Passo a passo: como localizar o telemóvel?

|Posted by | Telecomunicações, Todos os Artigos
Tags: , ,

localizar telemovel

Quantas vezes já deu por si sem saber onde pôs o telemóvel? Ou porque o pousou em algum local da casa em que não é habitual deixá-lo ou porque se esqueceu em algum sítio, a verdade é que não saber deste aparelho pode causar um valente ataque de nervos. Descubra, passo a passo, como pode localizar o telemóvel quando se vir nesta situação.

Localização ativa: o que significa esta funcionalidade?

Localizar o telemóvel nunca foi tão simples como é nos dias de hoje. Quer tenha um smartphone Android, um iPhone ou um Windows Phone, tem a possibilidade de, através de soluções próprias que os mesmos oferecem, encontrar o seu telemóvel caso o tenha perdido ou tenha sido roubado.

Esta funcionalidade permite-lhe localizar o telemóvel, desde que tenha as definições de localização ativas e as devidas permissões configuradas. Se ainda não tem esta opção ativada, aconselhamos que o faça, pois não sabe quando precisará de encontrar o seu telefone, ainda que esteja apenas perdido no meio das almofadas do sofá.

Como localizar telemóvel se for Android?

Caso tenha um smartphone com sistema Android, deve saber que a funcionalidade para encontrar o seu telemóvel chama-se “Localizar o meu dispositivo”. Pode localizar o telemóvel através do computador ou a partir de outro telemóvel Android, com a app “Localizar o meu dispositivo”.

Para localizar o seu telemóvel a partir de outro smartphone Android, deve seguir os passos abaixo:

  1. Aceda à app do telemóvel “Localizar o meu dispositivo”;
  2. Inicie sessão com a conta Google associada ao seu smartphone;
  3. Ative a opção “Ring” para reproduzir um som ou escolha contactar o seu telemóvel para que toque como se estivesse a receber uma chamada;
  4. Se suspeita que perdeu o telemóvel ou que foi roubado, deve bloqueá-lo e, caso ache necessário, apagar os dados.

Se optar por localizar o telemóvel através do computador, terá de aceder ao website android.com/find e fazer login na conta de e-mail Google à qual está associado o seu telemóvel Android. Também através do computador poderá escolher ativar a opção “Ring”, ligar para o seu telemóvel ou bloqueá-lo.

Pode ainda selecionar a opção “Localizar”, em que lhe é apresentado um mapa que identifica a última localização do seu telemóvel.

E se for um iPhone?

O mecanismo para localizar o telemóvel caso seja um iPhone é bastante semelhante ao do Android. Se tem um smartphone com o sistema operativo iOS, pode localizá-lo através do computador ou a partir de outro dispositivo.

Para localizar o iPhone através do computador ou de outro telemóvel deve seguir os passos abaixo:

  1. Aceder ao website iCloud.com e iniciar sessão;
  2. Selecionar a opção “Encontrar iPhone” e, de seguida, o dispositivo de que está à procura;
  3. Se pensa que o seu telemóvel está perto, pode selecionar a opção para emitir som, que o fará tocar;
  4. Caso suspeite que o seu iPhone foi roubado ou que o perdeu, deve ativar o modo “Perdido” para bloqueá-lo e apagar o seu conteúdo.

Para poder encontrar o iPhone deve ter a app “Encontrar iPhone”, sendo que é também aconselhável que tenha a opção “localização offline” ligada, pois, desta forma, pode localizar o telemóvel mesmo não estando ligado a uma rede Wi-Fi ou móvel.

E no caso de ter um Windows Phone?

Se tem um telemóvel com o sistema Windows pode também localizá-lo através da funcionalidade “Localizar o meu dispositivo”, desde que tenha as definições de localização ativadas.

Para localizar o telemóvel Windows através de um computador ou de outro dispositivo móvel, deve seguir os passos abaixo:

  1. Aceda ao website account.microsoft.com/devices e inicie sessão com o Windows Live ID associado ao seu telemóvel;
  2. Selecione o separador “Localizar o Meu Dispositivo”;
  3. Escolha o dispositivo que pretende encontrar e, em seguida, selecione “Localizar” para ver um mapa que mostra a localização do telemóvel;
  4. Selecione a opção “Reproduzir som”, que fará o seu smartphone tocar;
  5. Se suspeita de roubo ou se perdeu o telemóvel, é melhor selecionar a opção que permite bloqueá-lo ou apagar os dados do mesmo.

Apps para localizar telemóvel

Para além das aplicações disponibilizadas por cada sistema operativo, existem outras apps, desenvolvidas por outras empresas ou particulares, compatíveis com Android e iPhone que também permitem localizar o telemóvel.

Apps para localizar telemóvel
App Características Compatível com
Android Lost Localizar telemóvel através de GPS;
Ligar ou desligar remotamente;
Tirar fotografias e gravar sons;
Eliminar os conteúdos do telemóvel e do cartão de memória;
Acesso ao registo de chamadas realizadas.
Android
Mobile Tracker Registo da localização do telemóvel;
Rastreio da localização;
Pouco consumo de bateria.
Android
FoneHome Registo e rastreio de localizações;
Ativação remota de sons;
Registo de fotografias.
Android e iPhone
McAfee Mobile Security Bloqueio remoto;
Registo de localizações;
Alarme antirroubo.
Android e iPhone

Como pode verificar, a oferta no que toca a apps para localizar telemóvel é ampla.  Não se esqueça de manter o seu smartphone em segurança, através da ativação das definições de localização, para que possa encontrá-lo sempre que necessário.

O que fazer se suspeita que o telemóvel foi roubado?

Se suspeitar que o seu telemóvel foi roubado, o primeiro passo deve ser contactar de imediato a sua operadora de telecomunicações para bloquear o seu cartão SIM. Desta forma evita que a pessoa que tem o seu smartphone efetue chamadas ou consiga aceder à Internet através dos seus dados móveis.

Se não conseguir localizá-lo ou se conseguir, mas perceber que não está perto de si, deve bloqueá-lo, apagar o conteúdo e contactar, de imediato, as Autoridades Policiais no sentido de reportar o roubo.

Note que ao reportar o roubo, a Polícia poderá solicitar o número de série do telemóvel, que deverá estar indicado na caixa original ou recibo de venda, pelo que é importante que guarde esta informação num local seguro.

Anaísa Gonçalves

Sobre Anaísa Gonçalves

Anaísa Gonçalves, formada em Comunicação Social e Jornalismo, é apaixonada pela escrita desde criança. É esta a paixão que a inspira a escrever e educar os portugueses para um conhecimento financeiro mais rico e contribuir para que façam as escolhas adequadas.

Comentários