211 165 765 (custo de chamada para a rede fixa nacional)
Seg - Sex: 10h às 19h
call-modal.title
211 165 765
Seg - Sex: 10h às 19h
Custo de chamada para a rede fixa nacional
Ligar

Simulador Crédito Pessoal

Encontre um crédito à sua medida. TAEG a partir de 5.99%

checkmark
Garanta a melhor oferta do mercado de forma 100% gratuita
checkmark
Mais de 600.000 portugueses já compararam connosco

Simulador Crédito Pessoal

Compare todo o mercado e adira de forma 100% gratuita

1000€ 80000€

Este campo é de preenchimento obrigatório

Valor tem de ser superior a 0

12 meses 84 meses

Este campo é de preenchimento obrigatório

Valor tem de ser superior a 0

Finalidades de Crédito Pessoal

ComparaJá.pt na comunicação social

Simule, adira e poupe. É simples e gratuito!

Leia os últimos artigos do blog

Mantenha-se a par das mais recentes novidades do mundo financeiro e das melhores dicas de poupança.

Crédito Pessoal

O que é um crédito pessoal com prestação mensal?
É um tipo de empréstimo que lhe permite solicitar uma quantia específica de dinheiro e pagá-la de volta através de prestações fixas durante um determinado prazo.

Finalidade

O crédito pessoal é um tipo de financiamento que pode ser solicitado para diversas finalidades, tais como: financiar os estudos ou uma formação executiva; consolidar diversos créditos num só; para mobilar a casa, fazer obras ou até adquirir novos eletrodomésticos; comprar carro ou mota; investir em energias renováveis (instalação de painéis solares na habitação ou afins); pagar cirurgias e/ou outras emergências médicas; fazer umas férias de sonho; financiar pequenos negócios; existindo ainda a possibilidade de requisitar crédito rápido ou microcrédito para valores mais reduzidos. Também é possível solicitar um crédito pessoal sem indicar a finalidade específica do mesmo.

Montante máximo e prazo

Os montantes máximos de empréstimo pessoal variam de instituição para instituição, sendo que os bancos normalmente financiam até 75 mil euros, ao passo que as instituições financeiras de crédito podem permitir até um máximo de 50 mil euros.

Já no que diz respeito ao prazo, normalmente o período máximo de reembolso ascende aos 7 anos, ou seja, um crédito de 84 meses. Pode utilizar o simulador de crédito pessoal do ComparaJá para comparar diferentes valores.

Modalidade de reembolso

O crédito pessoal funciona em prestações mensais constantes, o que significa que, a partir do momento em que é solicitado, o consumidor vai liquidando um valor fixo todos os meses durante o prazo que escolheu contratar. Não é necessária a apresentação de garantias (tais como a casa ou um fiador, como acontece num crédito habitação).
Quais os requisitos para solicitar um crédito pessoal?
Os requisitos para requerer um empréstimo pessoal com prestação mensal podem variar consoante o banco ou instituição de crédito, mas geralmente as condições mínimas são: ter, pelo menos, 18 anos de idade e ser residente em Portugal. Porém, note-se que algumas entidades bancárias podem requerer ainda recibos de vencimento ou comprovativos de morada. Há que salientar ainda que o historial de crédito (que consta do Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal) também será analisado pela instituição financeira.
Que documentos irá precisar para o empréstimo ser aprovado?
Como já existem algumas instituições que permitem pedir um empréstimo online, podendo o cliente inclusive enviar toda a documentação digitalmente, aconselhamos a reunir toda esta informação antes de solicitar crédito pessoal. Nesse sentido, embora possa variar de banco para banco, estes são os documentos que, por norma, serão pedidos para aprovação do financiamento:

  • Documentos de identificação:Um dos documentos para pedir crédito pessoal é o documento de identificação. Este poderá ser o Cartão de Cidadão ou o Bilhete de Identidade. No caso de possuir apenas este último, o consumidor deverá ainda fazer-se acompanhar do Cartão de Contribuinte.


  • Comprovativo de residência: O comprovativo de morada pretende garantir que o local de residência que o cliente indica no pedido está correto. Para tal, deverá entregar um dos seguintes documentos: último recibo do pagamento da conta da água, eletricidade, gás, telecomunicações ou de algum seguro que detenha (por exemplo, seguro de vida ou multirriscos-habitação).


