211 165 765 (custo de chamada para a rede fixa nacional)
Seg - Sex: 10h às 19h
call-modal.title
211 165 765
Seg - Sex: 10h às 19h
Custo de chamada para a rede fixa nacional
Ligar
fibra ótica

Fibra ótica: Compare todos os pacotes das operadoras

Se pretende adquirir serviços de telecomunicações com fibra ótica, veja toda a oferta do mercado.

O ComparaJá.pt é um comparador gratuito e independente de pacotes de telecomunicações. Caso se depare com um serviço de uma operadora que não esteja dentro do que lhe foi garantido, pode deixar as suas reclamações junto da Anacom. Esta trata-se do regulador de telecomunicações, sendo a entidade indicada para apontar estas queixas. Qualquer responsabilização por eventuais dados inexatos existente no nosso website não nos poderá ser imputada, devendo as informações veiculadas pelas instituições ou agentes financeiros prevalecer naqueles casos em que se verifiquem discrepâncias. Agradecemos uma leitura atenta dos nossos termos e condições, bem como da nossa política de privacidade.

TV Net Voz

Na altura de escolher um pacote de telecomunicações, as operadoras geralmente apresentam aos consumidores quatro tipos de serviços: satélite, cabo, fibra ótica e ADSL – sendo os dois últimos os mais comuns.

A fibra ótica consiste num filamento extremamente fino, de alta flexibilidade, fabricado a partir de vidro ou plástico, sendo um excelente condutor de imagem, impulsos codificados e luz. Uma vez que não é sensível a interferências eletromagnéticas, acaba por ser a melhor tecnologia que existe em termos de sistemas de comunicação de dados.

Pelo facto de ter revolucionado a experiência de Internet e de televisão, e porque possui mais qualidade, velocidade e eficácia na transmissão de sinal do que o ADSL, a fibra ótica é cada vez mais popular nas preferências dos portugueses. Atualmente, já ultrapassou o modem cabo como a principal forma de acesso à Internet em banda larga fixa: 34% contra 33,1%.
Se ao nível dos custos os pacotes com fibra ou ADSL não costumam variar muito, já no que concerne à velocidade da Internet não se verifica o mesmo: em certos casos, com fibra podem atingir-se velocidades 100 vezes superiores, pelo que a relação qualidade-preço desta acaba por ser mais elevada.

Em relação aos cabos de cobre, a fibra ótica, por ser mais fina e leve, apresenta, desde logo, o benefício de poder ser inserida em maior quantidade num cabo com o mesmo diâmetro. Consequentemente, possui menor perda de sinal do que um fio de cobre.

Requer ainda menos consumo de energia, porque os sinais se degradam menos com a fibra e, por conseguinte, podem ser utilizados transmissores de potência inferior ao invés dos transmissores elétricos de alta voltagem dos cabos de cobre.

Além disso, possui menor risco de incêndio devido ao facto de não haver eletricidade a circular através da fibra ótica, tornando-se, assim, um material não inflamável.

As conversações ao telefone têm menos interferência e a receção da TV torna-se mais nítida porque os sinais luminosos – ao contrário do que sucede com os sinais elétricos nos cabos de cobre - não interferem com os de outras fibras óticas contidas no mesmo cabo.

Cabe ainda referir que a fibra é mais adequada para a transmissão de informação digital devido à sua velocidade.

A fibra ótica permite ver TV em alta definição e em ultra HD sem distorções e quebras na imagem. Para quem gosta de jogar online também é a tecnologia ideal, pois tem menos lags e permite, assim, ter uma melhor experiência de gaming - para este tipo de utilização, há que tentar escolher o melhor serviço fibra possível e perceber qual o melhor operador de fibra no mercado.
Consoante dados da ANACOM, em 2016, 1.057 milhões de assinantes em Portugal tinham pacotes fibra. No final desse ano, a solução TV Net Voz fibra representava já 28,8% do total de assinantes (mais 5,5 pontos percentuais face a 2015).

Pese embora o facto de a PT já ter alargado a infraestrutura a 4 milhões de casas no nosso país, o objetivo é chegar a 5,3 milhões até 2020.

A fibra ótica ainda não abrange a totalidade do território nacional precisamente pela tecnologia que lhe está subjacente. Enquanto que a ligação ADSL se efetua através de linhas telefónicas – que a grande maioria das habitações possui -, a fibra ótica implica a realização de obras nas infraestruturas. Isto faz com que regiões mais isoladas do país, e até mesmo os bairros históricos mais antigos das cidades, ainda não disponham de acesso a fibra ótica.

90% das casas portuguesas estão preparadas para receber esta inovação, mas a instalação ainda se encontra a decorrer.
As operadoras instalam Pontos de Distribuição Ótico (PDO) em postes de eletricidade de rua. Estes PDO efetuam a ligação, por cabo, entre a habitação do consumidor e a central de fibra ótica.

Nos edifícios mais recentes, que possuem uma caixa ITED, não é necessária qualquer intervenção em termos de troca de cabos se quiser mudar de operadora de telecomunicações. Esta substituição é levada a cabo numa outra caixa, chamada de ITUR (Infraestruturas de Telecomunicações em Loteamentos, Urbanizações e Conjuntos de Edifícios), e que se encontra na parte exterior do edifício. Já nos prédios mais antigos, os fios utilizados não podem ser os mesmos: cada operadora dispõe dos seus próprios cabos e, se já estiver a prestar serviço de fibra ótica a outras casas da vizinhança, os técnicos simplesmente retiram o cabo que corresponde à casa do PDO da antiga operadora para depois o colocarem no PDO da nova operadora.

Por seu turno, dentro de casa a única modificação a fazer prende-se com a troca da box da TV e do router da Internet pelos da nova operadora.
Em termos de oferta de TV Net Voz as operadoras tendem a salientar os seus pacotes fibra, dado que esta nova tecnologia permite a oferta de produtos com melhor qualidade de ligação à Internet. Normalmente, as ofertas das operadoras estão divididas em quatro tipo de pacotes de TV Net Voz: os 2P, o 3P, 4P e 5P. A diferença entre cada um destes é o tipo de serviço que possuem. Por exemplo, um 2P tem Internet e Telefone, enquanto o 3P acrescenta o serviço de TV. Em termos de pacotes fibra ótica, importa salientar que, hoje em dia, quase toda a principal oferta da internet fixa das operadoras é composta por este tipo de tecnologia.
Como foi dito na resposta acima, os diferentes pacotes fibra ótica estão subdivididos em várias categorias, sendo estas o pacote 2P, 3P, 4P ou 5P. Em várias destas combinações é possível aceder à chamada Fibra TV que, basicamente, é uma combinação de pacotes com internet Fibra conjugados com Televisão.
customerpromise.alt

Todos os pacotes TV Net Voz em Portugal

Para além de agregarmos e compararmos todas as ofertas existentes no mercado português, apresentamos também as características e vantagens de cada produto.
Desta forma, garantimos que os nossos utilizadores conseguem tomar uma decisão informada, beneficiando das melhores condições para o seu perfil e necessidades
Facilitamos todo o processo de análise e comparação do mercado ao permitir o acesso, de forma intuitiva e em menos de 1 minuto, a todos os custos e condições contratuais de cada solução.