A habitação em Portugal está a crescer a bom ritmo: segundo dados recentes, o preço das casas elevou-se muito mais do que na maioria dos países e isso é algo que deves conhecer.
O que diz o relatório global
O índice Global House Price Index, elaborado pela Knight Frank, mostra que os preços da habitação aumentaram, em média, 2,3 % comparado com o ano anterior, numa análise que abrangeu 55 países.
No entanto, Portugal destaca-se: os preços subiram 16,9 % em termos nominais e 14,8 % quando se desconta a inflação — uma valorização real que não se vê frequentemente. Isto coloca-nos no 3.º lugar a nível mundial, atrás apenas da Turquia e da Macedónia do Norte — e à frente de países como Bulgária e Croácia.
Comparando com o último trimestre de 2024, verifica-se que os preços voltaram a subir com um aumento adicional de 5,7 %. Isto mostra que não é apenas um pico isolado, mas um movimento que continua a ganhar força
O que está por trás deste fenómeno?
Francisco Quintela, da Quintela + Penalva, realça um ponto essencial: Portugal tornou-se ainda mais atraente, seja para quem investe, seja para quem procura uma segunda casa. Este interesse crescente está a impulsionar os preços.
Além disso, os compradores nacionais também estão mais exigentes: valorizam qualidade, projecto e carácter, não querem simplesmente “uma casa”, querem algo especial.
O mercado imobiliário português está em alta de forma notória: valorização real de quase 15%, sintoma de uma pressão significativa da procura interna e externa, com tendência de continuação.