Literacia financeira: como estão os portugueses?

|Posted by | Poupança e Investimento, Todos os Artigos
Tags: , , ,

Literacia Financeira: Como Estão os Portugueses?

A literacia financeira dos portugueses foi, em 2015, alvo de teste por parte do Banco de Portugal para verificar, passados 5 anos do primeiro inquérito, como estavam os conhecimentos dos portugueses relativamente a esta questão.

Mas como compara o regulador a literacia financeira dos portugueses relativamente aos resultados conseguidos em 2010? Neste artigo aprofundamos estes resultados do inquérito à literacia financeira.

Uma melhoria da inclusão financeira face a 2010

Primeiro, as boas notícias: os portugueses estão mais familiarizados com os produtos bancários face a 2010. Em 2015 notamos que 92,5% dos portugueses entrevistados neste inquérito de literacia financeira são titulares de uma conta de depósito à ordem, o que significa um aumento face a 2010, período no qual a percentagem de titulares desta conta bancária foi 88,9%.

Já nos hábitos de poupança, nota-se igualmente uma melhoria: em 2015 são 59% os portugueses que dizem poupar face a 52% em 2010. Cartões de crédito? Idem.

E a confiança nas instituições bancárias? Os portugueses confiam nos bancos. 83% leem a ficha de informação normalizada, mas esta não é fulcral para a tomada de decisões. Os portugueses valorizam bastante o conselho do agente ao balcão (59% dizem que tal define a sua decisão), enquanto o conselho de familiares e amigos está em segundo lugar (com 51,1% dos inquiridos a afirmá-lo).

Literacia Financeira melhora mas é desanimadora

Os resultados em questões de conhecimento financeiro continuam um pouco desanimadores. Apenas 21,4% dos portugueses sabem o que é o spread, enquanto só 10,5% conseguem dizer o que é a EURIBOR. Na parte das boas notícias, 82% sabe identificar acertadamente o saldo de uma conta de depósito à ordem. Em questões de numeracia pura notou-se que 58,4% calculam bem os juros simples, enquanto só 39,5% sabem chegar a contas dos juros compostos.

E, no que diz respeito a seguros, o inquérito concluiu que 62,7% sabem o que é o prémio do seguro, mas apenas 46,2% conseguem identificar o que é a franquia do seguro. E que grupos apresentam mais forças ou mais fraquezas de conhecimentos financeiros? O maior défice encontra-se entre os jovens e idosos, assim como entre os desempregados, estudantes, reformados e mulheres.

Contudo, como já vimos anteriormente, os portugueses ainda não fazem boa figura quando se comparam com outros países. Neste inquérito, feito então pela Standard & Poor’s em 144 países, conclui-se que apenas 1 em cada 4 portugueses foi bem-sucedido a responder às questões apresentadas. A nível internacional em que posição ficamos? Num nada honroso 111º lugar.

Sumarizando, conclui-se que os portugueses ainda necessitam de alguma aprendizagem em termos de melhoria da literacia financeira. Os resultados do inquérito do Banco de Portugal demonstram uma ligeira melhoria face a 2010. O percurso é de progressão. Daqui em diante, apenas tem que investir na sua própria educação financeira.

Henrique Figueiredo

Sobre Henrique Figueiredo

Formado em Ciências da Comunicação e especializado em Ciência Política, o Henrique iniciou a sua carreira em jornalismo, tendo depois estado envolvido em diferentes projetos nas áreas de Comunicação e e-Commerce. Acredita que na poupança está o ganho e, nesse sentido, quer apoiar os portugueses na rentabilização das suas decisões financeiras.

Comentários