Código CPE: o que é, para que serve, como pedir?

Vais precisar do código CPE para enviar leituras da luz, mudar o tarifário ou contratar um novo fornecedor de eletricidade. sabe o que é e como o encontrar.

O Código CPE é necessário para tratares de vários assuntos com o teu fornecedor de energia. Pode ser difícil de encontrar, mas neste artigo explicamos como o podes obter e o que significa. Toma nota.

O que é o Código CPE?

O código CPE (Código de Ponto de Entrega) é o número que identifica a tua instalação elétrica junto dos operadores. Dito doutro modo, é como se fosse uma espécie de bilhete de identidade que indica o local onde está cada contador elétrico, certificando assim a morada da instalação.

Composto por 20 dígitos – duas letras, dezasseis números e mais duas letras – o código CPE é único e intransmissível. Isto significa que, mesmo que vivas num prédio onde os contadores estejam numa área comum, cada apartamento vai ter um código próprio. Significa também que, se tiveres vários contratos de energia, terás um código associado a cada um deles.

Este código é atribuído à morada pela e-Redes e não pelo fornecedor de luz. Assim, independentemente das alterações que faças ao teu contrato de energia, ou até se mudares de fornecedor, o código CPE da tua morada será sempre o mesmo.

A única situação em que pode ser atribuído um novo código CPE é se cancelares o contrato de eletricidade. Neste caso, ficas sem ligação à rede e, quando fizeres novo contrato, será gerado um novo código.

Para que serve?

O código CPE é-te solicitado em vários momentos da relação contratual com o teu fornecedor de energia. Por exemplo, quando comunicares leituras, tens de indicar este código.

Além disso, sempre que fizeres alterações ao contrato, como alterar a potência contratada ou substituir a tarifa, também deverás ter consigo este código. Caso seja necessário mudar o titular do contrato de eletricidade, também é necessário saber o código CPE. Em caso de avarias elétricas, é este código que permite ao piquete saber para onde se deve deslocar.

Como obter o Código CPE?

O código CPE pode ser encontrado numa fatura de eletricidade, junto dos dados do cliente, e no contrato que celebraste. Se não tiveres acesso a uma fatura de eletricidade, deverás entrar em contacto com o teu fornecedor de energia.

Em alternativa, poderás ligar para a linha de atendimento técnico da E-redes. No momento de efetuar a chamada, deverás ter contigo o Cartão de Cidadão do titular do contrato de luz, e fornecer a morada do imóvel onde está a instalação elétrica.

Se construíste uma habitação e precisas que te seja atribuído um código CPE, deverás, em primeiro lugar, fazer a instalação elétrica em casa. A E-Redes gera o CPE quando faz a ligação da luz e, enquanto o contador estiver nessa morada, terá sempre o mesmo código.

Se este é o teu caso, não te esqueças de comparar os preços praticados pelos vários comercializadores de energia. As diferenças podem ser significativas, mas, ao usar o nosso simulador gratuito e independente, poderás encontrar a tarifa mais barata.

Como interpretar o Código CPE?

O código CPE é composto por 20 dígitos, com o formato que se segue:Código CPE - Os meus dadosEste código encontra-se dividido em 4 secções distintas:

  1. Duas letras que identificam o país (PT).

  2. Quatro números que identificam o operador de rede (normalmente, 0002, que identifica a E-redes, o operador mais comum que faz quase todas as instalações em Portugal. No caso da REN, os números são 0001).

  3. Doze números que identificam o local.

  4. Duas letras de controlo que servem para testar se os números utilizados estão ou não corretos (“Check Digit”).

Concluindo, agora já sabes o que é o código CPE, as situações em que é necessário e como o encontrar. Uma vez criado, fica sempre associado a uma morada e nunca muda, a não ser que canceles o contrato.

Não deixes de comparar os preços da energia para conhecer os tarifários mais vantajosos, e não te esqueças de não contratar uma potência maior do que a necessária. Esta é uma das parcelas que encarece substancialmente a fatura da luz – quanto maior a potência, mais pagas. Assim, pondera cuidadosamente todos os fatores e certifica-te de que fazes as escolhas mais vantajosas para ti.


Rafael Outeiro
Rafael Outeiro
Content Writer