Enquanto um seguro lhe garante a cobertura das necessidades contratadas, o plano de saúde funciona apenas como um cartão de descontos numa determinada rede. Em termos práticos, se tiver um seguro Médis e precisar de realizar exames de urgência e alguns tratamentos, apenas precisa de pagar uma percentagem dos mesmos. Já se tiver um plano de saúde, terá de pagar o valor total desses procedimentos.
Por outro lado, se tiver um plano de saúde e for a uma clínica sem acordo, não tem qualquer desconto. Ao invés, mesmo que essa clínica não faça parte da rede, com o seguro de saúde Médis, pode sempre efetuar o pedido de reembolso. Não obstante, mesmo que tenha um plano de saúde e recorra a uma clínica que lhe ofereça descontos por uma consulta de especialidade, acaba por pagar mais do que se tiver um seguro de saúde.
Claro que tudo depende do que tiver previamente acordado com a
companhia de seguros, mas geralmente um seguro garante-lhe uma maior proteção. Por exemplo, no caso das grávidas compensa um seguro ao invés de um plano de saúde. Além disso, as despesas que tiver com um seguro podem ser deduzidas no seu IRS.
Mas tenha em atenção que o preço que paga pelo seguro também tende a ser mais elevado do que o valor que paga num plano de saúde. Por outro lado, qualquer pessoa pode contratar um plano de saúde, enquanto o seguro Médis tem geralmente um limite máximo de idade para a sua subscrição. Não obstante, se os seus rendimentos não permitirem a contratação de um seguro, um plano de saúde dá-lhe, pelo menos, acesso a alguns descontos em determinados cuidados de saúde.
Analise bem as suas necessidades e prioridades e simule o seu seguro de saúde através do Médis simulador.