Contadores inteligentes: deixa de comunicar as leituras

Com os contadores inteligentes, acabam as confusões com faturas da luz e leituras estimadas. Descobre o que são, como funcionam e quais as vantagens.

Os contadores inteligentes estão a ser instalados em todas as casas portuguesas, na sequência do compromisso europeu de reduzir a emissão de gases poluentes para a atmosfera. No total, já existem 4,3 milhões de contadores inteligentes em Portugal, o que representa uma cobertura de dois terços dos consumidores de energia.

A principal vantagem destes novos equipamentos é o fim dos consumos estimados, mas há mais. Conhece melhor o funcionamento dos contadores inteligentes e em que medida vão beneficiar a tua vida.

O que são contadores inteligentes?

Os contadores inteligentes são equipamentos digitais que medem e comunicam o consumo de energia elétrica e do gás, permitindo uma leitura real e automática à distância. Acaba-se, assim, a necessidade de os consumidores comunicarem regularmente as leituras para evitarem leituras estimadas. A operadora faz isso por ti, remotamente.

Estes equipamentos estão a ser gradualmente implementados em todo o país, integrados na missão de transição energética em Portugal e um uso responsável de energia. Aliás, esta iniciativa partiu da União Europeia, que definiu como objetivo equipar 80% das casas com estes novos contadores inteligentes, e chegar aos 100% até ao final de 2022.

Desta forma, acabam-se as estimativas da eletricidade e as imprecisões nas faturas da luz. Mas as vantagens não se ficam por aqui.

Quais as vantagens dos contadores inteligentes?

As vantagens dos contadores inteligentes são várias e dirigidas não só ao consumidor, mas também ao ambiente e às empresas que fazem o fornecimento e a gestão da energia. Passamos as descrever as principais.

Leituras automáticas

O consumidor já não precisa de recolher ou comunicar leituras todos os meses, uma vez que é o próprio contador que as faz chegar à distribuidora, de forma remota, direta e automática.

Faturas sem estimativas

A faturação deixa de ser estimada, porque a distribuidora tem acesso imediato ao consumo preciso e real de energia. O consumidor paga só o que efetivamente consumiu.

Operações remotas

Deixa de ser necessário que o consumidor esteja em casa ou que um técnico se dirija à residência para efetuar operações, como fazer um despiste de avaria, reparar anomalias, interromper ou retomar o fornecimento de energia, alterar a potência contratada ou configurar tarifas.

Controlo sobre o consumo

Os consumidores têm acesso a uma informação mais real e precisa sobre os seus picos de consumo, permitindo assim que escolham uma tarifa mais ajustada às suas reais necessidades e, por isso, financeiramente mais vantajosa e eficiente.

Agilidade na troca de distribuidora

Caso o consumidor pretenda mudar de distribuidora, não é necessário comunicar a leitura durante a transição. O contador inteligente envia uma leitura real no momento da mudança às duas distribuidoras: à nova e à cessante.

Benefícios ambientais

Os contadores inteligentes permitem uma gestão mais eficiente da produção e distribuição da energia na rede nacional, reduzindo assim a emissão de carbono. A E-Redes estimou que, até ao final de 2022, será evitada a emissão de 2 mil toneladas de CO2 para a atmosfera.

Como obter contadores inteligentes e quanto custa?

A substituição dos contadores analógicos pelos contadores inteligentes está a ser realizada de forma gradual e progressiva em todas as casas portuguesas. Como é obrigatória, não precisarás de fazer qualquer solicitação nesse sentido.

Nessa altura, irás receber uma notificação da E-Redes com essa informação. Até lá, deves continuar a comunicar periodicamente as leituras do teu contador para evitar faturas estimadas. Contudo, caso não queiras esperar e pretendas beneficiar do contador inteligente o mais rapidamente possível, poderás fazer chegar o teu pedido à empresa distribuidora.

Os contadores inteligentes não têm qualquer custo associado, dado que são propriedade e da inteira responsabilidade dos Operadores das Redes de Distribuição (ORD). O consumidor continuará a pagar normalmente o mesmo valor pela potência contratada.

Descobre:

Contadores inteligentes: dúvidas frequentes

Conhece de seguida a resposta a algumas das dúvidas mais frequentes dos consumidores relativamente a estes equipamentos.

Posso deixar de comunicar leituras assim que tenha um contador inteligente?

Nem sempre. Depois um contador inteligente ser instalado, é necessário efetuar alguns testes para aferir a precisão e a comunicação. Só depois disso é que o contador entra em ação, deixando, nessa altura, de ser necessário enviar leituras.

Só existem contadores inteligentes para a luz?

Não. Também existe este tipo de contador para o gás natural. Contudo, esta iniciativa é exclusiva dos serviços de eletricidade.

Como sei se tenho um contador inteligente?

Saberás que tens um contador inteligente quando receberes uma notificação da E-Redes a confirmar essa informação. Até lá, deves continuar a comunicar as leituras do contador.

Tenho de ter internet para ter um contador inteligente?

Não. O funcionamento do contador inteligente é autónomo e não precisa de qualquer auxílio externo. Sem internet, o equipamento funcionará na mesma.

Os contadores inteligentes interferem com outros aparelhos que tenho em casa?

Não. Os contadores inteligentes são completamente independentes, e poderás ter em casa os equipamentos que desejares, sem qualquer interferência com os novos contadores.

Posso recusar o contador inteligente?

Não. A instalação de contadores inteligentes é obrigatória em todas as casas portuguesas, dado que integra o plano nacional da E-Redes para modernizar e tornar o setor energético mais sustentável.

Vejo uma luz vermelha no meu contador inteligente. Devo preocupar-me?

Sim. Os contadores inteligentes têm um sinal luminoso que informa sobre o seu estado de funcionamento: vermelho se a contagem não estiver a ser feita, amarelo se o contador estiver em testes, e verde se funcionar corretamente. Se a luz vermelha do teu contador inteligente estiver ligada, deves contactar o teu fornecedor de energia.

Quanto custa um contador inteligente?

Os contadores inteligentes não têm qualquer custo para o cliente. Se te for cobrado algum valor, estás a ser vítima de fraude, pelo que deves recusar o pagamento e denunciar a situação.

A fatura da luz vai subir com estes contadores inteligentes?

Não. Pelo contrário, irás pagar apenas o que efetivamente consomes, dado que a fatura é emitida com base na medição real do consumo. Constitui, na verdade, uma poupança relativamente às leituras estimadas.

Os contadores inteligentes fazem mal à saúde?

Não. À data, não existem estudos que sustentam qualquer nível de perigo dos contadores inteligentes para a saúde humana. Na verdade, este equipamento liberta uma radiação muito inferior à emitida pelos telemóveis e por outros equipamentos idênticos.

Estes contadores vieram para promover um consumo de energia mais eficiente e para que o consumidor tenha um maior controlo sobre os seus gastos. Confirma se a tarifa que pagas é a mais vantajosa para ti através do nosso simulador gratuito, que compara as diferentes condições oferecidas pelas empresas distribuidoras de energia.


Rafael Outeiro
Rafael Outeiro
Content Writer