Última prestação do IMI deve ser paga até ao final do mês

Madalena Alves

Escrito por:

Madalena Alves

A última prestação do IMI em 2025 vence no fim de novembro para quem paga por duas ou três prestações. Deixa-lo para trás pode provocar juros, coimas ou execução fiscal.

Trocos D'Hoje_Habitação_07

Se és proprietário de um imóvel, atenção: a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2025 vence até 30 de novembro, no caso de pagamentos a prestações, alerta a Autoridade Tributária e Aduaneira.

Se o teu imposto anual for superior a 100 euros, podes pagar em duas prestações (até 30 de novembro) ou, se ultrapassar 500 euros, em três prestações (31 de maio, 31 de agosto e 30 de novembro).

O que pode acontecer se deixar passar o prazo?

Se não regularizares até ao final de novembro, poderás ver o teu imposto a crescer por via dos juros de mora, das coimas e até da execução fiscal por parte das Finanças.

Como podes pagar? Podes fazê-lo via homebanking, multibanco, débito direto, ou dirigires-te aos balcões das Finanças ou dos CTT, usando o Documento Único de Cobrança (DUC) que encontras no portal das Finanças.

E como o ComparaJá.pt te pode ajudar com isto?

Mesmo que estejas a tratar apenas do IMI, o nosso conselho passa por te preparares financeiramente para despesas fixas como esta. No ComparaJá, podes:

Tudo feito de forma simples, gratuitamente e 100% online.


Madalena Alves
Madalena Alves
Content & Email Marketing Manager