O que torna uma conta bancária boa?

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O que torna uma conta bancária boa?

Pode ser considerada conta bancária boa aquela que não tem comissões, “letras pequenas” e que ainda disponibiliza outras vantagens. Apesar de não serem todas, existem algumas no mercado português. Descubra neste artigo o que torna uma conta bancária boa.

Serviços mínimos bancários: o que esperar

Os cidadãos têm direito a adquirir um conjunto de serviços bancários considerados essenciais a um custo reduzido, nomeadamente a abertura de uma conta de depósito à ordem e a disponibilização do respetivo cartão de débito. Estes serviços devem ser prestados por todos os bancos autorizados a receber depósitos do público, como está legislado.

Os serviços mínimos bancários incluem a abertura e manutenção de uma conta de depósito à ordem, disponibilização de um cartão de débito para movimentação da conta, acesso à movimentação da conta de serviços mínimos bancários através de caixas multibanco, serviço de homebanking e balcões da instituição de crédito e realização de depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços, débitos diretos e transferências intrabancárias nacionais, sem restrição quanto ao número de operações que podem ser realizadas.

Relativamente aos custos, as instituições de crédito não podem cobrar, pela prestação dos serviços mínimos bancários, comissões, despesas ou outros encargos que, anualmente e no seu conjunto, representem um valor superior a 1% do salário mínimo nacional, ou seja, 5,57 euros, de acordo com o salário mínimo em 2017.

A conta à ordem é o produto que os portugueses mais contratam nos vários bancos em Portugal, sendo um produto que deve ser apelativo por parte das instituições com o objetivo de fidelizar os clientes.

Para os novos clientes, esta pode muito bem ser a porta de entrada para a entidade; se esta se esforçar para oferecer excelentes condições, muito provavelmente outros produtos financeiros interessantes ficarão ao dispor do consumidor.

Conta bancária: diga “não” às comissões

A primeira caraterística que uma boa conta à ordem deve oferecer aos clientes é a ausência das principais comissões por serviços e custos por serviços associados, tais como cartões de crédito ou débito.

Em relação às comissões, deve procurar uma conta bancária que não cobra comissões de manutenção ou administração. Pagar para ter o dinheiro num banco ou domiciliar o ordenado não deve ser, à priori, algo que um bom cliente deva aceitar.

Por outro lado, é muito comum os bancos cobrarem pela realização de transferências interbancárias nacionais. No entanto, uma boa conta bancária não cobra por este tipo de transferências, incluindo os casos de transferência de fundos para outras contas de países da União Europeia (algo muito interessante para quem tem família no estrangeiro).

Atualmente, segundo o Banco de Portugal, a conta base com a comissão anual mais baixa é a do Banco CTT, que conta com um mínimo de depósito de 100 euros.

Da mesma forma, vale a pena contratar contas cujos cartões não tenham comissões de emissão ou de manutenção anual.

Não são só as comissões que importam

Em segundo lugar, é importante tentar encontrar uma conta bancária com vantagens adicionais, tais como a devolução de uma percentagem do ordenado domiciliado, como é o caso da Conta Mais Ordenado do Bankinter, que tem uma TANB de 5% no primeiro ano.

Outras vantagens podem passar por ofertas por subscrição e facilidade de obter outros produtos, como crédito pessoal ou habitação.

Resumindo, a melhor conta bancária do mercado é aquela que não cobra comissões, não tem mensagens “escondidas nas entrelinhas”, premeia o cliente por depositar o seu dinheiro e, para além disso, oferece produtos financeiros com condições vantajosas. Agora só falta comparar o que o mercado oferece.

Frederico Moura Martins

Sobre Frederico Moura Martins

Formado em Ciências da Comunicação e especializado em Ciência Política, o Frederico iniciou o seu percurso profissional em jornalismo e, posteriormente, em produção de conteúdos digitais. Procura aplicar a sua paixão por contar histórias na desmistificação da complexidade dos produtos e serviços financeiros para ajudar os portugueses a poupar e a tomar decisões informadas e conscientes nos diferentes âmbitos das suas Finanças Pessoais.

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