Numa habitação muitos imprevistos podem acontecer, entre os quais uma fuga de gás, que é considerado um dos acidentes mais perigosos, uma vez que pode ser letal. Se estiver em casa e porventura lhe começar a cheirar a gás, pode estar perante uma situação como esta. Saiba como deve proceder.
Quão perigosa é uma fuga de gás?
As fugas de gás são perigosas devido ao monóxido de carbono (representado pelo símbolo químico CO), que é um gás tóxico que, em níveis elevados, pode provocar sintomas como náuseas, tonturas, convulsões, perda de consciência e, in extremis, a morte.
O que fazer em caso de intoxicação com monóxido de carbono?
Deve entrar em contacto com o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que se encontra disponível gratuitamente, 24 horas por dia, através do número 800 250 250.
Dica:
Para que esteja sempre mais protegido de incêndios (sejam estes provocados por fugas de gás ou não), deve comprar um extintor para ter em casa, renovando-o assim que termine a validade.
Deve fechar o gás quando vai de férias?
Em caso de ausência por um longo período de tempo, devem-se fechar-se as válvulas da instalação de gás.
Como se repara uma fuga de gás?
Depois de ter reportado o incidente à operadora de distribuição de gás, a reparação da fuga será levada a cabo por técnicos especializados credenciados pela DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia) o mais rápido possível.
A cada cinco anos, aproximadamente, pode solicitar uma inspeção de gás no seu imóvel de modo a evitar possíveis fugas no futuro.