Como medir a velocidade da internet em casa?

Tens a certeza de que a velocidade da Internet que tens em casa é realmente tão rápida como a tua operadora diz que é? Descobre aqui como fazer o speed test.

Tens a certeza de que a internet que tens em casa é realmente tão rápida como a tua operadora diz que é? É altamente desgastante quando o serviço que tens não corresponde às tuas expetativas. Seja nos momentos de lazer ou especialmente quando se trata de trabalho, falhas frequentes podem ser desesperantes. Sabe como contornar isto, medindo a velocidade da internet, que aspetos deves ter em conta e que direitos te assistem enquanto consumidor.

Desde logo, é importante notar que a velocidade da internet que tens na tua habitação nunca será constante. Haverá sempre oscilações que decorrem da existência de variáveis que afetam o seu desempenho real, nomeadamente: o facto de poderes estar a usar um computador já obsoleto, a possibilidade de o mesmo estar infetado com malware, quão sobrecarregado se encontra o servidor, entre outros fatores.

Naturalmente também se registarão diferenças entre estar ligado diretamente por cabo ou estar a usar o Wi-Fi, uma vez que, no caso do segundo, a distância relativamente ao router é um fator que influencia negativamente a performance da velocidade da internet.

Há que contar ainda com a possibilidade de, nalguns momentos específicos – nomeadamente congestionamentos de rede -, as operadoras recorrerem a medidas de gestão de tráfego que contribuirão para restringir a velocidade da internet. O objetivo destas ações é impedir que seja esgotada a capacidade de rede (o que é bom para o utilizador, mas, porém, nota que no teu contrato isto também deverá estar mencionado).

Como saber devidamente qual o serviço de internet que contrataste?

Desde logo, e consoante a ANACOM, quando realizas um contrato com a operadora de telecomunicações para obter internet fixa existem informações que devem constar do mesmo.

Em primeiro lugar, deve conter esclarecimentos sobre a velocidade mínima, que indica que a internet que terás em casa nunca poderá ser inferior a esse valor. Obviamente, se ocorrer uma falha completa do serviço em casa, esta regra não se aplica.

Em segundo lugar, devem ainda estar discriminadas a velocidade normalmente disponível (ou seja, aquela que podes esperar regularmente quando acedes à internet) e a velocidade máxima, que indica que a internet nunca excederá determinado valor.

E, por fim, deverás ainda ter acesso à chamada velocidade anunciada, que diz respeito ao valor que a operadora comunica comercialmente em campanhas de marketing e de publicidade.

Descobre:

Chamamos a atenção ainda para a designação “tráfego ilimitado”, que pode ser enganadora. Na verdade, só possuis isto se a oferta da tua operadora não tiver quaisquer limitações durante toda a duração do contrato. Caso, porventura, aconteçam restrições, estas devem ser completamente excecionais e muito limitadas no tempo.

Caso verifiques que o serviço que possuis não tem o desempenho que é suposto (e que se encontra descrito no contrato), havendo uma discrepância significativa, então deverás contactar a ANACOM para que esta possa averiguar esta diferença através do seu sistema de controlo certificado e, por sua vez, dar seguimento a medidas corretivas em decorrência do incumprimento contratual.

Sabe mais:

Para medires a velocidade da internet: realiza o speed test

Em princípio, a velocidade da internet pode ir de 1.0 Mbit/s até 1000.0 Mbit/s e existe mais do que um canal disponível para testar.

Proceder ao speed test é uma forma de provar que a sua internet é (ou não) a que consta realmente do teu contrato e, por conseguinte, mostrares à operadora e negociares alterações, se necessário.

Para fazer o teste, nota, em primeiro lugar, que precisas de instalar o Java, caso não tenhas. É necessário ainda usares um cabo de rede Ethernet para conectares o modem ou o router Wi-Fi ao PC – não se deve realizar o teste através de wireless.

Para quem possui um tarifário superior a 100 Megas, o cabo de rede a utilizar deve ser igual ou superior à categoria 5E. Já a placa de rede a usar deve ter portas 10/100/1000Mbps (Gigabit).

Depois de verificares que possuis tudo isto, o passo seguinte é desligares todos os equipamentos que possam estar a consumir internet. Somente o computador que fará o speed test deve estar conectado. Já no próprio PC desliga todas as aplicações ativas.

O ComparaJá ajuda-te a medires a internet da tua casa em apenas um clique. Acede à nossa página e descobre qual a velocidade da tua internet:

NET.mede

Este é o medidor de velocidade da ANACOM. O NET.mede permite não só testar a velocidade como também perceber se eventualmente existem situações de condicionamento de tráfego (designadas por traffic shaping).

Fast by Netflix

A Netflix também lançou um site com capacidade para testar a velocidade da internet, por forma a evitar que os amantes das séries e filmes percam qualidade na sua experiência de utilizador com imagens granuladas ou loadings que demoram séculos.

Um serviço de streaming poderá sempre ser afetado pela performance do serviço de internet, daí que a realização deste teste se torne ainda mais crucial para quem pretende usar (e abusar) das séries e dos filmes.

O benefício deste site é que é praticamente instantâneo – o teste corre a partir do momento em que é aberto – e assenta na celeridade do download. Portanto, ficas logo a perceber se a tua internet é adequada para ter um serviço de streaming com qualidade – talvez até esteja na altura de mudares para uma opção melhor.

Speedtest.net

Este é das plataformas mais conhecidas no mercado para testar a velocidade de banda larga. Neste site é possível visualizar, numa questão de segundos, a agilidade dos downloads e uploads conforme o servidor que for selecionado.

Para concluir, deixamos ainda alguns conselhos que podem fazer com que a tua internet fique mais rápida. Experimenta colocar o router no centro da casa para que haja o mínimo de interferências possível e, de preferência, num sítio alto e longe de espelhos para que não haja obstáculos. Modificar a senha também pode ajudar, pois impede que o dispositivo seja pirateado. Ter o mínimo de dispositivos conectados é igualmente benéfico. E se a tua casa é grande, poderá ser necessário comprar um extensor de sinal sem fios.


Rafael Outeiro
Rafael Outeiro
Content Writer