Linhas de Crédito: o que são e como utilizá-las sem erros?

Marta Nunes Especialista: Marta Nunes
Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Procuras um dinheiro extra, continuamente disponível? Conhece neste artigo o que são as linhas de crédito e como utilizá-las corretamente!

As linhas de crédito são um tipo de produto financeiro, oferecido pelas instituições financeiras, que permitem aos clientes aceder a um montante extra todos os meses. Este dinheiro pode ser utilizado conforme a necessidade, de forma semelhante a um empréstimo. Trata-se portanto de um empréstimo ao consumo, tal como o crédito pessoal e os cartões de crédito, mas com algumas diferenças importantes. Sabe tudo sobre linhas de crédito e como utilizá-las corretamente neste artigo!

O que são Linhas de Crédito?

Uma linha de crédito é um empréstimo que está constantemente disponível, tratando-se basicamente de um recurso adicional na tua conta bancária. Tem um limite máximo, que pode ser utilizado de acordo com as tuas necessidades naquele mês. A linha funciona essencialmente como uma forma contínua de crédito pessoal.

Podes aceder a um valor mais reduzido ou maior, consoante as tuas necessidades. Por exemplo, as linhas de crédito da Oney oferecem financiamento entre os 500 e os 4.000 euros.

Enquanto num empréstimo o cliente recebe todo o dinheiro de uma vez, para utilizar num projeto específico, no caso das linhas de crédito o dinheiro fica à disposição do cliente para utilizar quando quiser.

Como funcionam as Linhas de Crédito?

As linhas de crédito funcionam de forma semelhante a um cartão de crédito ou empréstimo pessoal, mas têm características próprias:

  • Disponibilização imediata do montante na conta do cliente;

  • Contrato de duração indeterminada;

  • Utilização mais versátil;

  • Limite de crédito muito flexível.

Este produto financeiro é de uso mais flexível que o restante crédito ao consumo. Normalmente, é aprovado num prazo muito mais curto e o dinheiro é disponibilizado diretamente na conta do cliente. Este pode usar os fundos da linha de crédito conforme necessário, e paga apenas pelo montante utilizado.

Lê mais:

Como no caso dos outros créditos ao consumo, as linhas têm um limite máximo de crédito, estabelecido com base no histórico e na capacidade financeira do cliente que o requereu. Mas, neste caso, quando o cliente paga todo ou parte do saldo utilizado, o valor volta ao seu limite máximo, e fica à disposição para ser utilizado novamente.

Um bom exemplo deste tipo de produto financeiro é a Linha de Crédito Oney, que apresenta diversas vantagens como isenção de comissão de abertura e taxa de juro fixa. Recomendamos sempre a comparação entre várias propostas para que encontre uma solução que se ajuste às tuas necessidades.Banner Oney - parceria 1Exemplo prático – O João deve contratar uma linha de crédito ou empréstimo pessoal?

O João procura um crédito ao consumo de 1.000€, mas não sabe por que solução de crédito ao consumo deve optar. Ora vejamos:

Se pedir um empréstimo pessoal no valor de 1.000 euros (pago em prestações de 100 euros), o João recebe todo o dinheiro na sua conta e tem 10 prestações para devolver o montante. Assim que terminar de pagar as prestações, o crédito é terminado.

Se o João optar por pedir uma linha de crédito de 1.000 euros, mas acabar por não a usar, não tem de pagar prestações. Se decidir usar apenas 500 euros desse valor, tem ainda disponível um empréstimo de 500 euros, para quando precisar. Além disso, se depois de utilizar esse montante pagar 5 prestações de 100 euros, volta a ter novamente 1.000 euros para utilizar.

Neste caso, o João deve escolher o crédito que mais se adapta às suas necessidades. Se precisa dos 1.000 euros para um projeto único, é melhor optar pelo empréstimo pessoal. Se apenas pretende ter um montante extra, para quando precisar de complementar o seu rendimento habitual, provavelmente deveria escolher uma linha de crédito.

Existem vantagens na utilização de linhas de crédito?

Existem várias vantagens na utilização das linhas de crédito, que deves conhecer. As linhas de crédito oferecem flexibilidade no uso dos montantes contratados. O cliente pode retirar dinheiro conforme necessário, o que se torna especialmente útil em caso de despesas imprevistas.

Outra das grandes vantagens é que, uma vez aprovada a linha de crédito, podes aceder aos fundos imediatamente. Esta opção de financiamento é especialmente benéfica para aqueles que procuram uma quantia relativamente pequena, de forma rápida, com flexibilidade tanto no pagamento quanto no prazo.

Utilizando o nosso simulador de crédito pessoal, podes rapidamente descobrir a melhor opção de empréstimo para as tuas necessidades. Se procuras financiamento, acede ao simulador de crédito pessoal e segue estas três etapas: Simula, Compara e Poupa!

Quais as desvantagens desta modalidade de financiamento?

No entanto, nem tudo são vantagens. Como as linhas de crédito geralmente têm taxas de juros variáveis, os pagamentos podem aumentar com o tempo. Assim, é difícil prever os custos futuros com este financiamento.

Embora as taxas, por norma, sejam mais baixas que as de cartões de crédito, deves ter atenção, visto que, quanto maior for a taxa de juro, maior será naturalmente o valor a pagar pelo crédito. Sempre que desejares antecipar o pagamento do crédito, podes amortizar total ou parcialmente o valor em dívida.

Para obter uma linha de crédito com boas condições, é necessário um histórico de crédito sólido. Pessoas com mau histórico podem ter dificuldade em qualificar-se, ou então terão de enfrentar taxas de juros mais altas. Como em qualquer acesso a crédito, existe um risco de endividamento, caso as linhas de crédito sejam usadas excessivamente e de forma pouco responsável.

Sabe ainda que:

Em alguns casos, as instituições financeiras, para conceder as linhas de crédito, podem exigir garantias ou bens como colateral, o que pode ser arriscado caso não possas depois pagar.

Lê mais:

Como utilizar Linhas de Crédito sem erros?

Como qualquer outro produto bancário, as linhas de crédito exigem algum planeamento. Antes de utilizares uma linha de crédito, avalia cuidadosamente as tuas necessidades e qual é a capacidade de pagamento. Evita usar este tipo de crédito para despesas supérfluas.

Depois de contratares uma linha de crédito, mantém-te dentro do limite: Respeita o limite da linha de crédito e evita ultrapassá-lo, visto que tal pode resultar em penalidades e taxas adicionais.

Descobre:

É fundamental utilizar linhas de crédito com responsabilidade e apenas quando necessário, pois, de outra forma, podes entrar em dívidas. Antes de adquirir uma linha de crédito, também é aconselhável comparar as ofertas das diferentes instituições financeiras, de forma a encontrar as condições mais favoráveis para a tua situação financeira. Consultar um consultor financeiro ou um especialista em crédito como o ComparaJá pode ser útil para entenderes completamente os termos e condições antes de usar uma linha de crédito.


Marta Nunes
Marta Nunes
Especialista Crédito Pessoal