7 Regras de ouro de investimento para iniciantes

Destacamos 7 regras de ouro de investimento para iniciantes, de modo a que possas fazê-lo de maneira informada e convicta.

Queres começar a investir mas não fazes ideia por onde começar? Muitos novos investidores cometem erros de forma frequente devido à sua inexperiência e falta de conhecimento, acabando por perder dinheiro. Mas não te preocupes, neste artigo destacamos 7 regras de ouro de investimento para iniciantes, de modo a que possas fazê-lo de maneira informada e convicta, evitando alguns erros básicos.

1. Não Acredites em Tudo o Que Lês

Os jornais podem apenas publicar relatórios após os preços de mercado subirem ou descerem. Se pretendes ganhar dinheiro com o teu investimento, precisas de agir antes que o mercado fique quente, visto que o preço das ações vai provavelmente atingir um pico dada a grande publicidade e alarido à volta desse investimento.

Lembra-te: não deves, em momento algum, investir às cegas ou poderás acabar por pagar preços proibitivos. Não existe garantia de que os preços irão continuar a subir e poderás ter que vender a preços bastante inferiores aos que compraste.

2. Sobe o Objetivo de Retorno

Um crescimento no valor não implica necessariamente um investimento de sucesso, pois uma elevada taxa de inflação iria compensar o seu crescimento. Se o retorno do investimento for inferior à taxa de inflação (a taxa de inflação em Portugal no mês de setembro de 2022 foi de 9,820%) ainda assim estarias a perder dinheiro.

Podes optar por fundos mútuos, assim como cláusulas em seguros, de modo a que consigas acompanhar a inflação e obter um retorno de investimento mais elevado.

3. Distribui o Risco

Seria melhor para ti fazer o investimento numa variedade de setores e empresas, como é o caso de uma empresa de saúde, uma transportadora ou uma imobiliária. Com baixa correlação entre estes setores, podes diversificar de forma efetiva os riscos de investimento.

Como é muito pouco provável que todos os teus investimentos corram mal ao mesmo tempo, uma baixa num setor não irá afetar negativamente o desempenho do teu portfólio. Para ter um portfólio diversificado, podes optar por investir num fundo de índice ou contratar um conselheiro financeiro com o intuito de construíres um portefólio com uma maior variedade de investimentos, tendo riscos menores.Banner BNI Depositos a prazo4. Não Invistas em Entidades Que Não Conhece

Não deves investir em indústrias ou empresas que não conheces devidamente. Evita investir em empresas sobre as quais não tens a mínima noção acerca da respetiva operação e área de negócio.

No mesmo sentido, se não conheces bem o teu mercado e respetivos produtos e matérias-primas, é provável que aches difícil de entender que a queda dos preços do petróleo poderás trazer impactos nas finanças e empresas de minas de carvão, por exemplo.

É impossível adotar uma estratégia de investimento de forma passiva com as frequentes flutuações nos mercados. Também não poderás tomar decisões no tempo apropriado se não estiveres devidamente informado da situação atual do mercado.

Para além disso, a incapacidade em compreender o investimento pode gerar sérios problemas no teu plano financeiro. Por exemplo, se entenderes a garantia e não garantia dos retornos do seguro-capital, as probabilidades ditam que poderás ganhar menos do que aquilo que inicialmente investiste.

5. Estabiliza Primeiro as Tuas Dívidas

Caso tenhas acumulado enormes dívidas no teu cartão de crédito ou se tiveres pedido um empréstimo com uma taxa de juro muito elevada, deves ver-te livre de todas as dívidas antes de investires. Até podes achar que consegues pagar as dívidas com os ganhos gerados pelo teu investimento, mas as hipóteses são mínimas, visto que é incrivelmente difícil para a maioria dos novos investidores obter retornos de pelos menos 9%.

Para além de que, com os juros elevados dos cartões de crédito, podes ficar surpreendido com o custo dos juros antes de ganhar o suficiente para cobrir as dívidas. Podes tentar aderir a uma solução de crédito consolidado, com o qual podes juntar todas as dívidas dos cartões de crédito em apenas um empréstimo, reduzindo as despesas dos juros.

6. Investe e Poupa ao Mesmo Tempo

Caso seja necessário, não é fácil retirares dinheiro de um fundo mútuo ou depósito estruturado de um momento para o outro, uma vez que terás, provavelmente, uma perda substantiva (ainda que consigas retirar essa quantia).

É prudente, por isso, juntar algumas poupanças para um dia menos bom. Bens ilíquidos, como relógios de luxo e joalharia não devem ser considerados na tua poupança, pois são difíceis de vender imediatamente em tempos de emergência.

Portanto, seria melhor se conseguisses ter, simultaneamente, poupanças e um fundo de investimento. Se não tens dinheiro suficiente para criar e manter estes dois tipos de fundos, tenta ao menos juntar 6 meses do salário que aufere, antes de iniciar qualquer investimento.

Lê mais:

7. Estabelece um Período de Tomada de Decisão de 2 Semanas

Dá um passo atrás caso tenha uma grande perda num investimento. Muitas pessoas não conseguem manter-se calmas e tendem a dobrar o seu investimento de forma a recuperar aquilo que perderam. Isto não é apenas comum para novos investidores, sendo igualmente verdade para traders experientes e gestores de fundos. Entram em pânico e costumam agarrar qualquer oportunidade de recuperar aquilo que perderam.

É por isso que aconselhamos a dar um passo atrás, pensar bem e contrapor prós e contras antes de tomares qualquer decisão. Revê o teu portfólio e pensa bem antes de tomar a próxima decisão.


Rafael Outeiro
Rafael Outeiro
Content Writer