O que ter em atenção quando escolhe Internet fixa?

|Posted by | Telecomunicações, Todos os Artigos
Tags: , , , , , , ,

internet fixa

Num mundo em que estamos quase sempre online, escolher o melhor serviço de Internet fixa passou de ser um luxo para uma quase necessidade. Quer seja para trabalhar ou apenas por lazer, ter acesso a um serviço de Internet com a máxima rapidez é algo que não pode faltar.

Contudo, nem todos os pacotes de telecomunicações oferecem o mesmo serviço quando se trata de Internet fixa. Como tal, é indispensável perceber que caraterísticas são essenciais quando toca a escolher o melhor pacote para se manter online. O ComparaJá.pt fez esse trabalho por si.

Internet fixa: olhe sempre para a velocidade de download e upload

As velocidades de download e upload são o que “conta” quando quer comparar a qualidade da rapidez de Internet num tarifário de telecomunicações. E a verdade é que estas variam: há operadoras que já oferecem 400 MB de Internet de download. Mas o normal, num pacote de Fibra, é a velocidade de download variar entre 100 MB e 200 MB.

Já a velocidade de upload tende a ser menor. E funciona desta forma porque, online, tendemos a receber muito mais informação (download) do que aquela que enviamos (upload) e os pacotes de telecomunicações adaptam-se a essa realidade.

Precisamos de velocidade de upload para, por exemplo, ter conversas no Skype, Messenger ou outros aplicativos e também para jogar online ou mesmo para, como o próprio nome indica, fazer “upload” de documentos para emails ou mesmo para a “Cloud” (espaço online de armazenamento de ficheiros).

E tenha em atenção: os valores dados como referência no pacote são os valores máximos de download e upload. É provável que, na realidade, a velocidade da sua conexão de Internet fixa seja um pouco mais reduzida.

Se já tem internet fixa instalada em casa, aproveite para testá-la com o nosso speed test. De forma muito simples, consegue perceber se os valores de download e upload são, ou não, semelhantes aos que contratou.

Mas será que vai passar a vida a descarregar filmes?

A análise para encontrar o melhor pacote de Internet fixa passa também por fazer um levantamento das suas reais necessidades. Se tudo o que faz online é consultar as notícias do dia ou ir às redes sociais, então um plano de 100 MB de download poderá ser mais do que suficiente. Mas se, por exemplo, fizer bastantes downloads pesados, então o ideal é aceder a um pacote que lhe permita ter o máximo de velocidade possível.

E a taça de campeão de Internet fixa vai para…

… o serviço de Fibra. A verdade é que as ofertas (em termos de relação qualidade-preço) da Fibra são as que garantem mais velocidade. As grandes concorrentes, em termos de serviço – a ADSL e o Satélite -, apresentam, para preços semelhantes, velocidades bastante mais reduzidas.

Isto pode ser visto pela oferta das operadoras: na MEO, por exemplo, o pacote mais barato de Internet de satélite custa 48,99 euros, enquanto o pacote mais económico de Fibra é 4 euros mais barato e ainda oferece mais canais (90 vs 150).

Já na NOS, o pacote mais económico é o NOS 2 com Fibra que custa 19,49 euros mensais. Todavia, tem apenas 4 canais e 12 MB de download. O pacote da mesma gama de satélite, por seu turno, custa 24,99 euros por mês, mas dá acesso a 100 canais e 20 MB de download. No entanto, se analisarmos os pacotes mais competitivos da NOS (em termos de relação qualidade-preço), notamos que a Fibra apresenta o pacote mais apelativo. O NOS 3 tem uma mensalidade de 49,99 euros, mas além de ter TV com 174 canais, apresenta velocidade de download com 200 MB e chamadas ilimitadas.

Já a Vodafone não comercializa ofertas de Satélite, sendo que apenas tem Fibra nas suas opções. A sua solução mais competitiva é a de 28,9 euros e permite acesso a 145 canais (ao qual acresce 5,5 euros por mês pela TV Box) e 100 MB de velocidade de download na Internet fixa.

Já a oferta da Nowo tem, com um dos tarifários base, velocidade de download de 200 MB com o pacote a custar 23,99 euros por mês. Contudo, ao optar por este pacote só terá 33 canais na TV. O serviço é feito através de Fibra.

Mas não há bela sem senão: a Fibra ainda não chega a todos os lares e é possível que a sua rua ainda não esteja coberta por esta tecnologia. Aí terá que comparar outros serviços.

E é mesmo a comparar que vai poupar…

A verdade é que só comparando é que se consegue pôr todos estes fatores em perspetiva. E não é só. É preciso atentar que existem pacotes que possuem também outros fatores diferenciadores: períodos de fidelização menores ou maiores, pacotes com acesso a, por exemplo, TV, telemóvel e/ou telefone e, claro, preços dos mais variados.

Portanto, antes de se lançar “às cegas” para a aquisição de um serviço de telecomunicações com Internet fixa, analise bem as suas reais necessidades e a oferta do mercado. Só assim chegará à oferta que melhor se adequa ao seu perfil.

Henrique Figueiredo

Sobre Henrique Figueiredo

Formado em Ciências da Comunicação e especializado em Ciência Política, o Henrique iniciou a sua carreira em jornalismo, tendo depois estado envolvido em diferentes projetos nas áreas de Comunicação e e-Commerce. Acredita que na poupança está o ganho e, nesse sentido, quer apoiar os portugueses na rentabilização das suas decisões financeiras.

Comentários