Até ao início de julho, mais de 5.000 famílias da Área Metropolitana de Lisboa (AML) receberam casas através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este número representa mais de 20% de todas as candidaturas feitas pelos 18 municípios da região, revela a AML.
Aprovação das habitações e tipos de obras
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) aprovou, até agora, cerca de 16.000 das 25.000 habitações candidatas — ou seja, 65% do total. Destes imóveis, 75% passaram por obras de reabilitação, enquanto 20% são construções totalmente novas.
O investimento médio por habitação varia: cerca de 153 mil euros para compra, 37 mil euros para reabilitação, 171 mil euros para construção nova e 178 mil euros quando a casa foi comprada e depois reabilitada.
Este esforço faz parte do plano da AML para melhorar as condições de habitação na região, , iniciado após um diagnóstico que revelou várias situações de habitação indignas. O PRR foi o impulso que tornou possível avançar com estas ações.
A Área Metropolitana de Lisboa é a maior do país e inclui 18 municípios, como Lisboa, Cascais, Almada, Amadora, Loures, Sintra e outros.
Qual o papel do ComparaJá?
No ComparaJá, estamos sempre atentos às novidades do setor imobiliário e habitacional para te ajudar a fazer as melhores escolhas. seja na hora de contratar serviços, comparar preços ou entender os apoios disponíveis, como os do PRR.
Queremos simplificar a tua vida, ajudando-te a poupar tempo e dinheiro nas decisões que realmente importam – não te preocupes com nada!