Como localizar telemóvel? Seja iPhone ou Android

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Não sabes onde deixaste o teu smartphone? Existem formas simples para encontrá-lo, seja iPhone ou Android. Descobre aqui como localizar então o teu telemóvel.

Quantas vezes já deste por ti sem saber onde puseste o telemóvel? Ou porque o pousaste em algum local da casa em que não é habitual deixá-lo ou porque te esqueceste dele em algum sítio, a verdade é que não saber deste dispositivo pode causar um valente ataque de nervos. Descobre, passo a passo, como podes localizar o telemóvel quando te vires nesta situação.

Localização ativa: o que significa esta funcionalidade?

Localizar o telemóvel nunca foi tão simples como é hoje. Quer tenhas um smartphone Android, um iPhone ou um Windows Phone, tens a possibilidade de, através de soluções próprias que cada um oferece, encontrar o teu telemóvel caso o tenhas perdido ou tenha sido roubado.

Esta funcionalidade permite-te localizar o telemóvel, desde que tenhas as definições de localização ativas e as devidas permissões configuradas. Se ainda não tens esta opção ativada, aconselhamos que o faças, pois não sabes quando precisarás de encontrar o teu telefone, mesmo que esteja apenas perdido no meio das almofadas do sofá.

Aproveita para ver:

Como localizar um telemóvel se for Android?

Caso tenhas um smartphone com sistema Android, deves saber que a funcionalidade para encontrar o teu telemóvel se chama “Localizar o meu dispositivo”. Podes localizar o telemóvel através do computador ou a partir de outro telemóvel Android, com a app “Localizar o meu dispositivo”.

Para localizares o teu telemóvel a partir de outro smartphone Android, deves seguir os passos abaixo:

  1. Aceder à app do telemóvel “Localizar o meu dispositivo”;

  2. Iniciar sessão com a conta Google associada ao teu smartphone;

  3. Ativar a opção “Ring” para reproduzir um som ou escolher contactar o teu telemóvel para que toque como se estivesses a receber uma chamada;

  4. Se suspeitares que perdeste o telemóvel ou que foi roubado, deves bloqueá-lo e, caso aches necessário, apagar os dados.

Se optares por localizar o telemóvel através do computador, terás de aceder a este website e fazer login na conta de e-mail Google à qual está associado o teu telemóvel Android. Muito semelhante ao processo anterior, também através do computador podes escolher ativar a opção “Ring”, ligar para o teu telemóvel ou bloqueá-lo.

Podes ainda selecionar a opção “Localizar”, em que te é apresentado um mapa que identifica a última localização do teu telemóvel.

Fica a par:

E se for um iPhone?

O mecanismo para localizar o telemóvel caso seja um iPhone é bastante semelhante ao do Android. Se tens um smartphone com o sistema operativo iOS, podes localizá-lo através do computador ou a partir de outro dispositivo.

Para localizares o iPhone através do computador ou de outro dispositivo deves seguir os passos abaixo:

  1. Aceder ao website iCloud.com e iniciar sessão;

  2. Selecionar a opção “Encontrar iPhone” e, de seguida, o telemóvel de que estás à procura;

  3. Se pensas que o teu dispositivo está perto, podes selecionar a opção para emitir som, que o fará tocar;

  4. Caso suspeites que o teu iPhone foi roubado ou que o perdeste, deves ativar o modo perdido para bloqueá-lo e apagar o seu conteúdo.

Para poderes encontrar o iPhone deves ter a app “Encontrar iPhone”, sendo que é também aconselhável que tenha a opção “localização offline” ligada, pois, desta forma, podes localizar o telemóvel mesmo não estando ligado a uma rede Wi-Fi ou móvel.

Não percas:

E no caso de ter um Windows Phone?

Se tens um telemóvel com o sistema Windows podes também localizá-lo através da funcionalidade “Localizar o meu dispositivo”, desde que tenhas as definições de localização ativadas.

Para localizar o telemóvel Windows através de um computador ou de outro dispositivo móvel, deves seguir os passos abaixo:

  1. Aceder ao website account.microsoft.com/devices e iniciar sessão com o Windows Live ID associado ao teu telemóvel;

  2. Selecionar o separador “Localizar o Meu Dispositivo”;

  3. Escolher o dispositivo que pretendes encontrar e, em seguida, selecionar “Localizar” para ver um mapa que mostra a localização do telemóvel;

  4. Se suspeitas de roubo ou se perdeste o telemóvel, é melhor selecionar a opção que permite bloqueá-lo ou apagar os seus dados.

Descobre também:

Apps para localizar telemóvel

Para além das aplicações disponibilizadas por cada sistema operativo, existem outras apps, desenvolvidas por outras empresas ou particulares, compatíveis com Android e iPhone que também permitem localizar o telemóvel.

Apps para localizar telemóvel

AppCaracterísticasCompatível com
Android Lost Localizar telemóvel através de GPS; Ligar ou desligar remotamente; Tirar fotografias e gravar sons; Eliminar os conteúdos do telemóvel e do cartão de memória; Acesso ao registo de chamadas realizadas.Android
Mobile Tracker Registo da localização do telemóvel; Rastreio da localização; Pouco consumo de bateria.Android
FoneHome Registo e rastreio de localizações; Ativação remota de sons; Deixar uma mensagem para quem encontre o dispositivo; Registo de fotografias.Android e iPhone
GPS Tracker Rastreio da localização; Registo da localização do dispositivo; Pouco consumo de bateria.iPhone

A oferta no que toca a apps para localizar telemóvel é ampla. Não te esqueças de manter o teu smartphone em segurança, através da ativação das definições de localização, para que possas encontrá-lo sempre que necessário.

Sabe mais:

O que fazer se suspeitar que o telemóvel foi roubado?

Se suspeitares que o teu telemóvel foi roubado, o primeiro passo deve ser contactar de imediato a tua operadora de telecomunicações para bloquear o seu cartão SIM. Desta forma, evitas que a pessoa que tem o teu smartphone efetue chamadas ou consiga aceder à Internet através dos teus dados móveis.

Se não conseguires localizar o teu dispositivo ou se conseguires mas perceberes que não está perto de ti, deves bloqueá-lo, apagar o conteúdo e contactar, de imediato, as Autoridades Policiais no sentido de reportar o roubo.

Nota que, ao reportar o roubo, a Polícia poderá solicitar o número de série do telemóvel, que deve estar indicado na caixa original ou recibo de venda, pelo que é importante que guardes esta informação num local seguro.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer