4 Fatores a não descurar ao comprar carros usados

|Posted by | Crédito Pessoal, Seguros, Todos os Artigos
Tags: , , , , , ,

comprar carros usados

Por vezes, comprar um carro novo é uma despesa para a qual não se está preparado. Aqui entra a segunda opção: comprar carros usados. Contudo, é uma decisão que – se mal feita – pode acarretar custos bastante elevados. E, para não sair pior a emenda que o soneto, na hora de comprar carros usados, é importante ter em atenção uma série de fatores.

Sabe qual é o melhor crédito para viaturas usadas? Tem ideia de onde conseguir o melhor negócio? Na compra de carro usado, sabe que seguro deve fazer? Se ainda tem dúvidas, este artigo é para si.

1. Antes de comprar um carro usado, leve-o ao mecânico!

Os negócios em segunda mão têm os seus riscos. Comprar carros usados não é exceção. Portanto, antes de fechar qualquer negócio é importante fazer um check-up completo ao automóvel. Se tiver um mecânico de confiança, o melhor é levar o carro lá para analisar todas as potenciais falhas no veículo. Caso contrário, em redes de oficinas como a Midas ou Carpneu pode pedir um check-up automóvel gratuito.

Mas por vezes urge fazer uma inspeção mais cuidadosa: verifique toda a pintura do veículo, procurando por arranhões, amolgadelas, ou sinais de ferrugem, verifique o desgaste dos pneus, veja se o chassis não está danificado, dê uma olhadela no interior do carro para ver se os assentos estão danificados e, claro, verifique todas as luzes  do veículo para ver se estão em ordem.

2. Crédito para comprar carros usados? Sim, existe!

Claro que para comprar carros usados pode ser preciso algum financiamento. Pode ter algum dinheiro de lado ou mesmo pedir dinheiro emprestado a algum familiar. Mas pode, igualmente, pedir um crédito para esse fim.

A maioria das instituições oferece crédito pessoal para a compra de carro ou mota. Contudo, outras como a Cofidis ou a Cetelem têm crédito especializado para tal. O melhor mesmo é comparar todas as opções.

3. Seguro automóvel: aposte no melhor

Outra decisão importante a tomar aquando da compra de um carro usado é a escolha de um seguro auto que se adeque à situação específica.

Aqui precisa de ter atenção à antiguidade do veículo usado. A partir dos 5/6 anos já se torna mais difícil contratar um seguro de danos próprios. A partir desta antiguidade torna-se mais limitada e normalmente menos apetecível (mais cara) a oferta das seguradoras.

Antes disso pode escolher o seguro automóvel como se de um carro novo se tratasse. Contudo, no mercado, existem algumas soluções específicas para veículos usados cujo valor comercial é mais baixo e em que deixa de compensar a subscrição da cobertura de danos próprios: por exemplo, a Fidelidade Seguro Automóvel tem um seguro apropriado para estas situações.

4. Conseguir o melhor negócio? Tente online!

Longe vão os tempos em que a compra de carros usados se fazia através do amigo do amigo ou no stand da esquina. Agora, aproveitando as potencialidades da Internet, pode ter acesso a vastas plataformas onde pode encontrar bons negócios. Pode, por exemplo, utilizar o site do StandVirtual para comprar carros usados em qualquer parte do país. Ou, em alternativa, pode utilizar as plataformas do OLX ou da Auto SAPO, que servem o mesmo fim.

Henrique Figueiredo

Sobre Henrique Figueiredo

Formado em Ciências da Comunicação e especializado em Ciência Política, o Henrique iniciou a sua carreira em jornalismo, tendo depois estado envolvido em diferentes projetos nas áreas de Comunicação e e-Commerce. Acredita que na poupança está o ganho e, nesse sentido, quer apoiar os portugueses na rentabilização das suas decisões financeiras.

Comentários