Banco CTT
Banco CTT

Compara todas as opções do Banco CTT com as soluções dos outros bancos do mercado

Porquê escolher o ComparaJá?
27 Milhões €
Poupança total
281.000+
Famílias ajudadas
233,94€
Poupança média mensal

Sobre o Banco CTT

As origens dos CTT remontam ao ano de 1520, quando o Rei D. Manuel I de Portugal criou o primeiro serviço de correio público de Portugal e o cargo de Correio-Mor do Reino, cargo extinto pela Rainha D. Maria I de Portugal em 1798. Os CTT modernos têm origem na fusão das Direções-Gerais dos Correios e dos Telégrafos num único departamento, denominado Direcção-Geral dos Correios, Telégrafos e Faróis. Em 1911, a instituição passa a ser dotada de autonomia administrativa e financeira, passando a denominar-se Administração-Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones, adotando a sigla CTT, que mantém até aos dias de hoje.

Em 1969, os CTT são transformados em empresa pública, com a denominação de CTT - Correios e Telecomunicações de Portugal, E. P. Em 1992, os CTT são transformados em sociedade anónima, com a denominação CTT - Correios de Portugal, S. A. Associado à estabelecida marca CTT (Correios de Portugal) e com uma parceria com a Cetelem, o Banco CTT nasceu em 2015 para oferecer aos clientes produtos bancários seguros e simples. O Banco CTT tem apostado na estrutura da rede já existente no setor dos correios para crescer, tendo até março de 2016 já aberto mais de 50 balcões em Portugal.

Esta instituição financeira tem como missão disponibilizar produtos financeiros simples e competitivos, um serviço de excelência e estabelecer relações de confiança e inovação, as quais devem assegurar soluções para a resposta integrada às necessidades de cada cliente. Contas-poupança, depósitos a prazo, cartões de crédito, crédito pessoal e automóvel e ainda crédito habitação são os principais produtos deste banco tão recente.

O Banco CTT foi o primeiro em Portugal a arrancar com mais de 50 balcões num só dia, onde abrir uma conta bancária, pedir um crédito pessoal, constituir um depósito pelo número de dias pretendido à taxa de juro de 0,5% é possível, e sem ter de pagar custos de manutenção ou comissões bancárias. A oferta é estruturada em cima de uma plataforma que já existe, aproveitando sinergias com o serviço postal e beneficiando da ligação entre os funcionários dos CTT e os clientes.

Detido a 100% pelos CTT, o novo banco funciona nas lojas dos Correios, lado a lado com o negócio postal tradicional, das 9h às 18h dos dias úteis. Os espaços físicos são os mesmos e os funcionários também, embora alguns – dois ou três em cada loja - tenham recebido formação na área bancária.

O Banco dos CTT oferece contas à ordem que podem evoluir para contas com domiciliação do ordenado ou da pensão de reforma (vulgo contas ordenado ou contas reforma), associadas a um cartão de débito na rede Multibanco sem anuidade. Para consultas ou movimentos da conta à distância, os clientes dispõem de um serviço de homebanking, gratuito, ou de uma app para smartphone, também sem custos. Os clientes com telemóveis mais simples podem aceder à conta bancária através de um sistema do tipo SMS, disponível nas três redes móveis.

O projeto de lançamento de um banco postal nasceu há dezenas de anos nos CTT, mas só ganhou fôlego depois da privatização da casa-mãe, concluída em setembro de 2014.

Perguntas Frequentes

Porquê escolher o Banco CTT?
Qual a oferta de Crédito Habitação deste banco?
Crédito pessoal: qual a oferta do Banco CTT?
Cartão de Crédito Banco CTT: quais as carcaterísticas?
Compensa simular através do ComparaJá?
André Pedro
Conteúdo Revisto por André Pedro
Managing Director do ComparaJá.pt
Especialista em Crédito Habitação e Crédito Pessoal certificado pelo instituto de Formação Bancária e intermediário de crédito credenciado pelo Banco de Portugal.