Em situação de sinistro, são vários os passos que o condutor terá de levar a cabo. Na existência de terceiros deverá ser preenchido um impresso de Declaração Amigável de Acidente de Automóvel (DAAA) e assinada por todas as partes envolvidas.
Poderá ser uma mais-valia tirar fotografias no momento do sinistro, bem como recolher o número da matrícula, marca e modelo das viaturas envolvidas. Não obstante, também será importante anotar as apólices dos seguros dos intervenientes.
Se do acidente resultarem feridos, é necessário chamar as autoridades (PSP ou GNR) que irão tomar as diligências necessárias para a resolução do sinistro. Poderá também ser relevante considerar o depoimento de testemunhas, num contexto de discordância entre as partes sobre a responsabilidade do sucedido.
Posteriormente, deverá comunicar o sinistro à sua
seguradora. Para participar o sinistro à Tranquilidade Seguros Automóvel, poderá fazê-lo online e garantir a abertura de processo em 2 horas. Basta seguir as seguintes indicações:
- Preencher, pelo menos, os campos obrigatórios da participação online;
- Enviar a DAAA devidamente preenchida e assinada pelos intervenientes;
- Escolher a opção enviar;
Posto isto, será efetuada a abertura do processo. No caso de necessitar da realização de peritagem, deverá fazer a respetiva marcação. Seguidamente, ser-lhe-á enviada uma SMS com os detalhes relativos ao nº de sinistro e à data de peritagem (onde será decidida a reparação ou a perda total da viatura). Para acidentes que resultem em furto da viatura, deverá juntar ao processo o documento que comprove a queixa às autoridades.
O acidente também poderá ser participado através da APP Tranquilidade (disponível para dispositivos iOS e Android), onde poderão ser anexadas fotografias do acontecimento e em 2 horas será garantida a abertura do processo.
A somar à participação online, a DAAA também poderá ser entregue na Linha de Sinistros da Tranquilidade, no respetivo mediador, na loja mais próxima ou nos serviços centrais existentes no Porto ou em Lisboa.