Quais os melhores tarifários para jovens?

|Posted by | Telecomunicações, Todos os Artigos
Tags: , , , , , ,

tarifários para jovens

De acordo com o estudo Lazer, Emprego, Mobilidade e Política, de 2015, 91,9% dos jovens portugueses entre os 15 e os 24 anos de idade acedem diariamente à internet para usar redes sociais. Assinalando-se o Dia Mundial da Juventude a 12 de agosto e aproximando-se a rentrée escolar, e ainda porque não são apenas os adultos que devem pensar em poupar, analisámos a oferta do mercado dos tarifários para jovens. Será que possuem mais vantagens face aos outros tarifários? E qual a operadora mais competitiva neste segmento? Descubra connosco.

Tarifários para jovens: em que consistem?

Também designados por “tarifários sub-25”, trata-se de pacotes para telemóvel especificamente destinados a jovens até aos 25 anos (inclusive), sejam ou não estudantes, e que atendem, de uma forma geral, às maiores necessidades desta faixa etária: comunicações para todas as redes e um generoso volume de dados móveis para serem utilizados nas diferentes apps e redes sociais.

Desta forma, são tarifários que tipicamente conferem mais importância à Internet móvel e menos às chamadas, o que vai ao encontro da realidade dos dias de hoje: menos conversa e mais escrita.

O regresso à escola ou à Universidade – para uns é um mundo novo, para outros uma transição – traz consigo novas amizades (muitas vezes vindas de todos os cantos do país) e, por conseguinte, novos contactos na agenda do telemóvel e novos amigos no Facebook. Na mesma proporção, o saldo do telemóvel vai ficando cada vez menor. E é nisto que é preciso saber poupar.

Tomemos como exemplo o caso da Mafalda, uma jovem de 17 anos que vai entrar na faculdade ainda neste ano, que é uma amante das redes sociais e que adora ouvir música em streaming.

O que oferece o mercado?

Um perfil jovem, fã de teclar e das redes sociais exige a priori uma utilização intensiva de Internet, pelo que a melhor opção para a Mafalda passará pelos tarifários para jovens sub-25.

Como tal, percorreu-se a oferta do mercado em busca dos tarifários para jovens que disponibilizam mais Internet – portanto, os produtos mais completos de cada uma das operadoras (NOS, MEO e Vodafone). Os resultados podem ser visualizados na tabela abaixo:

Tarifários para jovens (sub-25) e estudantes
Tarifário Chamadas SMS MMS Videochamadas (custo por minuto) Internet móvel Dados adicionais para apps Mensalidade
Rede Outras redes Rede Outras redes Rede Outras redes Rede Outras redes
NOS WTF F Até 5.000 minutos (Minutos, MMS ou Videochamadas Ilimitado Até 5.000 MMS (MMS, Minutos ou Videochamadas) 5 GB Tráfego gratuito: Facebook, Instagram, Snapchat, WhatsApp, Viber, Facebook Messenger, Skype, Blackberry Messenger, iMessage e Facetime
5 GB: Youtube e Spotify
16,80€
MOCHE Legend 5 GB 5.000 minutos 1500 SMS por dia 250 SMS por dia 0,65€ 0,92€ 5 GB 15 GB: Twitter, Pokémon GO, Facebook, Instagram, Facebook Messenger, Snapchat, WhatsApp, Skype, Viber, Facetime, iMessage, MEO Music, MEO
Cloud
5 GB: Youtube e Twitch
17,10€(1)
YORN YornX 5 GB Até 10.000 (Minutos, MMS ou SMS) Até 5.000 (Minutos ou SMS) Até 10.000 (Minutos, MMS ou SMS) Até 5.000 (Minutos ou SMS) Até 10.000 (Minutos, MMS ou SMS) 0,38€ 0,22€ 0,36€ 5 GB 10 GB: Pokémon GO, Facebook, Instagram, Snapchat, Facebook Messenger, Whatsapp, Skype, iMessage, FaceTime, Viber, Spotify, Vodafone Call
+, Message, Spotify premium
5 GB: Youtube e Twitch
17,10€
  • (1) Cálculo da mensalidade (30 dias) com base no valor semanal de 3,99€.

É possível observar que a NOS é a que possui a mensalidade mais acessível (16,80€) através do tarifário WTF F, que inclui 5 mil minutos de chamadas, MMS ou videochamadas, sendo que possui também SMS ilimitadas.

Já o tarifário Moche Legend 5 GB (no âmbito da oferta jovem da MEO), também com 5 mil minutos de chamadas, possui um custo de 0,65€ nas MMS e de 0,92€ nas videochamadas.

No caso do YornX 5 GB, pertencente à Vodafone, este é o que detém o maior número de minutos, SMS ou MMS: são 10 mil dentro da rede e 5 mil para outras redes.

A capacidade de Internet móvel, por sua vez, é comum a todos os tarifários com 5 GB por mês. Além disso, ainda é possível averiguar, através da observação da tabela, que todas as operadoras apostaram na oferta de dados móveis extra destinados à utilização de diversas apps: do Facebook ao Instagram, passando pelo Snapchat, WhatsApp, Viber, Facebook Messenger, Skype, Blackberry Messenger, iMessage e Facetime, Spotify, YouTube, entre outras.

No tarifário WTF F o tráfego é mesmo gratuito para um conjunto de dez apps.

A disponibilização destes serviços adicionais vem provar que existe uma clara aposta por parte das operadoras de telecomunicações na retenção do público jovem, o que faz com que a oferta do mercado especificamente direcionada para este segmento (que vai dos 15 aos 25 anos) seja bastante completa e competitiva.

Quais as grandes vantagens?

Analisando à lupa os tarifários para jovens existentes no mercado português é possível concluir que uma das vantagens imediatamente visíveis é o facto de oferecerem dados móveis extra para certas e determinadas apps de redes sociais que supostamente têm maior utilização por parte dos jovens.

O facto de haver tráfego ilimitado para diversas redes sociais constitui-se como um fator que diferencia os tarifários para jovens do resto da oferta do mercado.

E depois há que salientar obviamente a questão do preço: os tarifários para jovens, atendendo às condições que possuem, podem ser considerados muito acessíveis.

O importante é identificar as maiores necessidades

Para a generalidade dos consumidores, escolher um tarifário pode não ser uma tarefa fácil – a oferta do mercado é vasta, tanto no caso dos pré-pagos como dos pós-pagos. Porém, mesmo com todos os fatores que podem pesar na decisão, o que é preciso, em primeiro lugar, é identificar as principais necessidades. Mais minutos? Mais SMS? Mais dados móveis? O que é que é relevante para cada utilizador? De seguida, o essencial é comparar. Existem tarifários para todos os gostos e feitios.

Nair Dos Santos

Sobre Nair Dos Santos

Especializada em Economia Internacional, a Nair iniciou o seu percurso profissional em Marketing Institucional. Alia a sua criatividade ao universo financeiro com o objetivo de ajudar os portugueses a melhorar a sua literacia financeira e contribuir para o desenvolvimento de uma economia sustentável.

Comentários