Governo alarga prazo para pagamento do IMI

O prazo para o pagamento da primeira prestação do IMI foi alargado até ao final do mês de junho, devido a problemas técnicos na Autoridade Tributária causados pelo apagão.

Trocos D'Hoje Lifestyle Poupança 03

Se tens uma casa em teu nome, fica atento: o Governo decidiu alargar o prazo para o pagamento da primeira prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) até 30 de junho de 2025. Esta decisão surge depois de uma falha de energia que afetou toda a Península Ibérica e causou problemas técnicos nos sistemas da Autoridade Tributária (AT).

Desde 29 de abril, o Governo tem acompanhado a situação de perto e, perante as dificuldades técnicas, está a ajustar o calendário fiscal para evitar que os contribuintes sejam penalizados. Um dos principais problemas foi o atraso no envio de milhares de notas de cobrança do IMI — o que impossibilitou que muita gente recebesse a documentação a tempo de pagar normalmente.

Nota:

Mas não é só o IMI que muda de data: devido às mesmas falhas no Portal das Finanças e à pressão dos prazos fiscais, o prazo para entrega da declaração de IRC (Modelo 22) foi também adiado para 16 de junho. Esta extensão pretende dar algum fôlego extra às empresas e aos contabilistas, que viram o seu trabalho dificultado por estas interrupções.

Assim, se tens obrigações fiscais a cumprir nas próximas semanas, confirma as novas datas e aproveita este período adicional para regularizar tudo com tranquilidade — e evitar coimas desnecessárias. Caso necessites de apoio para te orientares entre prazos e impostos, o ComparaJá.pt está aqui para te ajudar a tomar decisões informadas e sem complicações. Não te preocupes com nada!


maddie
Madalena Pacheco
Content Specialist