Multiscreen: como levares a TV para todo o lado?

Ver televisão em qualquer lugar sem pagar mais é uma realidade e chama-se multiscreen. Sabe como ativar este serviço e quais as ofertas das operadoras.

Pegar na televisão e levá-la para qualquer lugar. Demasiado rebuscado? Talvez. Mas é uma realidade e chama-se multiscreen. Vivemos numa era de constante evolução tecnológica. Se há 50 anos apenas alguns afortunados podiam dizer que tinham uma televisão em casa, hoje a maioria das famílias não só tem várias televisões, como tem também milhares de conteúdos televisivos à disposição.

Desde documentários, notícias, séries, filmes, canais de culinária, moda ou infantis, até conteúdos interativos e televisão 3D, quando o tema é inovação tudo vale no mundo da televisão da era digital.

Depois de o formato 3D em casa não ter tido o resultado que se esperava, eis que chega uma nova funcionalidade que veio para ficar: o multiscreen.

O que é o multiscreen?

A tradução de multiscreen é “ecrãs múltiplos”, mas o que distingue esta funcionalidade pode gerar alguma confusão para quem ainda não está familiarizado com o termo.

O que o multiscreen traz de novo à experiência de ver televisão é a possibilidade de ver os seus conteúdos preferidos em formatos diferentes – no tablet, no computador ou no smartphone – e em qualquer lugar.

O teu dispositivo móvel irá servir-se de um sinal de internet (seja 3G, 4G ou Wi-Fi) para fazer streaming do programa que pretenderes ver.

Dependendo dos conteúdos, podes gastar mais ou menos Internet e, se estiveres em locais sem acesso a Wi-Fi, irás muito provavelmente consumir bastantes dados móveis e arriscar ultrapassar o teu plafond.

Se tiveres necessidade de o fazer várias vezes, como é o caso de quem tem filhos pequenos e pretende entretê-los em viagens mais longas, talvez seja boa ideia considerares mudar para um tarifário com uma oferta de internet móvel mais generosa.

Em alternativa, como por exemplo em viagens, podes sempre considerar o uso do hotspot portátil, que te confere sinal Wi-Fi para que não tenhas de desperdiçar dados móveis.

Tens um pacote TV Net Voz? Começa a tirar proveito do multiscreen

Há várias formas de aderires a esta funcionalidade e uma delas é através das operadoras. Ao teres acesso, basta instalares no teu dispositivo Android ou iOS a aplicação que te diz respeito.

Clientes Vodafone: app Tv Vodafone e Tv Box Portátil

Com a Vodafone, desde que tenhas contratado o pacote TV Net Voz com TV Box, cria um Utilizador TV através da TV Box. Depois, instala a app TV Vodafone no smartphone ou tablet. A partir daí, basta que faças login com o Utilizador TV que definiu.

No computador, em vez de instalares a aplicação, faz uso da funcionalidade multiscreen através do site da Vodafone. Depois, segue-se o mesmo processo: faz login com o Utilizador TV criado e acede confortavelmente ao conteúdo televisivo que desejas.

Poderás então aceder à televisão em direto, bem como aceder a conteúdos dos sete dias precedentes para os principais canais de TV. Poderás também agendar gravações a partir da grelha de programação.

A Vodafone disponibiliza também uma TV Box portátil cujas dimensões são muito reduzidas e que permite aos clientes do serviço TV Net Voz usufruir das funcionalidades da box em qualquer televisão da casa através de cabo ou Wi-Fi.

Clientes MEO: app MEO Go

Se tiveres contratado um pacote triple-play da MEO e quiseres usufruir do MEO Go, basta instalares a app e fazer o login com os teus dados da Área de Cliente. Para além de utilizadores que usem sistema operativo iOS ou Android, o multiscreen do MEO tens também uma app para utilizadores do Microsoft 10 que pode ser instalada através da Microsoft Store.

Em alternativa, para acederes ao MEO Go a partir do computador, basta que inicies sessão com os teus dados no site da operadora.

O MEO Go permite-te aceder a mais de 120 canais, bem como canais premium subscritos, gravações dos sete dias precedentes, alugar filmes ou ver filmes já alugados e agendar gravações.

É também possível partilhares fotos do teu dispositivo móvel para a televisão e vídeos a partir do YouTube. A app serve ainda de comando.

