Menu
Ligue
Ligue 211 165 765 Seg - Sex: 10h às 19h

Descubra onde a Lusitaniagás atua e como conseguir a melhor oferta de gás natural

Comparar Ofertas

Energia

Pertencente ao grupo de distribuidoras da Galp Energia, a Lusitaniagás é responsável pela distribuição de gás natural em 38 concelhos situados na região do Litoral Centro do país. Esta empresa surgiu em janeiro de 1992, tendo assinado o contrato de concessão com o Estado português em dezembro do ano seguinte. Foi nessa altura que a Lusitaniagás venceu o concurso público passando a distribuir gás natural na região centro por um período de 35 anos, contrato que termina em 2038.

Desde a sua fundação, que uma das preocupações que pautam a sua atuação prende-se com a qualidade do serviço de distribuição de energia, neste caso de gás natural, prestado aos seus clientes. No arranque do século XXI, mais concretamente em 2001, esta distribuidora recebeu a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade pelo Norma ISO 9001 e do seu Sistema de Gestão de Ambiental pelo Norma ISO 14001. Três anos volvidos, obteve o certificado relativo o seu Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho pela Norma NP 4397.
Tal como foi referido anteriormente, esta distribuidora de gás natural é concessionária na região do Litoral Centro de Portugal continental, cuja operação se estende nos seguintes concelhos:

Operação da Lusitaniagás Concelhos
Lusitaniagás Aveiro Aveiro, Anadia, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Águeda, Albergaria-a-Velha, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga, Vagos e Vale de Cambra
Lusitaniagás Coimbra

Coimbra, Cantanhede, Figueira da Foz, Condeixa-a-Nova, Montemor-o-Velho e Soure

Lusitaniagás Leiria Leiria, Caldas da Rainha, Alcobaça, Marinha Grande, Pombal, Batalha, Bombarral, Nazaré, Óbidos, Peniche e Porto de Mós
Lusitaniagás Santarém Rio Maior

Fonte: website da Galp Energia a 14.08.2020.

Para poder concretizar o contrato do serviço, os consumidores domésticos têm à disposição um atendimento personalizado e gratuito quer nas várias lojas de cidadão pertencentes à região Litoral do Centro ou nos balcões da Lusitaniagás, moradas e respetivo horário de funcionamento que poderá consultar numa das próximas FAQs.

Os documentos e requisitos necessários para celebrar um contrato de gás natural são:

  • Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou passaporte;
  • Número de Contribuinte (NIF);
  • Leitura do contador (se o intuito for transferir o contrato atual);
  • NIB (se optar por pagar por transferência bancária);
  • Documento do imóvel (contrato de promessa compra e venda, contrato de arrendamento ou escritura da casa).
No caso de ainda não ter e precisar de fazer instalação de gás natural, deverá entrar em contacto com a própria Lusitaniagás e deverá reunir as seguintes condições:

  1. Ter um ramal de ligação à habitação;
  2. A distribuidora Lusitaniagás terá de inspecionar a sua casa e, posteriormente, esta irá atribuir-lhe um Código Universal da Instalação (número que depois poderá consultar na sua fatura do gás);
  3. Por fim, basta contratar uma fornecedora de gás natural que apresente uma tarifa mais adequada às necessidades.
Para evitar estimativas na sua fatura do gás natural por parte do seu fornecedor é fundamental que, todos os meses, o cliente faça a leitura do contador. O processo é bastante simples, precisa apenas de seguir os seguintes passos:

  • Deslocar-se ao seu contador de gás natural e apontar os números que lhe aparecem, excluindo os três últimos dígitos;
  • Entrar em contacto com a Lusitaniagás, através do número indicado para a comunicação de leituras (800 507 510);
  • Introduzir, durante a chamada automática, os números relativos ao Código Universal de Instalação (CUI), presente na sua fatura do gás. Logo depois deverá indicar os da leitura do contador.
Mesmo que o cliente opte por comunicar as leituras do gás natural mensalmente, própria distribuidora é obrigada a realizar este processo bi-mensalmente.
Para resolver questões relacionadas com avarias, situações de emergência ou apenas para esclarecer alguma dúvida, a Lusitaniagás disponibiliza um conjunto de contactos, que poderá consultá-los na tabela seguinte:

Motivo Contactos Outras informações
Emergências e Avarias 800 200 157

Disponível 24 horas

(chamada gratuita)

Atendimento

808 502 324 ou 210 418 238

+351 211 164 402 (estrangeiro)

lusinatiagas@galp.com

Disponíveis nos dias úteis das 9h às 21

(custo chamada local)

Leituras 800 502 970

Disponível 24 horas

Chamada gratuita

Fonte: website da Galp Energia a 14.08.2020.

Além da possibilidade de recorrer aos balcões de atendimento presenciais desta distribuidora, pode também aceder aos serviços da Lusitaniagás online através da área de cliente da Galp. Para isso, basta aceder ao website da Galp Energia e efetuar o login. Se ainda não se tiver registado, necessita de alguns dados pessoais como o número de contribuinte, o número do cartão de cidadão, o número de fornecimento e o seu e-mail.
A Lusitaniagás dispõe de uma série de balcões de atendimento ao cliente nos vários pontos onde distribui gás natural. Na tabela seguinte apresentamos todas as possibilidades, onde pode tirar todas as suas dúvidas relacionadas com o serviço prestado por esta distribuidora:

Motivo Contactos Outras informações
Emergências e Avarias 800 200 157

Disponível 24 horas

(chamada gratuita)

Atendimento

808 502 324 ou 210 418 238

+351 211 164 402 (estrangeiro)

lusinatiagas@galp.com

Disponíveis nos dias úteis das 9h às 21

(custo chamada local)

Leituras 800 502 970

Disponível 24 horas

Chamada gratuita

Fonte: website da Galp Energia a 14.08.2020.

Se preferir entrar em contacto por carta escrita pode fazê-lo para a seguinte correspondência: Apartado 4004, EC S Domingos de Benfica 1501-001 Lisboa.

Ainda que a Lusitaniagás opere em 38 concelhos pertencentes ao Litoral Centro do país, nem todos eles têm distribuição de gás natural. Por isso, aconselhamos que contacte o atendimento comercial para confirmar se o seu concelho está abrangido pela rede de energia.