Os contadores inteligentes estão a ser instalados em todas as casas portuguesas, na sequência do compromisso europeu de reduzir a emissão de gases poluentes para a atmosfera. No total, já existem 4,3 milhões de contadores inteligentes em Portugal, o que representa uma cobertura de dois terços dos consumidores de energia.
A principal vantagem destes novos equipamentos é o fim dos consumos estimados, mas há mais. Conheça melhor o funcionamento dos contadores inteligentes e em que medida vão beneficiar a sua vida.
O que são contadores inteligentes?
Os contadores inteligentes são equipamentos digitais que medem e comunicam o consumo de energia elétrica e do gás, permitindo uma leitura real e automática à distância. Acaba-se, assim, a necessidade de os consumidores comunicarem regularmente as leituras para evitarem leituras estimadas. A operadora faz isso por si, remotamente.
Estes equipamentos estão a ser gradualmente implementados em todo o país, integrados na missão de transição energética em Portugal e um uso responsável de energia. Aliás, esta iniciativa partiu da União Europeia, que definiu como objetivo equipar 80% das casas com estes novos contadores inteligentes, e chegar aos 100% até ao final de 2022.
Assim, todos os contadores antigos deverão ser substituídos antes do dia 31 de dezembro de 2022, e a troca é obrigatória. Desta forma, acabam-se as estimativas da eletricidade e as imprecisões nas faturas da luz. Mas as vantagens não se ficam por aqui.
Quais as vantagens dos contadores inteligentes?
As vantagens dos contadores inteligentes são várias e dirigidas não só ao consumidor, mas também ao ambiente e às empresas que fazem o fornecimento e a gestão da energia. Passamos as descrever as principais.
Leituras automáticas
O consumidor já não precisa de recolher ou comunicar leituras todos os meses, uma vez que é o próprio contador que as faz chegar à distribuidora, de forma remota, direta e automática.
Faturas sem estimativas
A faturação deixa de ser estimada, porque a distribuidora tem acesso imediato ao consumo preciso e real de energia. O consumidor paga só o que efetivamente consumiu.
Operações remotas
Deixa de ser necessário que o consumidor esteja em casa ou que um técnico se dirija à residência para efetuar operações, como fazer um despiste de avaria, reparar anomalias, interromper ou retomar o fornecimento de energia, alterar a potência contratada ou configurar tarifas.
Controlo sobre o consumo
Os consumidores têm acesso a uma informação mais real e precisa sobre os seus picos de consumo, permitindo assim que escolham uma tarifa mais ajustada às suas reais necessidades e, por isso, financeiramente mais vantajosa e eficiente.
Agilidade na troca de distribuidora
Caso o consumidor pretenda mudar de distribuidora, não é necessário comunicar a leitura durante a transição. O contador inteligente envia uma leitura real no momento da mudança às duas distribuidoras: à nova e à cessante.
Benefícios ambientais
Os contadores inteligentes permitem uma gestão mais eficiente da produção e distribuição da energia na rede nacional, reduzindo assim a emissão de carbono. A E-Redes estima que, até ao final de 2022, será evitada a emissão de 2 mil toneladas de CO2 para a atmosfera.
Como obter contadores inteligentes e quanto custa?
A substituição dos contadores analógicos pelos contadores inteligentes está a ser realizada de forma gradual e progressiva em todas as casas portuguesas. Como é obrigatória, não precisará de fazer qualquer solicitação nesse sentido. Se ainda não aconteceu, até ao final de 2022 já deverá estar instalado em sua casa.
Nessa altura, irá receber uma notificação da E-Redes com essa informação. Até lá, deve continuar a comunicar periodicamente as leituras do seu contador para evitar faturas estimadas. Contudo, caso não queira esperar e pretenda beneficiar do contador inteligente o mais rapidamente possível, poderá fazer chegar o seu pedido à empresa distribuidora.
Os contadores inteligentes não têm qualquer custo associado, dado que são propriedade e da inteira responsabilidade dos Operadores das Redes de Distribuição (ORD). O consumidor continuará a pagar normalmente o mesmo valor pela potência contratada.
Contadores inteligentes: dúvidas frequentes
Conheça de seguida a resposta a algumas das dúvidas mais frequentes dos consumidores relativamente a estes equipamentos.
Perguntas frequentes:
- Posso deixar de comunicar leituras assim que tenha um contador inteligente?
- Só existem contadores inteligentes para a luz?
- Como sei se tenho um contador inteligente?
- Tenho de ter internet para ter um contador inteligente?
- Os contadores inteligentes interferem com outros aparelhos que tenho em casa?
- Posso recusar o contador inteligente?
- Vejo uma luz vermelha no meu contador inteligente. Devo preocupar-me?
- Quanto custa um contador inteligente?
- A fatura da luz vai subir com estes contadores inteligentes?
- Os contadores inteligentes fazem mal à saúde?
Posso deixar de comunicar leituras assim que tenha um contador inteligente?
Nem sempre. Depois um contador inteligente ser instalado, é necessário efetuar alguns testes para aferir a precisão e a comunicação. Só depois disso é que o contador entra em ação, deixando, nessa altura, de ser necessário enviar leituras.
Só existem contadores inteligentes para a luz?
Não. Também existe este tipo de contador para o gás natural. Contudo, esta iniciativa é exclusiva dos serviços de eletricidade.
Como sei se tenho um contador inteligente?
Saberá que tem um contador inteligente quando receber uma notificação da E-Redes a confirmar essa informação. Até lá, deve continuar a comunicar as leituras do contador.
Tenho de ter internet para ter um contador inteligente?
Não. O funcionamento do contador inteligente é autónomo e não precisa de qualquer auxílio externo. Sem internet, o equipamento funcionará na mesma.
Os contadores inteligentes interferem com outros aparelhos que tenho em casa?
Não. Os contadores inteligentes são completamente independentes, e poderá ter em casa os equipamentos que desejar, sem qualquer interferência com os novos contadores.
Posso recusar o contador inteligente?
Não. A instalação de contadores inteligentes é obrigatória em todas as casas portuguesas, dado que integra o plano nacional da E-Redes para modernizar e tornar o setor energético mais sustentável.
Vejo uma luz vermelha no meu contador inteligente. Devo preocupar-me?
Sim. Os contadores inteligentes têm um sinal luminoso que informa sobre o seu estado de funcionamento: vermelho se a contagem não estiver a ser feita, amarelo se o contador estiver em testes, e verde se funcionar corretamente. Se a luz vermelha do seu contador inteligente estiver ligada, deve contactar o seu fornecedor de energia.
Quanto custa um contador inteligente?
Os contadores inteligentes não têm qualquer custo. Se lhe for cobrado algum valor, está a ser vítima de fraude, pelo que deve recusar o pagamento e denunciar a situação.
A fatura da luz vai subir com estes contadores inteligentes?
Não. Pelo contrário, irá pagar apenas o que efetivamente consome, dado que a fatura é emitida com base na medição real do consumo. Constitui, na verdade, uma poupança relativamente às leituras estimadas.
Os contadores inteligentes fazem mal à saúde?
Não. À data, não existem estudos que sustentam qualquer nível de perigosidade dos contadores inteligentes para a saúde humana. Na verdade, este equipamento liberta uma radiação muito inferior à emitida pelos telemóveis e por outros equipamentos idênticos.
Estes contadores vieram para promover um consumo de energia mais eficiente e para que o consumidor tenha um maior controlo sobre os seus gastos. Confirme se a tarifa que paga é a mais vantajosa para si através do nosso simulador gratuito, que compara as diferentes condições oferecidas pelas empresas distribuidoras de energia.