Chega a altura que o nosso pacote de telecomunicações já não nos satisfaz e a questão impõe-se: mudar de tarifário ou mudar de operadora? Em cima da mesa estão, nas duas opções, vários custos, burocracias e outras complicações que importa descortinar.
Que custos estão presentes na mudança de tarifário? É preciso esperar pelo fim da fidelização no atual pacote? E atenção que os tarifários de telecomunicações estão em constante mudança e, por isso mesmo, é preciso atentar em vários fatores.
Que tipos de canais queres? Qual o número de canais pretendidos? Será que compensa aderires a um serviço de streaming? Pretendes ter vários cartões SIM? Todas estas questões (e outras) precisam de ter a tua atenção na altura de ponderares a alteração.
Mudar de operadora: cuidado com a fidelização
O primeiro cuidado a ter com a mudança de operadora prende-se com o período de fidelização. A lei relativamente a estes períodos sofreu uma modificação importante: agora estes contratos só podem ir até 24 meses, havendo ofertas de 12 e 6 meses ou mesmo sem qualquer fidelização.
Existem custos associados à mudança
Mas atenção: há custos associados se quiseres mudar de operadora e ainda estiveres fidelizado num pacote: terás que pagar o custo de instalação do equipamento, que pode ficar entre 200 e 300 euros (sendo que a operadora te deve informar deste custo no contrato) e ainda o valor respeitante à rescisão contratual.
Claro que aqui é preciso pesar os prós e os contras. É necessário saberes:
Que tipo de velocidade de internet desejas;
Se pretendes ou não ter telemóveis associados a este pacote;
A quantos canais queres ter acesso, entre outros fatores.
Só cruzando toda esta informação é que ficarás a saber se compensa mudares de operadora, mesmo acarretando com os custos do término contratual.
Compensará mudar de tarifário?
Tendo visto que, em princípio, a mudança de operadora só compensa para a carteira quando não existe período de fidelização, ou quando este termina, fica a questão: e então mudar de tarifário? Será esta uma alternativa compensatória?
Antes de mais, deves saber que, se atualmente estiveres com um pacote com Internet, Telefone e TV (ou uma combinação destes) não podes mudar parte dos serviços para outro tarifário. Ou seja, se, por exemplo, o teu serviço de telemóvel estiver dentro desse pacote, não podes mudá-lo isoladamente para outro serviço.
Deves mudar tudo. E se ainda estiver abrangido pelo período de fidelização, podes mesmo ter que pagar o valor das ofertas sobre o número de meses de fidelização em falta. O que podes fazer é tentar renegociar os valores do pacote atual.
É mais fácil, por exemplo, mudares de tarifário de telemóvel pré-pago para outro pré-pago. Poderás, no entanto, ter que pagar um valor que oscila entre os 6 e os 8 euros por esta mudança.
Então afinal compensa mais mudar de tarifário ou de operadora?
A resposta a esta pergunta depende do pacote que procuras. Se a fidelização junto da tua operadora estiver quase no fim e desejares manter-te cliente da mesma, mas com outro pacote mais atrativo, então mudar de tarifário compensará.
No entanto, a mudança de operadora coloca-te perante um leque maior de opções, pelo que, se não te encontrares perante um período de fidelização, tal pode levar-te a conseguir uma oferta mais económica e ao encontro das tuas necessidades. Na dúvida deves sempre analisar todo o mercado e nunca te cingires apenas a uma operadora.