Possuir um carro elétrico, seja ele híbrido ou totalmente elétrico, deixou de ser uma indecisão e tornou-se uma questão de tempo. A escolha não é mais "Devo optar por um?" e sim "Quando irei optar por um?".
O inegável futuro da mobilidade está diante dos nossos olhos e conseguimos sentir a sua inevitabilidade.
Ter um veículo elétrico representa um compromisso com o meio-ambiente, mas sobretudo, representa também uma decisão económica inteligente, que deve ser considerada e aproveitada. Carregar o carro em casa pode gerar uma poupança superior a metade dos gastos mensais típicos com combustível. Mas… qual é a melhor opção?
Carros 100% Elétricos: mobilidade sem emissões e com máxima poupança
O carro 100% elétrico é um veículo que pressupõe que toda a sua propulsão seja realizada através do fornecimento exclusivo de eletricidade. Contém um motor elétrico que lhe permite fornecer potência para o carro e uma bateria para abastecer as exigências energéticas deste mesmo motor.
São viaturas que, à partida, contêm baterias maiores que as dos carros híbridos e híbridos plug-in e, dado esse facto, quando se recorre a uma corrente normal e doméstica, o tempo de carregamento será maior.
Quando faz sentido escolher um carro 100% elétrico?
Se costumas fazer trajetos curtos e regulares;
Se tens possibilidade de carregar em casa;
Se queres reduzir ao máximo os teus custos com combustível;
Se valorizas uma mobilidade ecológica e silenciosa.
São uma opção praticamente inquestionável no que toca à diminuição de custos para abastecimento do veículo, pressupondo que haverá a possibilidade de carregar em casa, à normal tarifa de eletricidade doméstica.
No que toca ao factor da comodidade de carregamento, são a escolha perfeita para quem diariamente percorre menos quilómetros do que a autonomia obtida com um carregamento.
Contudo, para quem faz trajetos longos frequentemente, que exijam a necessidade de carregamento em locais com uma disponibilidade limitada de carregadores (como em postos de abastecimento nas auto-estradas), este tipo de veículos podem comprometer a experiência da utilização deste tipo de veículos.
A existência de benefícios fiscais atraentes, também tornam os veículos 100% elétricos apetecíveis, tanto para particulares como para empresas. Isenção total de IVA, incentivos financeiros e apoio na aquisição de soluções de carregamento das viaturas são alguns dos pontos fulcrais no apoio governamental disponibilizado em Portugal.
Outros incentivos, como o estacionamento sem custos nos centros urbanos, em algumas cidades, também incentiva a utilização de carros 100% elétricos.
Como saber se o devo escolher?
Em suma, as principais vantagens de optar por estes veículos são:
Maior economia/poupança na troca do veículo a combustão;
Benefícios fiscais e incentivos à utilização;
Conforto e eficiência;
Custos de manutenção reduzidos.
Porém, ainda existem algumas desvantagens:
Custos de aquisição ainda relativamente altos, mas progressivamente reduzindo;
Infraestrutura de carregamento ainda em desenvolvimento, podendo gerar "ansiedade de autonomia".
Carros Híbridos e Híbridos Plug-In: equilíbrio entre tradição e inovação
Qual é a diferença entre híbrido e híbrido plug-in?
Em primeiro lugar, no que toca aos carros híbridos e híbridos plug-in, eles apresentam uma diferença fundamental entre eles, sendo que carros híbridos conseguem carregar a bateria utilizado a travagem normal do carro, não necessitando de carregar com uma tomada, enquanto os híbridos plug-in necessitam de uma tomada de carregamento para completar o carregamento da sua bateria, que tendencialmente é sempre maior do que nos híbridos.
Como funcionam estes veículos no dia a dia?
A utilização da energia elétrica varia de modelo para modelo, mas na sua generalidade os carros híbridos tratam de utilizar a energia elétrica como suporte para o arranque do veículo uma vez que este é o momento de menor eficiência do próprio. Já os carros híbridos plug-in, para além de assistirem nesta fase da condução, também são capazes de realizar alguns kms em modo completamente elétrico, tendo apenas a necessidade de recorrer ao combustível quando o carro atinge grande esforço/velocidade.
As suas principais vantagens são:
Economia e poupança em relação ao carro a combustão;
Autonomia conjugada com motor a combustão;
Conforto e eficiência em relação a um carro a combustão.
Como desvantagens, podemos realçar alguns pontos relacionados com a sustentabilidade, eficiência e manutenção:
Em relação a um 100% elétrico, não apresenta um nível de emissões CO2 tão reduzido;
Devido à presença de dois motores e também uma bateria, poderá apresentar um peso maior que o habitual;
Manutenção complexa e mais cara, devido aos dois sistemas utilizados.
Elétrico ou Híbrido: qual é a melhor escolha para mim?
Em suma, ambos os tipos de veículos adequam-se a diferentes perfis de utilização, não havendo uma resposta definitiva sobre qual deles seria o ideal para cada indivíduo.
Para quem ainda tem alguma aversão à transição para veículos totalmente elétricos e precisa de autonomia para viagens mais extensas, a opção híbrida plug-in surge como uma alternativa mais confortável.
Por outro lado, para quem pretende efetivamente realizar a mudança por uma tecnologia completamente livre de emissões, atingir uma poupança substancial nos gastos com combustível e dispõe de uma maior abertura à mudança e a uma nova forma de mobilidade, então o 100% elétrico será a melhor escolha.
Para quem é ideal um carro 100% elétrico?
Para quem procura poupança máxima;
Para quem faz percursos urbanos ou curtos;
Para quem tem acesso fácil a carregadores, especialmente em casa.
Para quem é ideal um carro híbrido (ou plug-in)?
Para quem ainda está a dar os primeiros passos na mobilidade elétrica;
Para quem precisa de mais autonomia e faz viagens longas;
Para quem não tem como carregar o carro regularmente.