Se ao nível dos custos os pacotes com fibra ou ADSL não costumam variar muito, já no que concerne à
velocidade da Internet não se verifica o mesmo: em certos casos, com fibra podem atingir-se velocidades 100 vezes superiores, pelo que a relação qualidade-preço desta acaba por ser mais elevada.
Em relação aos cabos de cobre, a fibra ótica, por ser mais fina e leve, apresenta, desde logo, o benefício de poder ser inserida em maior quantidade num cabo com o mesmo diâmetro. Consequentemente, possui menor perda de sinal do que um fio de cobre.
Requer ainda menos consumo de energia, porque os sinais se degradam menos com a fibra e, por conseguinte, podem ser utilizados transmissores de potência inferior ao invés dos transmissores elétricos de alta voltagem dos cabos de cobre.
Além disso, possui menor risco de incêndio devido ao facto de não haver eletricidade a circular através da fibra ótica, tornando-se, assim, um material não inflamável.
As conversações ao
telefone têm menos interferência e a receção da TV torna-se mais nítida porque os sinais luminosos – ao contrário do que sucede com os sinais elétricos nos cabos de cobre - não interferem com os de outras fibras óticas contidas no mesmo cabo.
Cabe ainda referir que a fibra é mais adequada para a transmissão de informação digital devido à sua velocidade.
A fibra ótica permite ver TV em alta definição e em ultra HD sem distorções e quebras na imagem. Para quem gosta de jogar online também é a tecnologia ideal, pois tem menos
lags e permite, assim, ter uma melhor experiência de
gaming - para este tipo de utilização, há que tentar escolher o melhor serviço fibra possível e perceber qual o melhor operador de fibra no mercado.