O que fazer se tiver uma fuga de gás em casa?

Uma fuga de gás é um acidente de tal forma perigoso que pode levar à morte e à perda de todos os bens que tiveres. Sabe como agir nesta situação.

Numa habitação muitos imprevistos podem acontecer. Entre os quais uma fuga de gás, que é considerado um dos acidentes mais perigosos, uma vez que pode ser letal. Se estiveres em casa e porventura te começar a cheirar a gás, podes estar perante uma situação como esta. Sabe como deves proceder.

Quão perigosa é uma fuga de gás?

As fugas de gás são perigosas devido ao monóxido de carbono (representado pelo símbolo químico CO), que é um gás tóxico que, em níveis elevados, pode provocar sintomas como náuseas, tonturas, convulsões, perda de consciência e, in extremis, a morte.

O que fazer em caso de intoxicação com monóxido de carbono?

Deves entrar em contacto com o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que se encontra disponível gratuitamente, 24 horas por dia, através do número 800 250 250.

Quais os procedimentos a seguir em caso de fuga de gás?

Em primeiro lugar, se te começar a cheirar a gás, deves, de imediato, tentar perceber de onde vem o odor e depois fechar a alimentação de gás o mais rápido possível.

De seguida, deves abrir janelas e portas por forma a arejar a divisão na qual se deu a fuga de gás.

Se o quadro elétrico não estiver na mesma divisão onde se está a dar a fuga de gás, deve ser desligado. Ao invés, se estiver, não deves mexer nele. 

Importa referir ainda que não deves utilizar telefones na área afetada nem ligar ou desligar luzes, ou mexer em qualquer aparelho eletrónico. Também não deves fumar ou acender velas ou isqueiros caso detetes uma fuga de gás.

Por fim, abandona o edifício utilizando as escadas (e nunca o elevador) e entra em contacto com a tua operadora de distribuição de gás. Todos os fornecedores possuem um número de emergência disponível a qualquer hora do dia, que deves ter sempre à mão.

Se alguma pessoa perder os sentidos nesta situação, deve ser levada para o ar livre e colocada em posição lateral de segurança. De imediato, deve chamar-se uma ambulância.

Dica para a tua proteção:

Para que estejas sempre mais protegido de incêndios (sejam estes provocados por fugas de gás ou não), deves comprar um extintor para teres em casa, renovando-o assim que termine a validade.

Devo fechar o gás quando vou de férias?

Em caso de ausência por um longo período de tempo, devem-se fechar-se as válvulas da instalação de gás. Também é recomendável que desligues o sistema eléctrico de toda a casa antes de ir de férias. Se tal não for possível, podes desligar todos os aparelhos electrónicos que consigas.

Como se repara uma fuga de gás? 

Depois de teres reportado o incidente à operadora de distribuição de gás, a reparação da fuga será levada a cabo por técnicos especializados credenciados pela DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia) o mais rápido possível. 

A cada cinco anos, aproximadamente, podes solicitar uma inspeção de gás no teu imóvel de modo a evitar possíveis fugas no futuro. 


Rafael Outeiro
Rafael Outeiro
Content Writer