Aprenda 3 formas de ligar o telemóvel à TV

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Descobre 3 formas simples de ligar o telemóvel à TV e colocar a família toda reunida em torno deste ecrã lá em casa. Vê já!

O smartphone é um dispositivo no qual se criam memórias. Fotografias, vídeos, apresentações, documentos. É, também, um suporte prático para assistir a séries e filmes online. Mas, às vezes, o pequeno ecrã não é suficiente, principalmente quando se quer colocar a família toda a ver aquelas filmagens para recordar as férias de verão, ou ver a comédia romântica da moda.

Nestas alturas, o que dava jeito era poder ligar o telemóvel à TV. Sabes como fazê-lo? Nós ajudamos.

#1 – Ligar o telemóvel à TV com cabo

HDMI ou MHL

A ligação entre o teu smartphone e a televisão pode ser feita através de cabo. Se o teu telemóvel tiver entrada USB, podes utilizar um cabo HDMI (High Definition Multimedia Interface) e ligá-lo a praticamente qualquer televisão. O cabo HDMI é uma opção acessível e transmite, em simultâneo, som e imagem.

Se tiveres um iPhone mais antigo, é necessário usar um adaptador Lightning Digital AV, uma vez que este equipamento não tem entrada USB.

Para androids que têm entrada micro USB, o cabo HDMI já não será adequado. Para estes telemóveis existem os cabos MHL e SlimPort. No entanto, a televisão pode não ser compatível com estes, pelo que é necessário utilizar um adaptador.

Em ambos os casos, antes de comprar um cabo, é aconselhável que te informes e percebas qual o compatível para ligar o teu telemóvel à TV.

Sabe mais:

#2 – Ligar o telemóvel à TV sem fios

Wireless

Também podes ligar o teu smartphone à televisão, sem necessitar de cabos, caso tenhas uma Smart TV. Hoje em dia, a maioria das televisões permitem que o utilizador ligue a tua TV a smartphones ou tablets através da mesma rede wireless.

Algumas marcas de Smart TV permitem, ainda, o chamado screen mirroring. Trata-se de uma ligação direta, ou seja, a TV passa a ser um espelho do telemóvel.

Apps

Existem, ainda, aplicações que permitem ligar o teu smartphone à televisão sem necessitar de cabos. A Roku Mobile App e a iMediaShare são duas apps gratuitas e compatíveis com Android iOS.

A Roku Mobile App permite fazer streaming do smartphone para a TV, permitindo a exibição de vídeos, música e fotografias. A iMediaShare permite a transmissão de conteúdos não só para a televisão, como para consolas, leitores blu-ray e sistemas de áudio.

Existe, ainda, a app Miracast, gratuita e que permite a ligação entre o smartphone e a TV, porém tem a desvantagem de apenas ser compatível com Android.

Dica:

Quando fizeres o download de apps, certifica-te que tens o Wi-fi ligado ou que dispões de um pacote de telecomunicações com um plafond de dados móveis generoso. Desta forma, evitas custos acrescidos à sua fatura de telecomunicações

#3 – Ligar o telemóvel à TV através de dispositivos

Google Chromecast

O Google Chromecast é um dispositivo que permite o streaming wireless a um custo acessível. Este gadget faz a transferência de conteúdos de um smartphone, tablet ou computador, através de streaming, e usa a sua própria energia (isto é, não utiliza a bateria do suporte a partir do qual estás a transmitir o conteúdo).

Não percas:

Para efetuar esta ligação, só precisas de ter ambos os dispositivos ligados à mesma rede Wi-Fi. Primeiro, precisas de configurar o Chromecast para ligá-lo à rede Wi-Fi da tua casa, depois tens que instalar a app oficial deste gadget no teu smartphone e ligá-lo à mesma rede de Internet.

Uma das grandes funções do Chromecast é a possibilidade de fazer streaming a partir de aplicações como Youtube, Spotify, Netflix, entre outras. É, ainda, compatível com o iOS, porém tem algumas limitações.

Apple TV

Se possuíres um iPhone, podes optar pela Apple TV. Este dispositivo, à semelhança do Google Chromecast, permite fazer streaming do iPhone para a TV, só que para iOS. Basta ter os dois suportes ligados à mesma rede Wi-Fi e, através do AirPlay, fazer a ligação escolhendo a opção screen mirroring.

A forma mais prática e simples de ligar o telemóvel à TV é através da Internet. Seja através de apps ou de dispositivos, esta parece ser a forma mais cómoda. No entanto, para que funcione com excelência, é necessário que a Internet em tua casa funcione da melhor forma. Não descures a comparação das várias ofertas de pacotes de telecomunicações para te certificares de que fazes a melhor escolha para tua casa.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer