Assistência em viagem: a que garantias pode ter acesso?

|Posted by | Seguros, Todos os Artigos
Tags: , , , , ,

Assistência em Viagem: a que Garantias Pode ter Acesso?

Os infortúnios podem acontecer quando menos se espera e não é raro os mesmos acontecerem durante uma viagem de carro ou mota. No seu contrato de seguro automóvel a assistência em viagem existe mesmo para corresponder a essas situações e para o ajudar se, durante uma viagem, tiver um acidente e precisar de um reboque, mudar um pneu ou mesmo troca de combustível.

O ComparaJá.pt analisou a oferta de 5 seguradoras no que toca a seguros de viagem para perceber quais as coberturas que cada uma garante.

Lusitânia Seguros: assistência em viagem se faltar a gasolina

A Lusitânia Seguros garante que, se faltar gasolina a meio da viagem e não tiver uma bomba por perto, não fica pelo caminho. Este seguro de assistência em viagem possui esta garantia, para o território nacional. De resto, garante o reboque do carro para uma oficina à escolha (também só em Portugal), resolve situações de perda de chaves (ou se a mesma ficar dentro do veículo) ou mudanças de pneus. Mas não é só. Também inclui:

  • Desempanagem, mesmo que se deva a falta de bateria
  • Supervisão de crianças (no estrangeiro)

Este seguro de assistência em viagem não cobre, todavia, acidentes ou avarias decorridos em provas de desportos de competição ou despesas do funeral.

A Fidelidade oferece assistência jurídica aos segurados

Por seu lado, a cobertura de assistência da Fidelidade (Fidelidade Assistance) passa também pelo apoio jurídico prestado à pessoa segura em caso de necessidade. Mas não é só. Em relação aos veículos, as outras coberturas englobam:

  • Envio do veículo para o país de origem
  • Repatriamento de pessoas
  • Alugar viatura de substituição
  • Reboque/reparação do veículo

Já relativamente aos ocupantes do veículo, a assistência em viagem da Fidelidade garante:

  • Envio de medicação
  • Transporte sanitário em caso de doença
  • Despesas médicas/hospitalização
  • Encargos com menores

Seguro Directo: assistência em viagem com estadia em hotel?

A assistência em viagem standard da Seguro Directo possui também um rol de outras coberturas, que passam pelos clássicos reboques do carro em caso de avaria, cobertura do transporte de feridos ou pessoas doentes e mesmo o transporte dos falecidos e respetivos acompanhantes.

No entanto, enquanto aguarda pela reparação do automóvel, este seguro de assistência em viagem também garante a estadia em hotel.

Se desejar pode fazer o “upgrade” – para a opção de assistência em viagem ampliada – onde já tem, por exemplo, aconselhamento médico telefónico ou serviço “concierge”. Claro que tal representa um aumento no prémio do seguro.

Quer um veículo de substituição? A Zurich providencia!

Caso não tenha tempo a perder e necessite de um veículo substituto, a cobertura da assistência em viagem da Zurich pode providenciar esse serviço. Mas, claro, não é a única cobertura que este seguro contempla.

Engloba situações diversas como rebentamentos de pneus, transporte dos sinistrados, casos de falta de combustível, assistência médica ou mesmo perdas das chaves do veículo. E não se fica por Portugal, pode recorrer a este serviço de assistência em viagem, mesmo no estrangeiro.

Repatriamento do veículo: pode ir à Tranquilidade

No que diz respeito à Tranquilidade, a oferta da seguradora contempla – por exemplo – o repatriamento do veículo ou o seu transporte. Mas vai além disso: a desempanagem do mesmo também está contemplada, assim como o reboque em caso de avaria.

Também garante, aos ocupantes, o prosseguimento da viagem (com excepção das autocaravanas de aluguer), assim como apoio em caso de furto, roubo ou perda de chaves (mais uma vez as autocaravanas de aluguer ficam de fora).

A seguradora não cobre, entre outras situações:

  • Gastos com o combustível do veículo assistido
  • Reparações da viatura
  • Sinistros decorridos em locais reconhecidos como não acessíveis
  • Etc.

Em suma, ao contratar um seguro de assistência em viagem deve sempre analisar bem as coberturas (e as exceções), assim como os capitais seguros e os prémios a pagar. Só pensando bem estes fatores pode ter a certeza que escolheu o produto indicado para si e evitar qualquer surpresa menos agradável.

Henrique Figueiredo

Sobre Henrique Figueiredo

Formado em Ciências da Comunicação e especializado em Ciência Política, o Henrique iniciou a sua carreira em jornalismo, tendo depois estado envolvido em diferentes projetos nas áreas de Comunicação e e-Commerce. Acredita que na poupança está o ganho e, nesse sentido, quer apoiar os portugueses na rentabilização das suas decisões financeiras.

Comentários