Ultrapassaste o limite do cartão de crédito?

André Pedro Especialista: André Pedro
Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Fica a par do que acontece se ultrapassares o plafond do teu cartão e descobre o que podes fazer caso te encontres nesta situação.

Tags:Plafond

Tens algum receio do que poderá acontecer se ultrapassares o limite do cartão de crédito? Talvez esse seja um dos motivos pelos quais ainda não te rendeste a este método de pagamento. Fica a par do que acontece se ultrapassares o plafond do teu cartão e descobre o que podes fazer caso te encontres nesta situação.

Em que consiste o limite do cartão de crédito?

Ao adquirires um cartão de crédito, a instituição financeira estipula um plafond, ou seja, um montante máximo disponível para o cliente gastar mensalmente, que define o limite do cartão de crédito.

O valor do plafond é renovado sempre que a dívida estiver saldada. Imagina que tens um limite máximo de 500 euros, mas já utilizaste 200 euros para fazer as compras do mês.

Restam-te apenas 300 euros de saldo para utilizar, dos quais podes usufruir até acabar. No entanto, uma vez pagando os 200 euros que já gastaste, voltas a ter os 500 euros de plafond disponíveis.

Porque existem plafonds diferentes?

O limite do cartão de crédito é definido pela instituição financeira tendo em consideração os rendimentos do consumidor e outros fatores como, por exemplo, se és um devedor exemplar que paga todas as prestações a tempo e horas.

Se o teu pedido para aquisição de um cartão de crédito for aprovado, o limite de crédito que o banco disponibiliza pode ser maior ou menor. Será a instituição financeira a decidir isso.

Caso pretendas, em qualquer momento, alargar o teu plafond, podes ligar para o teu banco e solicitar uma reavaliação.

Porém, nota que é uma prática recorrente das instituições financeiras pedirem provas de que és um bom mutuário (no sentido de ser responsável com os pagamentos mensais) para aceitarem um pedido de aumento do limite do cartão de crédito.

Lê também:

Mas o que acontece se ultrapassares o limite do cartão de crédito?

Em muitos casos, se excederes o limite do cartão de crédito, a instituição financeira recusa a transação de pagamento. No entanto, algumas instituições permitem a conclusão da transação mesmo quando já excedeste o plafond.

Para evitar dissabores e deparares-te com uma dívida muito acima da que estavas à espera, deves confirmar junto do teu banco em que moldes foi feito o contrato e se, de facto, este permite ou não a continuação de transações após atingires o limite máximo do cartão de crédito e, ainda, quais as taxas de juro cobradas caso ultrapasse esse limite.

No caso de teres ultrapassado o limite do cartão de crédito, aconselhamos que tomes as seguintes medidas:

1. Verifica as formas e prazos de pagamento

Por norma, ao ultrapassar o plafond do seu cartão de crédito são cobrados juros. No entanto, alguns bancos dão um prazo de pagamento sem juros, por isso procura saber qual o prazo e se já não o ultrapassaste.

Caso ainda estejas dentro do período de pagamento com isenção de juros, e se se tratar de um montante passível de ser pago na totalidade, pondera essa opção. Assim evitas o acréscimo de taxas e pagas apenas o montante que deves à instituição sem custos acrescidos.

Se porventura só se deres conta da situação após passar o prazo de pagamento sem juros, tenta perceber junto do banco se é possível fracionar o pagamento das mensalidades e em quanto tempo podes fazê-lo.

Terás sempre de pagar juros, mas, se fracionares o pagamento, a dívida pode não pesar tanto no teu orçamento.

Mantêm-te a par:

2. Avalia o impacto da nova prestação

Ultrapassar o limite do cartão de crédito pode refletir uma nova prestação mensal, caso decidas pagar em prestações o montante que deixaste em dívida.

É importante que avalies o impacto que esta nova prestação vai ter na tua vida, uma vez que representa mais um encargo ao final do mês, que pode afetar a tua taxa de esforço.

Se não tiveres outras dívidas, esta prestação pode ser de fácil gestão com as restantes despesas do dia-a-dia.

Caso tenhas outras dívidas correntemente e verifiques que a nova prestação está a afetar a tua taxa de esforço, talvez seja uma boa opção pensar na consolidação de créditos e juntar todas as prestações numa só, de forma a aliviares os encargos ao fim do mês.

3. Planeia as suas despesas mensais

De forma a que a dívida por ter excedido o limite do cartão de crédito tenha o menor impacto possível, é importante que planeies as tuas despesas. Analisa os teus gastos correntes e percebe em que despesas podes poupar.

Por exemplo, fazer uma lista antecipadamente das tuas compras e despesas mensais pode ajudar a evitar potenciais gastos desnecessários e ajudar a manter as tuas finanças equilibradas.

4. Transforma a situação de dívida em aprendizagem

Uma situação de dívida pode representar um momento angustiante na tua vida. No entanto, retira desta lição uma aprendizagem para te tornares financeiramente mais responsável e gerires melhor o montante que tens como limite no cartão de crédito.

Acreditamos que uma situação destas contribui para perceber melhor como funcionam os cartões de crédito e incentiva a que ajas com mais cautela aquando da sua utilização.

O cartão de crédito não é um bicho de sete cabeças - pelo contrário, pode ser um aliado do orçamento familiar, mas é necessário que seja utilizado de forma ponderada e responsável.


André Pedro
André Pedro
Especialista Crédito Pessoal