Sucesso - terminou sessão

Enviaremos um email com as instruções para poder alterar a sua palavra-passe

Glossário Cartão de Crédito

Abatimento
Este é um pagamento sob a forma de um desconto, redução, devolução ou reembolso de um serviço ou mercadoria paga. Geralmente é dado como recompensa aos titulares de cartões de crédito que utilizam um determinado serviço de forma frequente, como reabastecer o seu carro num determinado posto de combustível.
Adiantamento de dinheiro
Este recurso é disponibilizado pela maioria dos emissores de cartões de crédito, em que o titular está autorizado a retirar dinheiro no balcão bancário ou através de caixas de Multibanco. O valor que retirar será deduzido do seu limite de crédito ou dos fundos em depósitos. Os adiantamentos de dinheiro estão sujeitos a um certo limite.
Banca online
Refere-se a todos os sistemas electrónicos que lhe permitem acessar uma série de serviços bancários utilizando a internet com um computador pessoal ou aplicações móveis.
Cartão de crédito de moeda dupla
Alguns bancos em Portugal emitem cartões de crédito de moeda dupla. Este recurso é benéfico para titulares de cartões que viajam de forma frequente, na medida em que ajuda a economizar nas taxas de câmbio.
Cartões seguros
Este é um tipo de cartão de crédito que exige que o titular do cartão faça um depósito de segurança antes de lhe ser concedida uma linha de crédito. Os cartões seguros são recomendados se tiver pouco ou nenhum histórico de crédito. Ao longo do tempo, se tiver feito sempre os pagamentos mensais a tempo, pode falar com o seu banco para mudar para um cartão sem garantia.
Cashback
Recurso disponível para os titulares de cartões de crédito que lhes permite obter dinheiro, após a sua compra, através de uma transação com cartão de débito usando o seu cartão de crédito. Os cashbacks também são sujeitos a um limite.
Código de autorização
Este é o código emitido pelo fornecedor do cartão de crédito que permite dizer aos comerciantes que o seu cartão é válido e que tem fundos para cobrir a transação no momento em que a autorização é solicitada.
Código de segurança
Este é um código com três dígitos que se segue logo após o número do cartão, geralmente impresso na faixa de assinatura no verso do seu cartão.
Comerciante
Qualquer estabelecimento comercial onde se pode comprar produtos e serviços.
Encargos financeiros
Estes incluem as taxas que paga ao credor para o uso de dinheiro emprestado. Os juros podem ser cobrados como percentagem do seu saldo devedor. As taxas de juros variam de acordo com os diferentes cartões de crédito.
Histórico de crédito
Corresponde ao registo de pagamentos que fez e empréstimos que fez no passado. Os emissores de cartões de crédito olham para esses dados como base para determinar o risco que correm ao emprestar-lhe dinheiro.
Limite de crédito/ linha de crédito
Refere-se ao valor máximo que pode cobrar no seu cartão de crédito. O seu cartão pode ser recusado ou pode ser imposta uma multa caso exceda o limite do cartão de crédito. Com o tempo, pode aumentar ou diminuir o seu limite de crédito.
MasterCard
A MasterCard é uma rede de processamento de pagamentos que não emite cartões de crédito. A MasterCard é aceite em estabelecimentos e comerciantes em todo o mundo.
Milhas Aéreas
Também conhecida como pontos de passageiros frequentes, as milhas aéreas são pontos de recompensa direcionados à milhagem que pode utilizar para resgatar passagens aéreas, privilégios de aeroportos e outras ofertas e descontos relacionados com viagens, incluindo acomodações e passeios.
Pagamento mínimo
Esta é a parte do seu saldo por liquidar do seu cartão de crédito em que você é obrigado a pagar, sendo o resto do valor não pago sujeito a juros. Normalmente, os períodos de isenção de juros não são aplicáveis que você faz apenas um pagamento mínimo.
Período de insenção de juros
Também referido como período de carência, é o período temporal que antecede a data de vencimento mensal (indicado na factura do seu cartão de crédito) durante o qual nenhum juro será cobrado pelo banco. Depois desse período, o titular do cartão de crédito terá de pagar juros relativos ao valor a dever. A duração do período de isenção de juros varia entre 20 a 59 dias.
Período introdutório
Durante o período introdutório, os bancos podem aplicar taxas de juros introdutórias para saldos em dívida no sua conta do cartão.
PIN
O PIN ou número de identificação pessoal é código que lhe permite realizar transações bancárias, incluindo levantamento de adiantamento de dinheiro no seu cartão de crédito através de caixas de Multibanco. Ao utilizar o seu PIN, você também pode fazer compras sem ter que assinar facturas. Os códigos do PIN não devem ser partilhados com ninguém.
Plano de prestações
O plano de prestações é uma característica disponível para alguns cartões de crédito, em que os bancos podem liquidar uma compra na íntegra e o titular do cartão paga ao banco o seu valor total em prestações.
Pontuação de crédito
A pontuação de crédito é um indicador de risco com base em validação estatística, conforme determinado pelas insitituições financeiras e agências de crédito. Representa a totalidade do seu histórico de crédito numa medida numérica. As pontuações de crédito estão sujeitas a alterações que dependem das informações mais recentes do seu perfil de crédito.
Programa de recompensas
A maioria dos cartões de crédito em Portugal oferecem um programa de recompensas que permite aos titulares de cartões ganharem pontos, milhas aéreas ou descontos em dinheiro para o uso do cartão de crédito. Alguns emissores cobram-lhe uma taxa para participar no programa de recompensas, particularmente aquelas que permitem transferir pontos para programas de passageiros frequentes.
Rede de pagamentos com o cartão
Os provedores de redes de pagamentos com o cartão incluindo Visa, MasterCard e American Express fornecem facilidades de pagamento que permitem que os emissores de cartões de crédito e os bancos estabeleçam parcerias financeiras com estabelecimentos comerciais. Os provedores de redes de pagamentos com cartão cobram aos bancos e aos emissores de cartões de crédito uma taxa pelos seus serviços, com exceção da American Express, que emite os seus próprios cartões.
Rede de processamento de pagamentos
Esta é uma rede ou companhia financeira que medeia a troca de dinheiro entre o titular do cartão de crédito e o comerciante. As redes mais populares são a MasterCard, Visa e a American Express.
Talão Confirmativo da Transação
Documento comprovativo da transação efetuada com um cartão de débito ou de crédito. Este talão tem, normalmente, o nome do titular e o número do cartão, pala além da identificação do comerciante no caso de a operação consistir no pagamento de um bem ou serviço. Por razões de segurança, o número do cartão pode ser total ou parcialmente omitido. Dependente do terminal de pagamento utilizado, a emissão do talão pode ou não exigir a introdução prévia do código secreto (código pessoal ou PIN) e/ou a assinatura do titular do cartão no espaço reservado para o efeito. No caso da transação ser processada em terminal de pagamento electrónico, todos os dados da operação são registados eletronicamente, pelo que o talão serve, essencialmente, para o titular conferir os movimentos efetuados com o extrato que a entidade emissora do cartão lhe enviar.
Taxa anual
Também referida, por vezes, como taxa de adesão, esta é o custo cobrado pelas emissores de cartões de crédito para a manutenção das contas de cartão de crédito.
Taxa Anual Efetiva Global (TAEG)
Também conhecida como taxa de juros anual, a TAEG é o juro anual que paga do saldo do cartão de crédito por liquidar.
Transação sem a presença de cartão de crédito
Este é um tipo de transação em que o titular do cartão não é capaz de fornecer o cartão fisicamente a um comerciante, tal como a partir do telefone, online ou ordens de transação pelo correio. Nestes casos, a autorização do banco será solicitada pelo comerciante.
Transferência de saldo
Este é o processo de transferência de saldo do cartão de crédito em dívida para outra conta de crédito que irá permitir que você liquide o saldo através de prestações dentro de um período de tempo específico, num montante de juros mais baixos. As tranferências de saldo são aplicadas, normalmente, nos cartões de crédito com juros altos, empréstimos pessoais, empréstimos renováveis, contas a descoberto, etc.
Visa
Tanto a Visa como o MasterCard são redes de processamento de pagamentos, que são amplamente aceites em todo o mundo.
3D Secure
Esta é uma camada adicional de segurança que o protege de fraude relacionada com cartões de crédito. Os comerciantes que usam 3D-Secure requerem uma etapa adicional de autentificação online cada vez que fizer uma transação online de cartão de crédito ou débito.

Compare e adira em 3 passos

Simulador líder em Portugal de produtos de Crédito e Telecomunicações

100% gratuito
Rápido e simples
Imparcial e independente

Utilize os simuladores do ComparaJá.pt para resumir todo o mercado às opções mais adequadas para si. Beneficie do nosso acompanhamento personalizado, sem compromissos, para aderir à melhor oferta de forma informada.

Testimonial person
Sem ter de perder tempo a ir aos balcões encontrei ajuda no simulador do ComparaJá para escolher a melhor oferta. O apoio ao telefone foi impecável e trataram-me de tudo. Recomendo.
Ana Santos, 52 anos, Setúbal

Dicas de Finanças Pessoais exclusivas

Conheça os melhores truques para poupar e fique a par das últimas novidades financeiras ao subscrever a nossa newsletter.

Últimos Artigos

Mantenha-se a par das mais recentes novidades do mundo financeiro e das melhores dicas de poupança.
Veja todos os artigos do nosso blog