  • Registos bancários:Para além de ser importante verificar a identidade do cliente, também é importante para a instituição financeira garantir que a conta bancária para a qual será transferida o montante solicitado é a do cliente que será titular do crédito pessoal.


  • Declaração da entidade patronal:Outra informação que o cliente deve entregar à instituição financeira é uma declaração da entidade patronal. Este documento apenas é requerido aos trabalhadores por conta de outrem.


  • Comprovativo de rendimentos:Já os documentos para pedir crédito que comprovam os rendimentos do consumidor irão permitir à instituição financeira aferir se a taxa de esforço do cliente não será superior ao recomendado.
Como garantir que escolhe o crédito pessoal mais acessível do mercado?
Para obter um crédito pessoal mais barato deverá ter em consideração diversos aspetos enquanto compara as várias soluções disponibilizadas pelas instituições financeiras. Em primeiro lugar, é preciso olhar para a TAEG (Taxa Anual Efetiva Global) e utilizá-la para comparar as várias ofertas. A TAEG representa o custo total do crédito pessoal, pois engloba não só os juros a pagar, como as despesas de processo, comissões e ainda o valor dos seguros associados ao empréstimo pessoal.

Para além da TAEG, o cliente deverá ainda olhar para o Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC), que lhe diz exatamente quanto irá pagar pelo financiamento que pretende obter. A prestação mensal também o ajuda a perceber qual o crédito pessoal mais barato. Faça uma simulação de crédito no ComparaJá.pt e perceba quanto pode ficar a pagar por mês.
Simulador crédito pessoal: como pedir crédito?
Através da plataforma do ComparaJá.pt pode, de forma rápida e simples, simular empréstimo e solicitar um financiamento na instituição que deseja, através da comparação de todas as soluções disponíveis no mercado. Ao utilizar o nosso simulador de crédito pessoal, apenas necessita de selecionar qual o montante e o prazo de financiamento pretendidos, bem como a finalidade para a qual requer o valor solicitado. Irá encontrar uma diversificada oferta, consoante o seu perfil, e não terá necessidade de se deslocar a um balcão da entidade bancária.

Após escolher a instituição financeira, deverá enviar toda a documentação necessária para que o seu processo seja analisado da melhor forma: documentação relativa à sua capacidade financeira e às suas responsabilidades de crédito. O banco procede, de seguida, à análise do risco e será determinado se o seu processo é, ou não, aprovado. Em caso de aprovação, a entidade bancária deverá disponibilizar uma proposta com todas as condições financeiras do empréstimo pessoal.

Por fim, e caso ambas as partes cheguem a acordo relativamente às condições financeiras, o crédito pessoal é aprovado e poderá desfrutar do montante que solicitou. Mas, primeiro, faça sempre a simulação de crédito para perceber qual é a oferta que existe no mercado.
Qual a vantagem da simulação de crédito pessoal?
Ao fazer uma simulação de empréstimo pessoal online poderá ter uma ideia das instituições financeiras que comercializam este produto em Portugal e, sobretudo, as TAEG que podem praticar para o seu caso em particular. Fazer uma simulação de empréstimo poderá ajudá-lo a encontrar o crédito pessoal mais barato do mercado para o seu caso em particular. Contudo, a ajuda prestada pelo ComparaJá.pt vai além do seu simulador de empréstimo pessoal. Também temos uma equipa especializada que o ajudará na escolha do melhor crédito pessoal para si, de forma totalmente gratuita.


Fontes e Documentos:

Conteúdo Revisto por André Pedro

Managing Director do ComparaJá.pt

Especialista em Crédito Habitação e Crédito Pessoal certificado pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias e intermediário de crédito credenciado pelo Banco de Portugal

Autorizados pelo Banco de Portugal

Logo Banco Portugal
O ComparaJá atua como Intermediário de Crédito ao Consumo e como Intermediário de Crédito Habitação junto do Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e intermediação de crédito com o número 0000375 e com os números de contratos de seguros de RC65410563 e RC65410571, celebrados com a Fidelidade – Companhia de Seguros S.A. 18-06-2023 e válidos até 17-06-2024. Para consultar o registo da ComparaJá como intermediário de crédito junto do Banco de Portugal deverá aceder à seguinte hiperligação: www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/comparaja-unipessoal-lda.

O que os nossos utilizadores dizem sobre nós