Isolamento térmico: 4 dicas para melhorar sem gastar muito

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Ter uma casa confortável depende, em primeiro lugar, do isolamento térmico. Sabe como melhorar a climatização sem gastar muito

De pouco serve ter um bom aquecedor ou ar-condicionado em casa se o isolamento térmico não for o melhor – estarás sempre a gastar muita eletricidade, sem resultados satisfatórios. Por outro lado, uma casa com excelente isolamento térmico mantém a temperatura interior ao longo de todo o ano, o que representa menores gastos com a fatura da luz e maiores benefícios para o planeta.

Sabe mais:

Se está na hora de apostar no isolamento térmico da tua casa, sabe como o fazer sem gastar muito.

Quais as vantagens de um bom isolamento térmico?

O isolamento térmico consiste na utilização de determinados materiais de construção que têm as características térmicas necessárias para travar a troca de calor entre um ambiente interno e externo, mantendo assim a temperatura desejada dentro de casa. São inúmeras as vantagens de um bom isolamento térmico.

  • Conforto: Um bom isolamento térmico permite que a casa permaneça mais quente no inverno e mais fresca no verão, ajudando a manter a temperatura agradável durante todo o ano.

  • Poupança: Se a casa tiver um bom isolamento térmico, necessita de menos energia para atingir a temperatura desejada, o que se traduz numa poupança significativa na fatura da luz.

  • Insonorização: Os materiais de isolamento térmico também ajudam a diminuir os ruídos vindos do exterior, o que é especialmente importante para quem vive em grandes cidades ou em prédios antigos.

  • Salubridade: O ar interior é mais saudável, na medida em que há menos entrada de partículas nocivas, poluentes ou alergénicas. Os níveis de humidade e de condensação são também inferiores, reduzindo o risco de formação de mofo, bolor, fungos e micro-organismos nocivos à saúde humana.

  • Proteção: Uma casa com bom isolamento térmico oferece uma proteção acrescida contra o fogo. Em caso de incêndio, as chamas terão uma progressão mais lenta entre divisões, e a quantidade de fumo será menor.

  • Sustentabilidade: Pela reduzida necessidade de recorrer ao sistema de climatização, há menores emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes.

  • Valorização: O valor do imóvel aumenta devido a uma maior eficiência energética, o que permite recuperar o investimento feito no isolamento térmico. Também diminui a necessidade de efetuar intervenções futuras em reabilitações ou renovações.

4 dicas para melhorar o isolamento térmico sem gastar muito

Se precisas de melhorar o isolamento térmico da tua casa, mas não sabes por onde começar, toma notas de algumas ideias.

1. Começar de cima para baixo

O teto é um dos locais que mais influencia a temperatura da casa, pelo que merece uma atenção especial em termos de isolamento térmico. Idealmente, e de forma a não interferir na estética, o isolamento deve ser colocado entre o telhado e a estrutura que o suporta. Se não for possível, também poderás fazer o isolamento pelo interior, neste caso sendo necessário ocupar alguns centímetros do pé direito.

Em geral, quanto mais espesso for o material de isolamento térmico, mais eficaz será. Um dos materiais mais utilizados é a lã mineral ou fibra de vidro de alta densidade. A sua principal vantagem é não conduzir o calor e proporcionar um bom isolamento acústico.

As placas isolantes em XPS também são amplamente utilizadas, pela comodidade em cortar e aplicar diretamente debaixo das telhas. São altamente impermeáveis e eficazes na prevenção de bolores.

Sabe mais:

2. Tratar do isolamento das paredes

As paredes exteriores são um dos elementos que mais enfrentam o vento e a chuva. A solução ideal é colocares isolamento térmico do lado exterior, não só por ser mais fácil de instalar, como também para não interferir com os espaços interiores da casa. Geralmente, é usado um reboco térmico ou placas rígidas de poliestireno extrudido ou expandido, para garantir um isolamento térmico e sonoro superior.

Contudo, as paredes também podem ser isoladas por dentro, mas esta intervenção requer um cuidado especial para não mascarar problemas de canalização ou infiltrações.

Nesta situação, só é necessário proceder ao isolamento térmico nas paredes que têm contacto com o exterior, sendo mais indicado utilizar sprays de materiais plásticos, painéis rígidos de lã de vidro ou fibras celulósicas.

3. Ver portas e janelas, essenciais para o isolamento térmico

As portas e as janelas são as principais responsáveis pelas entradas e saídas de ar. Se não estiverem bem vedadas, ou se tiverem vidros simples e antigos, deves considerar a sua substituição.

A solução mais económica passa por uma boa caixilharia em alumínio, reforçada com isolamento, e vidros duplos. Assim, com um investimento mais controlado, poderás manter a temperatura da casa mais estável e reduzir os níveis de ruído.

Se não puderes fazer este investimento, há outras formas de melhorar o isolamento térmico das portas e janelas. Por exemplo, podes colar fita de isolamento na moldura, e em todas as outras frestas que nelas venhas a identificar. Além disso, podes isolar as caixas dos estores com lá de rocha, e certificar-te de que as ferragens estão bem afinadas.

Não percas:

4. Isolar o piso

Quanto mais próxima a casa estiver da rua e do terreno, mais o chão está sujeito a mudanças de temperatura e às consequências da chuva. Assim, se moras no rés-do-chão ou na cave, é importante que o chão seja isolado, não só para ajudar a manter a temperatura desejada, como também para evitar a formação de humidade.

Um dos materiais mais usados para isolar o chão é a cortiça, por ser um excelente isolante térmico, acústico e antivibrático e altamente resistente à humidade. Os painéis de isolamento feitos de cortiça são um produto permanente, podendo, em muitos casos, durar mais tempo que o próprio chão.

Além disso, a lã de rocha e espuma de poliéster são também amplamente utilizadas, por serem mais económicas e igualmente eficazes. Se não puderes fazer este investimento num futuro próximo, usa e abusa de tapetes e carpetes densos e quentes – ainda que o efeito fique longe do proporcionado por materiais isolantes, pode conceder algum conforto térmico.

Poupar está na ordem do dia, pelo que o isolamento térmico não deve ser esquecido, quer nos dias frios, quer nos dias quentes. Com estas pequenas alterações em zonas estratégicas, é possível usufruíres de maior conforto térmico e salubridade do ar em casa, enquanto reduzes a fatura da luz e ajudas o planeta.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer