Compara todo o mercado em 2 minutos
Comparamos todo o mercado e garantimos a melhor proposta
Poupa, em média, 60,69€ na tua prestação de crédito
Já ajudamos mais de 75.000 famílias a financiar os seus projetos
Nós ajudamos-te durante todo o processo até à aprovação
Os requisitos para requerer um empréstimo pessoal com prestação mensal podem variar consoante o banco ou instituição de crédito, mas geralmente as condições mínimas são: ter, pelo menos, 18 anos de idade e ser residente em Portugal.
Porém, nota que algumas entidades bancárias podem requerer ainda recibos de vencimento ou comprovativos de morada. Há que salientar ainda que o historial de crédito (que consta do Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal) também será analisado pela instituição financeira.
Como já existem algumas instituições que permitem pedir um empréstimo online, podendo o cliente inclusive enviar toda a documentação digitalmente, aconselhamos a reunir toda esta informação antes de solicitar crédito pessoal. Nesse sentido, embora possa variar de banco para banco, estes são os documentos que, por norma, serão pedidos para aprovação do financiamento.
Para obteres um crédito pessoal mais barato deverás ter em consideração diversos aspetos enquanto comparas as várias soluções disponibilizadas pelas instituições financeiras. Em primeiro lugar, é preciso olhar para a TAEG (Taxa Anual Efetiva Global) e utilizá-la para comparar as várias ofertas. A TAEG representa o custo total do crédito pessoal, pois engloba não só os juros a pagar, como as despesas de processo, comissões e ainda o valor dos seguros associados ao empréstimo pessoal.
Para além da TAEG, o cliente deverá ainda olhar para o Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC), que lhe diz exatamente quanto irá pagar pelo financiamento que pretende obter. A prestação mensal também o ajuda a perceber qual o crédito pessoal mais barato.
Faz uma simulação de crédito no ComparaJá e percebe quanto podes ficar a pagar por mês. O nosso apoio é 100% gratuito e acompanhamos-te até teres o dinheiro na tua conta.
Decreto-Lei n.º 133/2009 – Decreto que transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2008/48/CE do Parlamento e do Conselho, de 23 de Abril, relativa a contratos de crédito aos consumidores.
Decreto-Lei n.º 359/91 – Estabelece normas relativas ao crédito ao consumo. Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 87/102/CEE, de 22 de Dezembro de 1986, e a Directiva n.º 90/88/CEE, de 22 de Fevereiro de 1990.
Portal do Cliente Bancário – Definição de crédito pessoal e suas características.
Banco de Portugal – Aplicação de medidas macroprudenciais aos novos créditos à habitação e ao consumo.