Às vezes, chega a altura que o nosso pacote de telecomunicações já não nos satisfaz e a questão impõe-se: mudar de tarifário ou mudar de operadora? Em cima da mesa estão, nas duas opções, vários custos, burocracias e outras complicações que importa descortinar.
Que custos estão presentes na mudança de tarifário? É preciso esperar pelo fim da fidelização no atual pacote? E atenção que os tarifários de telecomunicações estão em constante mudança e, por isso mesmo, é preciso atentar em vários fatores.
Que tipos de canais quer? Qual o número de canais pretendidos? Será que compensa aderir a um serviço de streaming? Pretende ter vários cartões SIM? Todas estas questões (e outras) precisam de ter a sua atenção na altura de ponderar a alteração.
Mudar de operadora: cuidado com a fidelização
O primeiro cuidado a ter com a mudança de operadora prende-se com o período de fidelização. Recentemente, a lei relativamente a estes períodos sofreu uma modificação importante: agora estes contratos só podem ir até 24 meses, havendo ofertas de 12 e 6 meses ou mesmo sem qualquer fidelização.
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Mas atenção: há custos associados se quiser mudar de operadora e ainda estiver fidelizado num pacote: terá que pagar o custo de instalação do equipamento, que pode ficar entre 200 e 300 euros (sendo que a operadora deve informá-lo deste custo no contrato) e ainda o valor respeitante à rescisão contratual.
Claro que aqui é preciso pesar os prós e os contras. É necessário saber que tipo de velocidade de internet deseja, se pretende ou não ter telemóveis associados a este pacote, a quantos canais quer ter acesso, entre outros fatores. Só cruzando toda esta informação é que ficará a saber se compensa mudar de operadora, mesmo acarretando com os custos do término contratual.
Compensará mudar de tarifário?
Tendo visto que, em princípio, a mudança de operadora só compensa em termos monetários quando não existe período de fidelização ou quando o mesmo termina, fica a questão: e então mudar de tarifário? Será esta uma alternativa compensatória?
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Antes de mais, deve saber que, se atualmente estiver com um pacote com Internet, Telefone e TV (ou uma combinação destes) não pode mudar parte dos serviços para outro tarifário. Ou seja, se, por exemplo, o seu serviço de telemóvel estiver dentro desse pacote não pode mudá-lo isoladamente para outro serviço.
Deve mudar tudo. E se ainda estiver abrangido pelo período de fidelização, pode mesmo ter que pagar o valor das ofertas sobre o número de meses de fidelização em falta. O que pode fazer é tentar renegociar os valores do pacote atual.
É mais fácil, por exemplo, mudar de tarifário de telemóvel pré-pago para outro pré-pago. Poderá, no entanto, ter que pagar um valor que oscila entre os 6 e os 8 euros por esta mudança.
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Então afinal compensa mais mudar de tarifário ou de operadora?
A resposta a esta pergunta depende do pacote que procura. Se a fidelização junto da sua operadora estiver quase no fim e desejar manter-se cliente da mesma, mas com outro pacote mais atrativo, então mudar de tarifário compensará.
No entanto, a mudança de operadora coloca-o perante um leque maior de opções, pelo que – se não se encontrar perante um período de fidelização – tal pode levá-lo a conseguir uma oferta mais económica e ao encontro das suas necessidades. Na dúvida deve sempre analisar todo o mercado e nunca se cingir apenas a uma operadora.