Tarifa Social de Eletricidade: 768 mil famílias têm desconto

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Em junho de 2025, 768 mil famílias em Portugal beneficiaram da Tarifa Social de Eletricidade — um regime que reduz automaticamente a fatura em 33,8%.

Trocos D'Hoje Energia 03

A Tarifa Social de Eletricidade continua a ser um apoio essencial no dia-a-dia dos portugueses. Em junho de 2025, 768 mil famílias em Portugal continental beneficiaram deste desconto, equivalente a 12% dos consumidores residenciais (cerca de 6,43 milhões no total). Este número representa um crescimento de 20 mil beneficiários em relação ao mesmo mês do ano anterior, ainda que continue abaixo dos picos do início de 2023.

O desconto aplicado corresponde a 33,8% na fatura mensal de energia, reduzindo o termo de potência e o termo de energia da tarifa, antes da aplicação de impostos.

Onde há mais beneficiários?

Em termos absolutos, os distritos com maior número de agregados apoiados são Lisboa, com185 mil famílias, e Porto, com 158 mil famílias. Já em termos percentuais, ressalta Viseu, onde 12,9% da população está abrangida pela tarifa social.

Quem tem direito?

A Tarifa Social aplica-se automaticamente às famílias que reúnem condições específicas, como receber prestações sociais (abono de família, Complemento Solidário para Idosos, subsídio de desemprego, entre outros), ou ter rendimento anual abaixo do valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), acrescido de 50 % por cada membro do agregado sem rendimento.

Quem não estiver incluído automaticamente, mas acredita que cumpre os critérios, pode solicitar a tarifa diretamente ao fornecedor de energia, apresentando comprovativo de elegibilidade.

Se não tiveres direito a este apoio, mas ainda assim achares que pagas muito de energia, basta pedir-nos ajuda e poderás poupar em média 300 euros por ano. Não te preocupes com nada:


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Editorial Lead