países, enquanto os Amex rondam os 140. O MasterCard é um pouco mais sigiloso no que toca nos países onde opera, mas julga-se que está espalhado por mais de 210 países, constituindo a opção mais versátil entre os três.
Mas, para categorias elevadas, opte por Amex.