O número de portugueses que pagam as suas contas dentro do prazo caiu para 77% em 2025, comparado com 85% no ano anterior, revela o Relatório Europeu de Pagamentos do Consumidor da Intrum. Apesar desta descida, a percentagem continua ligeiramente acima da média europeia, que se situa nos 76%.
A Intrum sugere que esta queda pode indicar “pressão financeira nas famílias”, com muitos vindos a sentir os impactos do custo de vida mais elevado. Entre os jovens da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012), o estudo aponta para dificuldades mais graves: 36% admitem ter falhado o pagamento de uma ou mais contas no último ano e 52% culpam a falta de dinheiro.
Por outro lado, há sinais positivos: 71% dos portugueses entrevistados afirmam agora sentir-se mais confiantes na sua capacidade de sustentar a família (comparado com 63% em 2024), e 73% dizem conseguir cobrir despesas relacionadas com trabalho, como transportes (face a 61% no ano anterior).
A Intrum alerta, porém, que esta “responsabilidade financeira” não implica ausência de vulnerabilidade: 43% dos portugueses referem ainda sentir os efeitos do aumento do custo de vida, despedimentos e instabilidade laboral.
:quality(80))
:quality(80))