6 Dicas para levantar dinheiro no estrangeiro

Sabes que cuidados deves ter ao levantar dinheiro no estrangeiro? Vê como te podes preparar para possíveis imprevistos e usufrui das férias ao máximo.

Haverá melhor sensação do que viajar sem preocupações? Ter tudo organizado com antecedência, chegar ao destino e apenas desfrutar dos dias fora da rotina. No entanto, devemos preparar-nos para imprevistos, tendo sempre dinheiro connosco ou cartão de crédito pronto para fazer pagamentos ou mesmo para levantar dinheiro no estrangeiro.

Mas sabes que aspetos deves ter em consideração quando fazes levantamentos fora do país? Tens conhecimento das taxas que poderás pagar? Ou será que o mais adequado é fazer os pagamentos com cartão ao invés de com dinheiro?

Deixamos-te algumas dicas úteis que podes aplicar ao levantar dinheiro no estrangeiro, para que usufruas ao máximo das tuas férias.

Sabe mais:

#1 – Se puderes pagar, não levantes

Fora da Zona Euro, os bancos cobram comissões tanto pelos pagamentos como pelos levantamentos efetuados com o cartão de crédito (e de débito). No entanto, as comissões são mais baixas se pagares as compras diretamente com o cartão e assim até poupas um dinheiro extra para as lembranças.

Se estiveres a passar férias dentro da Zona Euro, são-te cobradas taxas pelo levantamento de dinheiro com o cartão de crédito – operação designada por cash advance, porém ao fazer pagamentos de compras ficas isento destas comissões.

No entanto, existem alguns cartões de crédito como é o caso do Cartão Cofidis que isenta os consumidores destas taxas mediante o pagamento e mais 1 euro por mês.

#2 – É melhor levantar dinheiro no estrangeiro com um pé no aeroporto

Em certos países, levantar dinheiro em alguns locais pode não ser muito seguro.

Por via das dúvidas, o melhor é optares por fazer o levantamento no aeroporto assim que aterrares. Devido à sua segurança e vigilância, este é o local ideal para o fazeres sem correr qualquer risco.

Caso optes pelo levantamento, dado que algumas das comissões são fixas – isto é, têm o mesmo valor independentemente do montante levantado -, ficará mais económico decidir levantar de imediato um valor mais elevado do que ter de suportar várias taxas fixas devido a múltiplos levantamentos de baixo valor.

#3 – Faz um “check” ao teu cartão de crédito

Antes de iniciar a viagem, certifica-te de que o teu cartão de crédito funcionará corretamente no país para onde vais. Para isso, apenas precisas de ver na frente do cartão as redes a que este está ligado (Visa, Mastercard ou American Express).

Se não tens cartão de crédito, mas pretendes adquirir um para a viagem que se avizinha, é importante que escolhas o melhor. Atenta às redes a que está associado, mas também às taxas de levantamento e outros seguros associados que possam ser úteis em viagem e ainda a programas de milhas aéreas que o cartão possa oferecer.

#4 – Verifica as máquinas ATM e TPA’s antes de usar o cartão        

Embora o país de destino possa ter acesso a todas as redes de cartões, nem todas as máquinas ATM ou TPA (Terminais de Pagamento Automático) em estabelecimentos podem ter.

Antes de levantares dinheiro numa máquina multibanco, ou efetuar um pagamento de compras num TPA, certifica-te de que os dispositivos são compatíveis com o teu cartão.

Alguns estabelecimentos só aceitam Visa, ao passo que outros apenas Mastercard, por isso deves prestar atenção.

#5 – Do you speak English? Não? Ajudamos-te no essencial

Quando tentares levantar dinheiro no estrangeiro, o mais certo é que a caixa ATM te peça para escolher entre várias línguas. Provavelmente não terá a tua língua nativa, pelo que o melhor será optar pelo inglês.

Assim sendo, caso te dirijas ao multibanco com o objetivo de levantar dinheiro, primeiro terás que inserir os 4 dígitos referentes ao PIN. Depois, no modo Checking Account (referente a conta-corrente) seleciona a opção Withdrawal (levantamento).

Fica a par:

#6 – Tem cuidado com as fraudes

Se vais de viagem deves saber que, nalguns dos países, há sempre quem recorra a fraudes para “apanhar” os incautos que procuram levantar dinheiro. E, claro, as principais vítimas destes esquemas tendem a ser turistas.

As fraudes mais comuns passam pelo cash trapping (que acontece quando o dinheiro levantado fica preso na máquina) e por câmaras ocultas que te filmam a inserir o código. O melhor é evitar caixas automáticas com sinais claros de vandalismo e, caso sintas que foste vítima de fraude, alerta as autoridades e o emissor do teu cartão.

Apesar de muitos cartões já incluírem seguros que te protegem neste tipo de situações, prevenir é sempre essencial.


Rafael Outeiro
Rafael Outeiro
Content Writer