Agora que as férias terminaram e os portugueses já voltaram à rotina de trabalho, é o momento ideal para se fazer uma revisão às finanças pessoais. Será que não podia estar a pagar muito menos pelos serviços de TV, telefone, Internet fixa e móvel e telemóvel? Chegou a altura de rever os contratos com operadoras de telecomunicações.
Segundo a ANACOM, em julho deste ano, Portugal foi o quinto país da União Europeia a ter o maior aumento na fatura de telecomunicações. Todavia, os portugueses podem tentar inverter esta evolução ao analisarem devidamente os seus contratos com operadoras de telecomunicações.
Em primeiro lugar, o aspeto mais importante a considerar prende-se com os serviços que detém e com a utilização que faz dos mesmos. Sabia que, por exemplo, quase 50% dos utilizadores da nossa plataforma dispensa a integração do telefone fixo nos seus pacotes? É importante fazer uma análise às suas necessidades para que tenha um contrato adequado às suas reais preferências.
Se porventura tem diversos serviços contratados em separado – um para a televisão, outro para o telemóvel e ainda outro para a Internet lá de casa – avalie se não ficará mais acessível para a carteira juntar tudo num pacote. Assim consegue ter apenas uma fatura com um custo mais reduzido do que se tivesse contratado todos os serviços à parte. Identifique de forma clara as suas necessidades e encontre o melhor pacote para si:
O que consta nos contratos com operadoras de telecomunicações?
Os contratos com operadoras de telecomunicações devem ser bem analisados para evitar ficar fidelizado por 24 meses num serviço que não vai ao encontro das suas necessidades.
Este documento deve incluir as seguintes informações:
- Condições de faturação dos serviços: o valor mensal a pagar pelos mesmos e respetiva descrição;
- Formato da fatura: se a fatura é enviada por email ao consumidor ou através de carta;
- Tipo da fatura: pode ser normal ou detalhada, sendo que esta última modalidade poderá ter custos associados, descritos também no contrato;
- Consequências do atraso ou falta de pagamento de faturas.
Os consumidores devem sempre ter acesso a toda a informação e, como tal, é importante que analisem tanto os contratos com operadoras de telecomunicações como as respetivas faturas.
Faça uma análise profunda: contrato versus fatura
Em primeiro lugar, consulte o seu contrato. Os contratos com operadoras de telecomunicações apresentam os custos com os serviços contratados e deverá comparar esses valores com o da fatura que recebe mensalmente em casa.
Tenha atenção
Caso esteja a pagar mais do que o contratado, sem ter ultrapassado os limites e sem que a sua operadora de telecomunicações o tenha informado, saiba que pode rescindir sem quaisquer custos.
No caso de notar que está a pagar mais do que o habitual, note algumas situações: será que contratou um serviço com desconto ou redução de preço temporária (o que significa que, após o término dessa promoção, pagará mais todos os meses)? Será que excedeu os limites do serviço e, como tal, está a pagar pelo que consumiu a mais (como pode acontecer com os dados móveis)? Ou será que subscreveu algum produto involuntariamente (por exemplo, um canal de televisão)?
Note que existem muitos esquemas fraudulentos que os consumidores aderem sem se darem conta. Se na sua fatura existem “serviços adicionais” no custo de 3,99 euros por semana, saiba que pode estar a ser vítima de um serviço chamado wap billing, ou seja, “serviços da sociedade de informação”, que subscreve enquanto navega pela internet através do telemóvel. Se foi uma das várias vítimas, poderá reclamar junto da ASAE para regularizar a situação.
Caso não concorde com o montante a pagar à operadora, deve contactá-la para tentar perceber o sucedido. Se este contacto não solucionar a situação, realize uma queixa por escrito à operadora e guarde o comprovativo da mesma.
Mas cuidado
Deve sempre proceder ao pagamento dos serviços do montante que considera ser correto, para evitar que a operadora inicie a suspensão dos serviços.
Se a operadora de telecomunicações não resolver, mesmo assim, a sua situação, recorra à resolução alternativa de conflitos. O Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo ou um Julgado de Paz são dois meios que permitem solucionar o problema de forma mais simples, rápida, acessível e são tão seguros como os tribunais.
Como reduzir o custo da fatura mensal?
Para conseguir diminuir o peso das suas despesas mensais com contratos com operadoras de telecomunicações deve atender a alguns aspetos.
O primeiro passo é fazer contas. Quando analisados pacotes 5P (quintuple-play) – televisão, internet fixa, telefone fixo, telemóvel e internet móvel – e comparados com serviços semelhantes contratados à parte, a poupança é notória.
Serviços | Pacote 3P + Telemóvel + Internet Móvel | Pacote 5P |
---|---|---|
Televisão | 44,99€ | 72,50€ |
Telefone Fixo | ||
Internet Fixa | ||
Telemóvel | 40,99€ | |
Internet Móvel | 15€ | |
Mensalidade (24 meses de fidelização) | 100,98€ | 72,50€ |
Como se observa na tabela exemplificativa acima, em média poder-se-á economizar cerca de 28,48 euros por mês, ou seja, 341,76 euros por ano, se se contratar um pacote de telecomunicações com todos os serviços que se utiliza à parte. Após 24 meses de fidelização, tal significa uma poupança de cerca de 684 euros.
Para além disso, a contratação de pacotes é, por norma, associada a mais ofertas do que se tiver diversos contratos com operadoras de telecomunicações para os vários serviços.
Outra questão que deve colocar é a utilização real dos serviços contratados: de certeza que existem alguns que não utiliza e outros que precisa, mas que não tem contratados.
1. Serviços que pode dispensar
Deve, então, rever os serviços que tem contratados. Será que necessita de um telefone fixo em casa ou nunca o utiliza? Precisa mesmo de ter uma quantidade elevada de canais de televisão ou apenas vê meia dúzia?
A sua internet fixa tem velocidade suficiente para a utilização que faz ou será que não lhe dá o devido uso? Utiliza o seu telemóvel somente para enviar mensagens e fazer chamadas ou precisa de muitos dados móveis?
Todas estas questões devem ser feitas para perceber se os serviços que contratou se adaptam às suas necessidades. É comum os portugueses terem serviços que ultrapassam a utilização que fazem dos mesmos, pagando por determinadas funcionalidades de telecomunicações das quais não dispõem.
2. Serviços que deve contratar por precisar
Por outro lado, também existem situações em que o cliente necessita de mais do que o que contratou – por exemplo, no caso de dados móveis no telemóvel. Acaba, então, por pagar um extra na sua fatura mensal dos serviços.
Exemplo
Se tem um tarifário de telemóvel com internet móvel incluída e ultrapassar esse limite, poderá adquirir um suplemento de dados móveis que lhe é cobrado na fatura mensal. Os valores diferem entre 1,99 euros por dia para 250 MB (megabytes) ou 2,99 euros por 200 MB (até gastar esse plafond ou até ao final do mês).
Tenha em conta igualmente o seu período de fidelização nos contratos com operadoras de telecomunicações. Faça as contas ao que ainda lhe falta pagar e quanto lhe custará se cancelar o contrato. Se o montante for inferior ao rescindir, considere mudar de operadora ou apenas de serviço para um outro que vá ao encontro das suas necessidades.
Depois de fazer as contas, compare todas as ofertas disponibilizadas e considere agregar todos os serviços com que tem contratos com operadoras de telecomunicações. Por norma, existem ofertas e promoções para novos clientes e a fatura mensal a pagar, juntando vários serviços, fica a um preço mais reduzido.