O SPIN é um sistema de transferências instantâneas que veio facilitar a forma como transferimos dinheiro, permitindo enviar dinheiro através do número de telemóvel ou do Número de Identificação Fiscal (NIF). Este é um método de pagamento transversal a particulares, ENI e empresas. No caso do teu destinatário ser uma empresa podes recorrer à utilização do NIPC.
Esta funcionalidade foi criada pelo Banco de Portugal e “iniciou o procedimento regulamentar para alterar a Instrução n.º 8/2018, de 22 de março, que regulamenta o Sistema de Compensação Interbancária (SICOI).” e foi implementada nos principais bancos portugueses. O principal objetivo é “prevenir transferências e cobranças indevidamente endereçadas, fraudes e burlas”.
Transferências bancárias através de IBAN ou MBWay passam para segundo plano e agora, com alguns cliques, o dinheiro chega em segundos. Neste artigo, explicamos tudo o que precisas de saber sobre o SPIN.
Como aderir ao SPIN?
Não precisas de aderir ao SPIN para fazer uma transferência, só necessitas de o fazer caso sejas tu o destinatário. O processo é muito simples, só tens de ter o teu número de telemóvel ou NIPC associado ao IBAN. No caso de teres uma conta de casal, poderás associar dois números à mesma conta.
Após esta definição estás pronto a receber dinheiro usando apenas estes dados. E não te assustes, caso queiras eliminar ou alterar, podes fazer essa desassociação a qualquer momento.
É possível associar um número de telemóvel estrangeiro, mas não um número fiscal estrangeiro.
Qual a diferença entre MBWay e SPIN?
Embora pareçam semelhantes, existem algumas diferenças entre o SPIN e o MBWay. A principal diferença passa pelo SPIN ser uma funcionalidade presente em todos os bancos e regulada pelo Banco de Portugal. Com SPIN tens ainda a possibilidade de fazer um pagamento, de forma simples, para um empresa.
Por outro lado, o MBWay é uma aplicação independente e que obriga a ter a sua aplicação para a poderes utilizar. Com o SPIN as transferências bancários podem ser feitas diretamente na app do teu banco.
Como utilizar o NIF ou o número de telemóvel para transferir dinheiro?
Uma das novidades do SPIN é a possibilidade de transferir dinheiro tanto através do NIF como do número de telemóvel. Os passos são os seguintes:
Garantir que o destinatário aderiu ao SPIN.
Aceder à app bancária.
Escolhe a “Transferência por contacto” ou “Transferência SPIN”.
Introduz o NIF do destinatário ou escolhe “por número de telemóvel”.
Coloca o valor e confirma.
Quanto tempo dura e quanto pago de comissão numa transferência SPIN?
Uma das grandes vantagens é que as transferências SPIN são instantâneas. Isto significa que em segundos o dinheiro é transferido para a conta dos destinatário, mesmo que seja de um banco diferente do teu.
Não existe pagamento de nenhuma comissão através da utilização do SPIN. É totalmente gratuito independentemente de utilizares homebanking ou através de balcões físicos.
Quer uses o número de telemóvel ou o NIF, com SPIN podes esquecer o IBAN e tornar as tuas transferências mais cómodas e seguras.