Tudo o que podes fazer com um cartão de débito

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Já conheces todas as funcionalidades do teu cartão de débito? Descobre aqui todas as vantagens que este produto te pode trazer.

O cartão de débito é o chamado “cartão multibanco” que costumas usar no teu dia-a-dia e que serve para movimentar a conta à ordem que tens no banco, mas será que conheces mesmo todas as funcionalidades deste tipo de produto? Fica a par de todas as vantagens que ter um cartão de débito te pode trazer.

O que é um cartão de débito?

Um cartão de débito é um meio de pagamento, usualmente emitido por instituições financeiras devidamente autorizadas, que o disponibilizam ao cliente através de um contrato e que pode integrar uma ou mais das seguintes marcas: MB, Visa Electron e Maestro.

Por norma, este tipo de produto é emitido com um determinado prazo de validade que vem indicado no cartão, não sendo inferior a um ano, e o titular pode utilizá-lo durante todo o período indicado, inclusivamente até ao último dia do fim da validade.

No entanto, existem custos associados à emissão e utilização de um cartão de débito que devem constar do preçário da instituição bancária que emite o cartão.

O cartão de débito tem uma conta de pagamento associada que é, por norma, uma conta à ordem e permite fazer inúmeras operações que podem facilitar a tua gestão financeira no dia-a-dia.

Quando utilizas o teu cartão para fazer levantamentos ou pagamentos, à conta associada é debitado o valor correspondente à transação que efetuaste, ou seja, esse montante é subtraído imediatamente ao teu saldo.

Informa-te:

Quais as suas funções?

#1 – Levantamentos de numerário

Com um cartão de débito podes fazer levantamentos de numerário em Portugal, independentemente da rede a que a caixa automática (ATM) pertença, sem te serem cobradas comissões por levantamento.

Para levantar dinheiro deves dirigir-te a um Multibanco, em que podes escolher montantes pré-definidos, entre os 10 e os 400 euros ou definir outra quantia à tua escolha. Não é permitido levantar mais de 400 euros por dia, sendo que o montante máximo por levantamento é de 200 euros, ou seja, se quiseres levantar 400 euros terás de efetuar dois levantamentos de 200 euros.

Não percas:

#2 – Pagamentos de bens e serviços

Uma das operações mais comuns com cartão de débito é o pagamento de bens e serviços através de Terminais de Pagamentos Automático (TPA), que proporcionam que o faças com segurança e comodidade.

Certamente que, se tens este produto, utiliza-lo com regularidade para pagar as compras no supermercado ou a conta do jantar no restaurante. Podes ainda fazer o pagamento de serviços, tais como gás, eletricidade, água e até a mensalidade do teu pacote de telecomunicações através de uma caixa Multibanco.

#3 – Consultas de conta

Com um cartão de débito podes efetuar inúmeras consultas relativas à conta à ordem que te está associada. Podes fazê-lo numa caixa Multibanco ou através do serviço de homebanking.

Consulta de saldos

Podes consultar o saldo da conta associada ao cartão de débito que estás a utilizar diretamente no ecrã da caixa Multibanco ou, se preferires, através da impressão do talão.

Consulta de movimentos de conta

É também possível consultar os últimos 10 movimentos da tua conta associada ao cartão de débito através de uma operação em ATM ou consultar o teu extrato bancário na Internet utilizando o homebanking.

Consulta de NIB e IBAN

Podes também consultar o NIB (Número de Identificação Bancária) e o IBAN (International Bank Account Number) da conta bancária associada ao cartão de débito que estás a utilizar. Tanto podes fazê-lo numa caixa Multibanco ou em casa a partir da Internet.

Fica a par:

#4 – Transferências bancárias

O cartão de débito também permite que faças transferências bancárias da tua conta associada a esse cartão para outra conta pertencente a uma Instituição Financeira do Sistema Bancário Português. Podes fazer uma transferência utilizando o teu cartão num Multibanco ou através da Internet via homebanking.

Lê também:

#5 – Débitos diretos

Ao teres um cartão de débito podes ainda usufruir do débito direto. Esta modalidade de pagamento consiste em debitar diretamente um determinado montante da tua conta à ordem, nomeadamente referente a serviços (mensalidade do ginásio, seguros, serviços de telecomunicações) ou prestações de empréstimos, não sendo necessária qualquer ação da tua parte.

Podes ativar esta funcionalidade através de uma caixa Multibanco ou no homebanking.

Sabe também:

Cartões dual: débito e crédito num só

Os cartões dual ou mistos agregam as funções de débito e de crédito num só produto. Por norma, estes combinam uma rede de pagamento a débito (por exemplo: Multibanco, Visa Electron ou Maestro) e uma rede de pagamento a crédito (Visa ou Mastercard).

Desta forma, um cartão dual, como por exemplo o cartão Curve, permite realizar operações a débito na conta de pagamento associada, tais como as descritas ao longo deste artigo, e ainda possibilita fazer movimentos a crédito de forma semelhante à dos cartões de crédito simples.

Aprende:

Aspetos a ter em atenção quando usa um cartão de débito

Apesar de ser um método de pagamento seguro, podem existir algumas limitações na utilização de um cartão de débito, tais como:

  • Alguns países não aceitam cartões de débito de outros Estados;

  • Não tem uma linha de crédito associada, a não ser que se trate de um cartão dual;

  • Se não tiveres saldo na conta, a sua utilização não é permitida;

  • Pode não ser aceite em todas as compras online.

Como tal, pode ser benéfico, em alguns casos, ter um cartão de crédito ou um cartão dual para o caso de precisares de usufruir de alguma funcionalidade que o cartão de débito não disponibilize.

Existem ainda os chamados cartões pré-pagos que, normalmente, são utilizados para efetuar compras online. Este tipo de cartões funciona mediante um carregamento prévio cujo montante fica disponível para ser gasto em pagamentos ou levantamentos, tal como acontece com o cartão de débito. Uma vez esgotado o saldo, terás de carregar novamente para poder utilizá-lo.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer