Dezembro 2025
Conhece algumas das tendências do mercado com os nossos dados relativos a novembro de 2025
Consulta o nosso relatório e conhece o estado do mercado de crédito habitação
Em novembro de 2025, o mercado de crédito habitação voltou a revelar movimentos importantes. Depois de um outubro marcado por alguma estabilização, este mês apresentou ajustes no comportamento das famílias que procuram comprar casa. As diferenças entre faixas etárias ficaram mais visíveis: quem tem mais de 35 anos tem condições e comportamentos diferentes dos mais jovens e isso está a ter impacto direto no custo total do crédito. Numa altura em que cada detalhe conta, comparar deixou de ser opcional.
Taxa mista recupera, variável perde força e fixa mantém impacto reduzido: A taxa mista sobe para 71,1%, o que representa +4,2 p.p. face ao mês anterior. A taxa variável desce em novembro, ficando nos 26,3%.
EURIBOR a 12 meses dispara, 6 meses perde peso e 3 meses estabiliza: A EURIBOR a 12 meses subiu para 67,1%. A EURIBOR a 6 meses registou a maior queda do mês, descendo de 42,2% em outubro para 29,5% em novembro.
Famílias financiam mais e alongam prazos para equilibrar esforço: O montante médio financiado volta a crescer, atingindo 185.086 euros em novembro, um aumento de +10.617 euros face a outubro. O prazo médio subiu para 31 anos, aumentando 7 meses face a outubro e 6 meses face ao ano anterior.
:quality(80))
A comparação é essencial para poupar! Com o ComparaJá os portugueses conseguem melhores ofertas de forma rápida, fácil e gratuita, ajustando o crédito ao seu perfil, garantindo que não pagam mais do que precisam. O ComparaJá trata de tudo, desde a primeira simulação à escritura.
Consulta as nossas análises sobre o estado do mercado imobiliário nos últimos meses: