Como fazer um empréstimo sem juros?

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Existem três formas de conseguir um empréstimo sem juros. No entanto, há alguns fatores a ter em conta para evitar o sobreendividamento. Fica a saber quais.

Dizer “empréstimo sem juros” pode parecer estranho, mas é mesmo verdade: é possível ter acesso a um crédito sem pagar quaisquer juros. Como? Descobre tudo neste artigo.

Embora não acarrete o pagamento de juros, este financiamento é igual a todos os outros. Portanto, é necessário ter a mesma prudência que tens com outros produtos financeiros, de forma a não descontrolar as tuas finanças pessoais.

Como conseguir um empréstimo sem juros?

Um empréstimo sem juros permite ao titular do crédito o pagamento do montante utilizado sem que o MTIC aumente devido ao pagamento de juros. Esta facilidade é permitida através de três opções diferentes.

1. Cartões de crédito

Por um lado, podes utilizar o teu cartão de crédito para ter acesso a um empréstimo sem juros.

Todos os cartões de crédito dispõem de um plafond, que corresponde ao montante máximo que o banco disponibiliza ao cliente para poder gastar mensalmente. No entanto, se o cliente fizer uma determinada compra dentro desse plafond e decidir reembolsar, na totalidade, aquilo que gastou num período de 20 a 50 dias (este prazo varia consoante as instituições financeiras), então não pagará quaisquer juros - é o chamado pagamento a 100%.

Nota que a maior parte dos cartões de crédito está pré-definida para, ao fim de um determinado tempo e numa data específica (pergunta no teu banco qual é a tua data), removerem da tua conta à ordem o montante referente às compras que efetuaste com o cartão de crédito.

Se quiseres parcelar o pagamento em várias vezes, necessitarás de dar esta indicação ao banco - mas note que ficará sujeito ao pagamento de juros.

Desta forma, ao teres um cartão de crédito, podes não só ter acesso a um empréstimo sem juros, como aceder a outras vantagens. Estas são por exemplo descontos numa rede parceiros, acumular milhas aéreas ou até receber de volta, na tua conta bancária, uma parte do dinheiro que gastaste (uma funcionalidade designada por cashback).

2. Empréstimos através de lojas

Imagina que o teu frigorífico avaria e que não é possível arranjá-lo. A solução passa por comprar um novo e, por norma, este eletrodoméstico é dispendioso. Podes utilizar o seu cartão de crédito e pagar no mês seguinte, mas se este for um montante muito elevado para as tuas finanças pessoais, existe outra opção.

São muitos os retalhistas que oferecem a possibilidade de se pagar um produto de forma parcelada, em vários meses sem juros. Normalmente, estas lojas fazem o empréstimo na hora (associado a uma dada instituição financeira), estabelecendo um determinado prazo e indicando-te, de imediato, qual será a tua prestação mensal.

Assim, e ainda considerando o exemplo anterior, se o teu frigorífico novo custar 900 euros e pagares em 12 meses sem juros, ficarás a pagar 75 euros por mês, sem acrescer juros a este empréstimo.

3. Cartões de fidelização

Por fim, outra opção que existe para obter um empréstimo sem juros é através dos cartões de fidelização, que são cartões de crédito associados a uma marca ou loja, que oferecem inúmeras vantagens: desde descontos em parceiros a promoções exclusivas na própria loja, bem como acesso a diversas modalidades de pagamento (como é o caso do pagamento em três, seis ou 12 meses sem juros, por exemplo).

Fatores a ter em conta

Um empréstimo sem juros deve, ainda assim, ser utilizado com moderação. Podes recorrer a esta solução através do teu cartão de crédito, todos os meses, desde que faças uma boa gestão das tuas finanças pessoais. Caso contrário, o ideal será optar por pagar só algumas despesas com o valor disponível no teu cartão de crédito.

Ao comprares bens de valor mais elevado, como é o caso de um frigorífico, por exemplo, deves ler atentamente o contrato desse empréstimo sem juros. Infelizmente, pode acontecer teres de pagar comissões de processamento, de formalização ou de abertura e, assim, poderás acabar por ficar a pagar mais do que estavas à espera.

Para além disso, um empréstimo sem juros não deve ser utilizado constantemente, uma vez que, ao teres vários financiamentos deste género, as prestações mensais se começam a acumular e poderá tornar-se difícil gerir as tuas finanças.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer