A Mobilidade Elétrica entende-se como a eletrificação dos meios de transporte, que abandonam, total ou parcialmente, os combustíveis fósseis e passam a usar eletricidade para se movimentarem.
Por conterem motores elétricos, estes veículos são menos poluentes para a atmosfera e emitem níveis de ruído inferiores aos veículos com motores de combustão interna.
Por outro lado, ainda que no momento da aquisição, um veículo elétrico seja mais caro do que um automóvel tradicional (a gasolina ou a gasóleo), os custos de manutenção são menores, à semelhança dos custos de carregamento.
Uma das muitas vantagens de ter um veículo elétrico é ser possível carregá-lo em casa. Nesse caso, trata-se de um posto de carregamento não integrado na rede de mobilidade elétrica. Se tal não for possível, o carregamento do veículo pode ser efetuado num Ponto de Carregamento público, integrado na rede de Mobilidade Elétrica, gerida pela MOBI.E.
A MOBI.E é a entidade pública “que assegura a gestão dos fluxos energéticos e financeiros resultantes das operações da rede de mobilidade elétrica", assumindo-se como a empresa encarregue da gestão dos carregadores da rede, bem como do registo e comunicação dos consumos dos clientes aos operadores.
Atualmente, em Portugal, já existem mais de 1.800 postos, com mais de 3.800 pontos de carregamento, espalhados de norte a sul do país, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores. Este número apresenta uma enorme tendência de crescimento.
Tipos de Postos de Carregamento
A escolha do melhor tipo de Posto de Carregamento deve depender das caraterísticas específicas das baterias de cada automóvel, com vista a retirar o máximo partido da potência instalada no posto.
Para ser possível carregar um veículo elétrico num Posto de Carregamento público existem duas alternativas:
Os Operadores de Ponto(s) de Carregamento (OPC) são responsáveis por assegurar toda a parte da “instalação, disponibilização, exploração e manutenção de infraestruturas de acesso público ou privado, integradas na rede de mobilidade elétrica, e que permite o carregamento de veículos elétricos”.
Por sua vez, os um Comercializadores de Energia para Mobilidade Elétrica (CEME´s) são as entidades com as quais o utilizador do veículo elétrico (UVE) faz o contrato de modo a poder carregar o automóvel nos Pontos de Carregamento integrados na rede pública de Mobilidade Elétrica. É com os CEME´s que existe um contacto mais direto com os consumidores dado serem responsáveis por oferecer diferentes tarifas e apresentarem as melhores soluções para o perfil e necessidades de cada família, enviar a faturação, prestar aconselhamento e esclarecer dúvidas.
O valor de cada Carregamento varia em função do CEME (preço da eletricidade) e do próprio Carregamento (preço do Posto de Carregamento). A este valor, ainda acrescem outros Impostos e Taxas.
Preço da Eletricidade
O valor da Eletricidade, pago ao CEME, não depende do Posto de Carregamento, tratando-se de um valor tabelado que pode variar ao longo do dia (tarifas bi ou tri-horárias). Este valor inclui as tarifas de acesso à rede (TAR), definidas pela ERSE.
A este acresce a tarifa da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica aplicável aos CEME´s, que corresponde a um valor fixo de 0,2964€ por cada carregamento efetuado.
Desde 1 de janeiro de 2022, está em vigor um desconto do Fundo Ambiental sobre a tarifa EGME, no valor de 0,2614€ por cada carregamento, que se reflete automaticamente na fatura a pagar pelo cliente.
Preço do Posto de Carregamento
Podem ser cobradas diferentes taxas dos operadores de Posto de Carregamento (tarifa OPC): taxas fixas ou taxas variáveis consoante o tempo de carregamento, kWh consumidos, ou ainda uma combinação dos anteriores. A tarifa OPC constará na fatura associada ao cartão CEME utilizado no Carregamento.
Taxas e Impostos
A maioria dos Cartões CEME não tem custos associados e, muitas vezes, os clientes de Eletricidade e Gás de um determinado Comercializador têm vantagens e descontos no Cartão de Mobilidade Elétrica.
Independentemente do Operador do Posto de Carregamento (OPC), um Cartão que tenha sido fornecido por um determinado CEME permite carregar o veículo elétrico em todos os Postos de Carregamento da rede MOBI.E.
Deste modo, é aconselhável comparar as condições dos vários CEME´s antes da adesão do serviço, de forma a encontrar as melhores ofertas para o seu perfil e necessidades de consumo.
Conteúdo Revisto por Regina Xavier em 
Managing Director Energia