5 Operações com cartão de crédito que facilitam a tua vida

André Pedro Especialista: André Pedro

Sabes quais os benefícios do cartão de crédito? Conhece aqui as cinco operações que podes fazer com este produto para facilitares a gestão do teu dia-a-dia.

A oferta das instituições financeiras no que diz respeito a cartões de crédito é variada. Existem cartões que oferecem descontos, outros que permitem acumular pontos e ainda os que dão milhas aéreas ou os que têm cashback. No entanto, é importante que saibas quais as operações com cartão de crédito que os bancos disponibilizam para facilitar a gestão do seu dia-a-dia. Conhece as cinco que selecionámos para ti neste artigo.

Escolher um cartão de crédito adequado pode não ser tarefa fácil. Apesar de o uso deste produto por vezes causar algum receio, quando utilizado de forma equilibrada pode trazer inúmeros benefícios. O segredo está apenas na forma como o utilizas e tiras partido das operações que o mesmo disponibiliza.

#1 – Pagamentos de bens e serviços

Uma das operações com cartão de crédito mais comuns é o pagamento de bens e serviços. Este produto permite, de forma cómoda, fácil e flexível, fazer pagamentos que funcionam como um pequeno empréstimo pessoal através da disponibilização de um plafond determinado pelo teu banco, que podes utilizar sem ter de recorrer ao dinheiro da tua conta à ordem.

Um cartão de crédito pode ser benéfico face a imprevistos em que necessitas de uma quantidade avultada de dinheiro e que não tenhas disponível na tua conta à ordem. Por exemplo, imagina que a tua máquina de lavar roupa avaria e tens de comprar uma nova. Este eletrodoméstico costuma ter um custo bastante elevado que podes não ter possibilidade de suportar a pronto, pelo que recorrer ao cartão de crédito pode ser uma alternativa.

Desta forma, podes pagar a máquina de lavar roupa utilizando o plafond disponível no seu cartão, mas tem atenção ao prazo de pagamento. Para evitares encargos extra com taxas de juro deves optar, sempre que possível, pelo pagamento a 100% do saldo utilizado respeitando o prazo estipulado.

Sabe mais:

#2 – Levantamentos de numerário a crédito

Conhecida como cash advance, levantar dinheiro também é uma das operações com cartão de crédito da qual podes beneficiar.

De uma forma geral e de acordo com a definição do Banco de Portugal, o cash advance funciona como um adiantamento de dinheiro em que podes levantar determinado montante a crédito através de uma simples operação numa caixa multibanco (ATM).

O montante que levantas a crédito corresponde a parte do teu plafond do cartão, ou seja, desconta esse valor do limite de crédito que tens disponível nesse mês. No entanto, esta operação pode ter alguns custos associados, nomeadamente uma comissão fixa sobre o levantamento.

Nota ainda que se levantares dinheiro no estrangeiro com o teu cartão de crédito acrescem outros encargos, tais como taxas de processamento, de conversão de moeda e de serviço, bem como comissões sobre o valor de transação. Adicionalmente, tens também de pagar o Imposto do Selo

Lê também:

#3 – Transferência de crédito para conta à ordem

Se surgir uma despesa inesperada e precisares de aumentar o saldo da sua conta à ordem, tens a possibilidade de transferir dinheiro para a mesma. Esta operação permite-te transferir o montante que desejas até ao plafond disponível do teu cartão de crédito para a tua conta, aumentando assim o saldo autorizado e dando-te a possibilidade de movimentá-lo.

Imagina que surgiu uma avaria inesperada no seu carro e nesse mês vais ter 200 euros de despesa extra. Podes solicitar uma transferência desse valor do plafond do teu cartão de crédito para a tua conta à ordem, porém nota que podem existir custos associados a esta operação, dependendo da tua instituição bancária e do tipo de cartão de crédito que utilizares.

Fica a par:

#4 – Crédito em linha

O crédito em linha é outra das operações com cartão de crédito que está disponível e que pode facilitar a gestão das tuas finanças, principalmente em situações de urgência quando o plafond mensal do teu cartão já atingiu o limite e precisas de um montante extra.

Esta operação consiste na transferência de determinado valor, solicitado por ti à instituição financeira, diretamente para a tua conta à ordem de forma a que possas utilizá-lo de imediato.

Uma vez que esta operação consiste num tipo de financiamento, existe uma taxa de juro associada que pode, ou não, ser a mesma do teu cartão de crédito, pelo que é importante que tenhas em consideração este custo antes de pedir um crédito em linha.

O reembolso deste montante é realizado através de prestações mensais, tal como em qualquer outro crédito. No entanto, deves avaliar se um crédito em linha é a opção mais vantajosa para as tuas necessidades ou se não será mais benéfico optar por um crédito pessoal, pois poderá oferecer taxas de juro mais atrativas.

#5 – Pagamentos fracionados

Outra das operações com cartão de crédito disponibilizada aos consumidores é a possibilidade de fazer pagamentos fracionados. Esta é uma modalidade de pagamento da dívida do cartão que te permite dividir uma determinada compra de bens/serviços em prestações mensais fixas, à semelhança do que aconteceria com um crédito pessoal.

Podes acordar um limite de tempo com o banco e pagar prestações até cobrir o montante que gastaste. Desta forma, consegues definir um plano de pagamentos para as tuas compras que se ajuste às tuas possibilidades.

Hoje em dia, grande parte das instituições bancárias facilita esta gestão do teu cartão de crédito, sendo possível fazê-la através de apps ou de serviços de homebanking.

Não percas:

Tem cuidado ao realizar operações com cartão de crédito

Todo o cuidado é pouco, principalmente no que diz respeito a dados bancários. Ainda que, atualmente, quase todos os cartões tenham tecnologia EMV, é preciso estar alerta para os perigos de fraude e burla, principalmente online, por isso precaveres-te é sempre o melhor remédio.

Eis algumas dicas para protegeres os seus dados bancários ao efetuar operações com cartão de crédito:

  1. Evita usar hiperligações diretas de acesso ao homebanking;

  2. Define uma palavra-passe segura e certifica-te de que o site ou app do teu banco tem autenticação forte do cliente;

  3. Encerra sempre a sessão do homebanking e não acedas através de redes Wi-Fi públicas;

  4. Nunca percas o teu cartão de crédito de vista quando fazes uma compra (certifica-te que a transação é feita à sua frente);

  5. Nunca forneças o número completo do cartão, seja por telefone ou por e-mail, mesmo que se trate de uma empresa na qual confias;

  6. Se suspeitares que estás a ser vítima de fraude, se perdeste o seu cartão ou se o mesmo foi roubado, comunica de imediato ao teu banco.


André Pedro
André Pedro
Especialista Crédito Pessoal