Uma das vantagens contempladas neste serviço é a possibilidade de usufruires do MEO Go mesmo que não tenhas contratado o pacote triple-play. Isto significa que se apenas tiveres um telemóvel com tarifário MEO, por um valor mensal acrescido é possível acederes a conteúdos do MEO Go.

Para além disso, não terás de te preocupar com os dados móveis gastos com a app, já que a operadora providencia tráfego extra de 10 GB por mês para o efeito.

Clientes NOS: app NOS TV

As funcionalidades da app NOS TV podem ser usufruídas por qualquer cliente NOS que tenha adquirido um pacote triple-play. Basta instalares a app e acederes com as credenciais da área de cliente da operadora para começares a tirar proveito desta funcionalidade.

Para utilização através do computador, o processo é similar. Acede através do site da operadora e inicia sessão com os dados da tua área de cliente.

Esta app permite ver canais de televisão em direto e também programas com gravação automática para os últimos sete dias, também sendo possível agendar gravações.

Se tiveres subscrito o serviço NPlay podes ver os respetivos conteúdos. Podes igualmente alugar filmes e até visualizar os que já tenhas alugado.

É importante saberes que os clientes NOS 4 e NOS 5 têm direito a 25 GB adicionais de tráfego para utilizarem a app NOS TV fora de casa, independentemente do limite de dados móveis que tenham no tarifário. Significa que não gastarão mais por usar mais dados quando estiverem a usufruir dos conteúdos da app, onde e quando quiserem.

Clientes NOWO: app NOWO TV

A NOWO foi a última operadora a disponibilizar uma app para multiscreen, mas não é por isso que não acompanha as outras concorrentes. Os clientes da NOWO apenas necessitam de descarregar a app no seu tablet ou smartphone, aceder no computador através da Internet, inserir os dados de cliente e está pronta a usar.

Esta aplicação é gratuita e permite usufruir da funcionalidade de multiscreen como se o cliente estivesse em casa, a ver televisão no seu sofá, uma vez que a interface é igual à da TV Box. Disponibiliza-se ainda a funcionalidade de pesquisa para encontrar mais facilmente o tal filme ou a série daquele ator que tanto gostas.

Para além disso, a app NOWO TV dá acesso total ao videoclube e ainda ao que a operadora designa por “flashback”, isto é, à opção que permite ao cliente ver ou rever qualquer programa que já tenha sido transmitido em qualquer altura.

Por fim, a app NOWO TV permite ainda partilhar conteúdos via redes sociais, email, mensagem, entre outros. Deste modo, o cliente pode facilmente demonstrar, ao seu círculo de amigos, o filme, a série ou outro programa que esteja a acompanhar através de multiscreen.

Multiscreen fora da operadora

Conteúdos Sport TV em qualquer lado

Para aficionados do futebol e do mundo desportivo no geral, a Sport TV oferece a possibilidade de ver o melhor do desporto em qualquer lugar, a partir da app SPORT TV ou no próprio site deste serviço.

Ou seja, precisarás apenas do teu telemóvel, de um tablet ou de um computador e das tuas credenciais de acesso para poderes ver qualquer jogo com os amigos.

Para acederes aos conteúdos Sport TV em multiscreen, tem de ser feita a subscrição do pacote Sport TV Premium HD Multiscreen ou Sport TV Empresas HD, seja através da app SPORT TV ou dos pacotes contratados através das operadoras.

FOX+: um mundo Fox para cada cliente

Aceder ao FOX+ significa dispor gratuitamente dos conteúdos exclusivos dos estúdios Fox, a partir de um computador ou diretamente numa smart tv, sendo que irá estender-se brevemente a consolas de jogos, tablets e smartphones.

Esta funcionalidade, para além de permitir criar listas de conteúdos preferidos, apresenta ao utilizador sugestões baseadas nas suas preferências.

Se há mais do que uma pessoa a fazer uso do FOX+, não há problema. É possível definir-se vários perfis de utilizador, de forma a que o FOX+ sugira conteúdo sempre devidamente adequado aos gostos de quem está a ver televisão nesse momento.

De momento, apenas a Vodafone disponibiliza este serviço.

Se estás a pensar em aderir a um pacote 3P – ou se achas que chegou a altura de mudar de operadora – conta connosco para conheceres e comparares todas as alternativas ao teu dispor:


Rafael Outeiro
Rafael Outeiro
Content Writer