Guia da reforma 2022: tudo o que precisas de saber

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Vais precisar de fazer o pedido de reforma para um familiar ou para ti? Sabe como o fazer e mais no nosso Guia da Reforma 2022.

O pedido de reforma é muitas vezes um processo que envolve alguma burocracia e períodos de espera por resposta e entrega da pensão. Nesse contexto, surgem diversas dúvidas sobre quem tem direito a esta remuneração.

Que anos é que contam para a reforma? Como é que eu sei quanto vou receber? Quando é que são pagas as pensões de velhice?

É já no dia 1 de outubro que se celebra o dia internacional do idoso e por isso mesmo decidimos criar o “Guia da reforma 2022” para responder a todas as questões enumeradas acima (e mais) de forma a ajudar os mais idosos a tratar deste pedido. Também incluímos alguns apoios adicionais, mais algumas dicas de como investir o dinheiro da reforma. Sabe tudo no nosso guia.Obter Guia da ReformaO que poderás ver no “Guia da reforma 2022”?

Este guia contém todas as informações necessárias para tratar do pedido de reforma, tal como diversos apoios complementares à pensão de velhice. Se estiveres interessado em investir para a reforma, também deixamos algumas recomendações.

Vê tudo o que podes ler no Guia da reforma 2022:

#1 – Reforma

Nesta secção poderás saber tudo sobre o pedido de reforma, as condições de reforma antecipada, quanto e quanto poderás receber de pensão.

Caso descontes para a Caixa Geral de Aposentações ao invés da Segurança Social podes também consultar como tratar da tua reforma neste guia.

#2 – Apoios complementares

Sabias que podes acumular a pensão de velhice com outras remunerações? Existem diversos apoios complementares a que poderás ter direito.

Nesta secção do Guia da reforma 2022 irás conhecer alguns deles como a pré-reforma, a pensão de sobrevivência e o complemento por dependência.

#3 – Investir para a reforma

Se ainda não reúnes todas as condições para pedir a pensão de velhice ainda estás mais que a tempo para investir e poupar para os anos após o término da tua carreira profissional.

Seja através de um PPR ou de um certificado de reforma, existem diversas formas através das quais poderás acumular um dinheiro extra para esta etapa da tua vida.

Ainda tens dúvidas sobre a reforma?

Caso não saibas como se trata deste pedido e quanto se recebe de pensão de velhice, podes descobrir isso tudo e mais no nosso Guia da reforma 2022, que é gratuito para todos os que o quiserem consultar. Para fazer o download deste guia em formato PDF basta carregar no botão abaixo.

Esperemos que este guia seja útil para ti ou para a tua família. Partilha com todos os que possam precisar.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer