Nem sempre os gostos de decoração da casa são compatíveis com a carteira, o que pode fazer com que fique desanimado e acabe por desistir dos seus planos de decoração. Contudo, com alguma imaginação e criatividade, é possível decorar a casa de forma bastante económica.
Reunimos 8 dicas para poupar na decoração da casa, e desfrutar ao máximo do seu lar sem gastar muito.
A importância da decoração da casa para a qualidade de vida
A decoração da casa é muito mais do que criar um ambiente bonito: proporciona harmonia e uma sensação de bem-estar. A correta combinação de elementos é a chave para gerar sentimentos positivos – com influência na saúde mental.
Na verdade, é através da decoração que uma casa se torna num lar, e que o espaço é personalizado de acordo com os interesses e a identidade dos ocupantes. É por isso que a decoração é um caminho para obter mais qualidade de vida. Um bom planeamento é o segredo para tornar a sua casa num espaço repleto de conforto, visual e mental.
Como poupar na decoração da casa?
Sem um bom planeamento, pode acabar por gastar mais do que tinha previsto. Contudo, com uma boa preparação e organização, é possível obter uma decoração de sonho sem gastar muito. Tome nota de 8 dicas que podem fazer a diferença no orçamento familiar na hora de mudar a decoração da casa:
1. Reutilize móveis
Considere reutilizar móveis antigos que ainda estejam em bom estado. Em caso afirmativo, poderá reutilizar esses móveis e pintá-los com outra cor. Também poderá perguntar a amigos ou vizinhos se têm mobília antiga que não utilizam. Por vezes, cómodas que já não servem podem ganhar uma segunda vida apenas com uma nova pintura.
2. Espere pelos saldos
Se precisar de adquirir móveis novos, espere pela época de saldos para beneficiar de descontos na decoração da casa. Também poderá fazer pesquisas online para comparar preços de vários acessórios decorativos para a casa.
Algumas lojas até oferecem cartões com várias vantagens, como, por exemplo, descontos adicionais em marcas parceiras, como em hipermercados, postos de abastecimento ou restaurantes. A palavra de ordem é pesquisar para encontrar a opção mais vantajosa para si, sem comprometer o estilo e o conforto.
3. Passe por lojas de segunda mão
Comprar objetos de decoração para a casa em segunda mão é outra forma simples de poupar. Atualmente, é possível encontrar artigos como novos a preços mais reduzidos – quer em lojas físicas, quer em lojas online.
Nem todas as peças estarão em boas condições ou a um preço convidativo, mas, com pesquisa, poderá encontrar várias alternativas do seu agrado, ao preço que deseja.
4. Mude alguns objetos de lugar
Por vezes, o simples facto de mudar os objetos de lugar é o suficiente para dar um aspeto completamente novo à casa. Assim, porque não repensar a disposição dos móveis?
Além disso, trocar as almofadas ou tapetes, que normalmente são itens mais económicos, representa uma mudança significativa no ambiente da casa. Muitas vezes são as pequenas coisas que fazem grandes diferenças.
5. Decore a pensar no futuro
Algumas decorações podem ser especialmente dispendiosas, como, por exemplo, papéis de parede ou cores fortes que estejam em voga no momento. Esta poderá não ser a melhor opção para poupar, porque implica duplicação de gastos quando for preciso mudar a decoração.
Assim, prefira pintar as paredes com cores neutras, para não colidir com uma decoração diferente que venha a fazer. De preferência, use tinta lavável para durar mais tempo e não ter que repintar num futuro próximo.
6. Faça a sua própria decoração
Existem elementos de decoração que qualquer pessoa pode fazer. Assim, em vez de comprar toda a decoração como nova, considere fazer em casa alguns itens. Poderá encontrar na Internet vários tutoriais que, apesar de serem simples e práticos, originam resultados surpreendentes.
Além disso, alternativas tão simples como imprimir e emoldurar um desenho, ou utilizar plantas de forma harmoniosa podem ajudar a criar um ambiente apelativo e confortável.
7. Usufrua do sistema “Buy Now Pay Later”
Atualmente, algumas lojas online disponibilizam compras a prestações, sem juros, com o sistema de pagamento “Buy Now Pay Later” (BNPL). Esta é uma forma de financiar algumas compras para a decoração da casa, qualquer que seja o produto e qualquer que seja o preço, sem afetar em demasia o orçamento familiar e sem ter de recorrer ao crédito.
8. Considere subscrever um crédito
Poderá ser vantajoso contratar um crédito para fazer face às despesas associadas à decoração da casa. Neste caso, verifique em primeiro lugar as condições do seu banco; normalmente, os bancos oferecem condições especiais a quem já é cliente. Depois, confirme se o seu banco disponibiliza créditos com a finalidade específica de decoração.
Em regra, créditos específicos reúnem mais vantagens do que os créditos pessoais, como juros mais baixos ou seguros adaptados. Qualquer que seja o caso, o importante é procurar a melhor oferta do mercado, recorrendo a simuladores online que comparem as várias ofertas em vigor.