Fundada no século XIX, especificamente em dezembro de 1831, a Generali é uma companhia de seguros italiana, cuja oferta se entende entre o ramo vida e não-vida. O grupo italiano chegou ao mercado português em 1942 e, desde então, tem vindo a alargar os seus produtos e serviços não só para particulares, como também para empresas. Os planos de acidentes automóvel, saúde, pessoais, trabalho, ou proteção de bens são o principal foco desta seguradora. Paralelamente, tem apostado em soluções de poupança.
O início de 2020 ficou marcado pela aquisição da Seguradora Unidas ao grupo Apollo. Este negócio - que envolveu uma forte concorrência de entidades como a
Mapfre,
Ageas,
Zurich,
Allianz e Catalana -, abriu portas à gestão de outras seguradoras, nomeadamente à carteira da
Tranquilidade e à da
AdvanceCare. Já em 2018, a Generali tinha adquirido uma posição da Europ Assistance.
Devido à disseminação do novo coronavírus, juntamente com a Tranquilidade, a Generali lançou um seguro de saúde para empresas, com o intuito de proteger os colaboradores que fiquem infetados com o vírus. Este produto tem uma cobertura válida de 90 dias e inclui uma indemnização de convalescença.
A aposta na qualidade dos seus produtos e serviços valeu à Generali a eleição por parte dos seus clientes como a melhor seguradora do ramo não-vida. Esta distinção, recebida nos anos 2008, 2009, 2011 e 2016, decorreu de um estudo do Índice Nacional de Satisfação do Cliente (ECSI Portugal). Pouco depois, em 2019, a Generali foi eleita a melhor seguradora do mundo pela revista Forbes.
Presente em mais de 60 países, a Generali ocupa uma posição de liderança nos mercados da Europa Ocidental e tem vindo a aumentar a sua presença na Europa Oriental e na Ásia Central. Em Portugal, a companhia conta com mais de 350 colaboradores e 1300 agentes espalhados por todo o país, permitindo uma maior aproximação aos seus clientes.