Qual o melhor tarifário de telemóvel para mim?

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Escolher o melhor tarifário de telemóvel nem sempre é fácil, pois existem muitas variáveis a considerar. Qual o melhor para o teu perfil? Sabe tudo aqui.

Escolher o melhor tarifário de telemóvel nem sempre é algo fácil. A oferta é tão variada que saber qual é a que mais se coaduna com o teu perfil pode tornar-se, por vezes, um “bicho de sete cabeças”. E, depois, há uma série de variáveis a considerar: quantos dados móveis quero ter? Faço muitas chamadas? Prefiro mensagens? Ouço música ou gosto mais de navegar nas redes sociais?

Enfim, uma série de questões que só quando respondidas permitem saber qual é o melhor tarifário para cada pessoa. No entanto, no meio de todos estes fatores, há um que se destaca: o tipo de tarifário. A principal escolha opõe os pré-pagos aos pós-pagos. Mas afinal qual é a diferença? Este artigo responde a essa questão.

Lê mais:

No melhor tarifário de telemóvel: preferes ir carregando ou ter contrato?

Aquela questão que todos já nos devemos ter perguntado: afinal qual a diferença entre um tarifário de telemóvel pré-pago e outro pós-pago? Tudo se prende com a forma de utilização, o contrato e o pagamento.

Os tarifários pré-pagos tendiam a ser bastante populares há uns anos. Apesar de ainda representarem uma parte importante do mercado, de há uns anos para cá tudo tem mudado e cada vez menos se vê menos utilizadores a usar estes tarifários. No entanto, nos últimos ano, os planos pré-pagos têm invertido a tendência.

Mas, afinal, como funciona este tarifário de telemóvel? Grosso modo, da seguinte maneira: vais utilizando à medida que vai renovando o saldo disponível. Por exemplo, creditas 10 euros neste tarifário, o que te dá para um certo número de chamadas, uma certa capacidade de aceder a dados móveis e assim em diante com os diferentes serviços. Acabando esse plafond, terás que recarregar de novo. Mas atenção: mesmo aqui ainda há a opção de escolher entre um tarifário com ou sem carregamento obrigatório.

Descobrir:

Já com os pós-pagos, os mais populares funcionam com uma espécie de assinatura. São os tarifários contratuais (com fidelização ou não) que se têm tornado cada vez mais populares: pagas um certo valor mensal e tem acesso, durante esse período, a um rol de minutos, dados móveis e SMS renováveis mensalmente. Mas também existe outra opção, aconselhável apenas a quem sabe que consegue controlar os gastos no telemóvel: assinatura mensal em que gasta “à vontade” e no fim do mês recebe a conta.

E afinal qual é o melhor tarifário de telemóvel para ti?

Antes de decidir sobre qual o melhor tarifário de telemóvel, deves apurar onde se enquadra o teu perfil de consumidor: se utilizas o telemóvel com frequência, se pretendes juntar o teu telemóvel a um pacote de telecomunicações mais abrangente, se dás primazia aos dados móveis, etc.

Se és alguém que não faz grande consumo no teu telemóvel, então o tarifário pré-pago (que te permite limitar os gastos ao que de facto usas) pode ser a melhor opção. Carrega e faz o uso que tiver que ser feito.

Saber mais:

Mas se, por outro lado, utilizas o teu telemóvel com frequência para uma série de coisas, então talvez o melhor tarifário de telemóvel para ti seja um pós-pago. E pode ir mais além. Há pacotes com outros serviços incluídos (televisão, internet e telefone) que também podem levar à inclusão de telemóvel. E, ao proceder à comparação, pode conseguir preços bastante apelativos.

Portanto, já sabes: antes de decidir sobre qual o género de tarifário que vais escolher, avalia as tuas reais necessidades. Só assim podes acertar “na mouche” e encontrares o melhor tarifário de telemóvel que também seja o que melhor te sirva.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer