Em plena era digital nunca é demais reforçar o quão importante é ter o devido cuidado e conhecer os riscos associados aos serviços e pagamentos bancários efetuados online, nomeadamente através do homebanking. Neste artigo explicamos-te como podes aumentar a sua segurança nos canais digitais, que cuidados deves ter e quais os riscos de utilizá-los.
O que é o homebanking?
O homebanking é um serviço online que permite ao cliente bancário fazer a gestão da sua conta através da Internet, seja a partir de um computador ou de qualquer outro dispositivo móvel.
Hoje em dia, todos os bancos já possuem a sua página de homebanking, assim como as devidas apps para gerir as suas finanças enquanto cliente, através do seu smartphone. Trata-se de uma extensão do serviço presencial e uma forma de teres acesso imediato e totalmente gratuito às tuas contas, sem necessitares de perder tempo a deslocar-te à instituição bancária para tratar dos assuntos de que necessitas.
Que operações permite fazer?
De uma forma geral, o homebanking permite-te fazer todas as operações que poderias fazer numa caixa multibanco ou ao balcão do teu banco, desde a consulta de saldos bancários a transferências e pagamentos de contas e serviços e até a constituição de depósitos a prazo e contas-poupança.
A grande mais-valia do homebanking é que, através de uma app, tens a liberdade de gerir as tuas finanças pessoais em qualquer lugar e a qualquer hora, simplificando o teu dia-a-dia.
Que cuidados devo ter ao utilizar o homebanking?
Apesar da comodidade que este serviço traz ao utilizador, é necessário que tomes as devidas precauções ao aceder à tua área pessoal do homebanking, independentemente do equipamento que utilizas (computador, tablet ou smartphone).
Evita a utilização de hiperligações diretas
Nunca acedas à tua área de cliente do homebanking através de uma hiperligação direta. Estas podem ser um link que recebeste numa mensagem ou num e-mail, um endereço que gravaste nos favoritos ou no histórico, ou um resultado de pesquisa.
Ao invés, opta por escrever sempre o link completo de acesso à plataforma no browser. Desta forma, evitas ser alvo de programas que permitem a apropriação de informação confidencial ou que reencaminhem para uma página web idêntica à da tua instituição financeira, mas falsa, em que facilmente acedem aos teus dados.
Define uma palavra-passe segura
Escolhe uma password única, que não utilizes para nenhuma outra ligação menos segura (como, por exemplo, redes sociais) e certifica-te de que o seu grau de proteção é forte.
Caso ainda utilizes o cartão matriz para aceder ao homebanking, nunca divulgues a totalidade das coordenadas, pois a instituição nunca te pedirá isso. Se te deparares com a solicitação do código completo, informa imediatamente o teu banco da situação.
Certifica-te de que o site tem autenticação forte do cliente
Para reforçar a segurança do cliente bancário, as instituições devem disponibilizar o sistema de autenticação forte. Neste processo de autenticação, o banco solicita, pelo menos, duas das seguintes informações quando o cliente deseja efetuar uma operação de pagamento ou transferência:
Algo que só o cliente conhece, tal como, por exemplo, uma palavra-passe, um código ou um número de identificação pessoal (PIN);
Algo que só o cliente possui como um dispositivo de autenticação (token), um cartão inteligente ou um telemóvel;
Algo do próprio cliente, tal como uma impressão digital.
Após forneceres as informações solicitadas, é gerado um código de autenticação, enviado por SMS, que deve ser inserido na app para validar a operação de pagamento que pretendes efetuar. Desta forma, é necessário que tenhas o teu número de telemóvel associado à tua conta bancária.
Certifica-te de que encerras a sessão
Depois de utilizares o serviço de homebanking termina a sessão e garanta que fecha a página da instituição.
Consulta os movimentos e extratos de conta com regularidade
Verifica com regularidade os movimentos das tuas contas e repara na data e hora do último acesso ao serviço de homebanking, de forma a verificar se existem possíveis acessos ou movimentos que não tenham sido feitos por ti.
Lê os termos e condições das apps
Para instalar e utilizar as aplicações de homebanking, regra geral tens de conceder acesso aos teus dados pessoais. Certifica-te de que confias no provedor da aplicação e não deixes de te informar acerca dos termos e condições, bem como da respetiva política de privacidade da app.
Não acede a redes Wi-Fi públicas
Evita aceder ao serviço de homebanking através de redes Wi-Fi públicas, bem como utilizar equipamentos (computadores, smartphones e tablets) partilhados ou nos quais não confies.
Ativa alertas de segurança
Ativa os alertas de transferências e de débitos ou outros mecanismos de segurança que o seu banco disponibilize, no sentido de receber avisos caso existam movimentações suspeitas na tua conta.
Comunica à tua instituição se suspeitar de fraude ou roubo
Caso suspeites de furto, roubo ou apropriação abusiva do cartão matriz ou de outro elemento de segurança utilizado para realizar operações financeiras através do teu serviço de homebanking, informa de imediato o teu banco.
Enquanto cliente bancário deves ter conhecimento dos procedimentos de segurança da instituição e, em caso de dúvida, não deves executar qualquer operação sem antes pedir os esclarecimentos necessários ao teu banco.
Phishing: está um passo à frente
Devido à vulnerabilidade a que o cliente é exposto ao aceder ao homebanking, é importante que conheça os sinais de fraude de que pode ser vítima para que se possa precaver, nomeadamente em relação ao phishing, que é, provavelmente, a prática mais comum nestes casos.
O phishing ocorre quando uma entidade desconhecida ou um hacker se faz passar por uma instituição ou empresa e tenta persuadir o cliente a partilhar informações pessoais, tais como as coordenadas do cartão matriz, palavras-passe e números de contas bancárias.
Por norma, estas entidades enviam mensagens fraudulentas de correio eletrónico, SMS (smishing) ou fazem chamadas telefónicas (vishing), fazendo-se passar pelo banco de forma a ter acesso às tuas informações confidenciais.
Se estiveres a navegar no site de uma instituição de crédito e aparecer uma janela a solicitar a inscrição de dados que poderão ser utilizados para o acesso ao teu serviço de homebanking (como, por exemplo, as coordenadas do cartão matriz), ignora. Esta é uma forma muito comum de phishing, por isso desconfia e nunca dês os teus dados nessa situação.
Também podes ser vítima de phishing através de e-mail ou de SMS. Caso recebas mensagens suspeitas que solicitem para clicar numa hiperligação, não o faças. Normalmente, esses links dirigem o consumidor para uma página falsa na Internet, que costuma ser semelhante à do seu banco, em que lhe pedem que preencha um conjunto de campos de informação, frequentemente alegando que é necessário regularizar os seus dados pessoais sob pena de a conta bancária ser bloqueada.
Contratar produtos e serviços bancários nos canais digitais, apesar de ser mais simples, é também mais arriscado, uma vez que não implica contacto físico do cliente com a instituição.
Apesar de ser mais difícil a identificação do prestador do serviço bancário, bem como a identificação e autenticação dos clientes perante o prestador, existem entidades que prestam serviços online confiáveis, pelo que passa pelo consumidor informar-se devidamente e confirmar a segurança do serviço em questão.
É cada vez mais importante que o cliente bancário esteja alerta dos riscos e se previna para se manter seguro ao utilizar os serviços de homebanking.